sábado, 29 de diciembre de 2007

Cristo é a resposta

Sabe, quando penso em quem não tem felicidade nesta vida ou ela é de curta duração, penso num semeador.
E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram;E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda;Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se.E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto.E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem.
Sabe, os cuidados que temos com este mundo, nos apegando a ele, realmente voce ou vai conseguir uns poucos momentos felizes ou talvez nenhum.
Este mundo jaz no maligno, e se confieis no homem natural, quebrar a cara é quase certo.
Os que repousam em Cristo Jesus não necessitam mais procurar as riquezas deste mundo, antes nos gloriamos a Deus até nos momentos de tribulação, sabendo que a tribulação gera esperança. Esperança essa de buscar a pátria celestial para onde um dia almejamos estar, não cessando de nos amar uns aos outros e a Deus, os maiores mandamentos. Estamos preparados para isso? Deus tem nos levantado e deixado bênçãos sem tamanho, trazendo à ira aos gentios por tua bem-aventurança e tua prosperidade. A resposta é que Cristo que nos sustenta, e sem Ele nada podemos fazer.

Graça e Paz

jueves, 13 de diciembre de 2007

Creio que fiquei rico... Jesus e o Sábado

"Repetidamente tenho oferecido $1,000 [dólares] a qualquer pessoa que possa comprovar, só com a Bíblia, que estou obrigado a guardar santo o domingo. Não há tal lei na Bíblia. É uma lei somente da Igreja Católica. A Bíblia diz, "Lembra-te do dia de sábado para o santificar ". A Igreja Católica diz, "Não. Pelo meu poder divino eu anulo o dia de sábado e mando santificar o primeiro dia da semana".E, como aqui, o mundo inteiro civilizado se submete reverente em obediência à Santa Igreja Católica "."Houve e ainda há um mandamento para santificar o dia de sábado, mas esse dia sábado não era o domingo. Se dirá sem constrangimento, e com certa mostra de triunfo, que o dia de repouso (sábado) foi transferido do sétimo para o primeiro dia da semana...Onde se pode encontrar o registro dessa transação? Em absoluto, não existe no Novo Testamento"."A mim me parece inexplicavel que Jesus, durante três anos convivendo com seus discípulos, falando frequentemente com eles com relação ao sábado...nunca fez alusão a nenhuma transferencia do dia,tampouco foi insinuada tal questão durante quarenta dias de vida depois de sua ressurreição"."... é muito claro que, não importa quão rígida ou devotamente nós passamos o domingo, não estamos guardando o sábado...O sábado foi fundado sobre um mandamento específico divino. Nós não podemos anular o mandamento através da obrigação de observar o domingo...Não há nem uma só oração no Novo Testamento para sugerir que incorramos em alguma penalidade por violar a suposta santidade do domingo"."Mas, dizem alguns, foi trocado o sétimo para o primeiro dia. Onde?Quando e por quem? Ninguém poderá dizer. Não, nunca foi trocado, nem podia ser trocado, a menos que fosse feita nova criação. Pois a razão para a troca teria que ser trocada antes que a observância ( o respeito dado à razão para a troca) pudesse ser trocada! Se trata de fábulas de velhas falar da troca do sábado para o primeiro dia. Se foi trocado, foi aquela personagem solene que o trocou- -o mesmo que tenta trocar as festividades e a lei ex officio -- Creio que se chama Doutor Anticristo"."Mas eles erram ensinando que o domingo tomou o lugar do sábado do Antigo Testamento e, portanto, deve ser guardado como o sétimo dia teve que ser observado pelos filhos de Israel... ... Estas igrejas erram em seu ensino, porque a Escritura de nenhuma maneira ordenou o primeiro dia da semana no lugar do sábado. Sensivelmente, não há nenhuma lei no Novo Testamento a este respeito"."Mas, a lei moral, encerrada nos Dez Mandamentos e reforçada pelos profetas, Ele (Cristo) não a anulou. Sua vinda não teve por propósito revogar nenhuma parte da mesma. Esta é uma lei que nunca pode ser abrogada...Cada parte desta lei tem que permanecer em vigor sobre toda a humanidade, por todas as idades, sem depender de tempo ou lugar, ou qualquer outras circunstancias propensas à troca, senão da natureza de Deus e a natureza do homem, e sua insubstituível relação mútua"."O sábado era obrigatorio no Éden, e tem estado vigente desde lá.Este quarto mandamento começa com a palavra "lembra-te", que demonstra que o sábado já existia quando Deus escreveu a Lei nas tábuas de pedra no Sinai. Como podem os homens pretender que só este mandamento foi anulado, quando todavia admitem que os outros nove ainda estão vigentes? "
Trecho de mensagem recebida de um adepto de certa seita conhecida


"E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada.E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem.E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio.E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração,disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra." (Marcos 3.1-5) Esta é apenas uma das inúmeras passagens em que o Senhor Jesus demonstra o quão os religiosos estavam enganados pensando que agradavam a Deus e pensavam fazer sua vontade. Nesta passagem de Marcos podemos tirar no mínimo cinco lições que serviriam de tema extenso, mas usarei para explicar as declarações errôneas acima em negrito descrita por pessoas de diversos credos em relação a observância do sábado.Vale lembrar que não prego religião alguma, e sim única e exclusivamente a Jesus Cristo, que morreu na cruz por mim e por ti.A Ele toda honra e toda a glória porque sem Ele nada posso fazer.Não posso falar no sábado sem comentar rapidamente a Lei. Há princípios que são imutáveis e universais. Não há para eles a questão de transculturação. Onde quer que o Evangelho for pregado tais princípios fazem-se presentes; são os preceitos morais ou éticos. Os dois maiores mandamentos são preceitos morais (Marcos12.29-31). Entretanto, não constam no Decálogo; é uma combinação de Deuteronômio 6.4,5 com Levítico 19.18. Por outro lado, encontramos no Decálogo o quarto mandamento, que não é preceito moral. Jesus disse que o sacerdote podia violar o Sábado e ficar sem culpa(Mateus 12.5).A passagem de Marcos 3 vem a confirmar o que Jesus disse em Mateus 9.13: "Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento." Ou seja, os escribas e fariseus interpretavam mal a Lei trocando a misericórdia por um coração endurecido e tentando uma obediência cega a uma lei que sequer eles conseguiam cumprir. O sacrifício pelos pecados tornaram-se mais rotina que arrependimento genuíno. Por isso quando começa seu ministério terreno Jesus prega "arrependei-vos", pois antes de crer no Filho é preciso se arrepender dos pecados dando um passo à frente como o homem da mão ressequida de Marcos 3, que tinha opção de continuar no erro ou correr para Deus atrás da bênção, e o fez mediante o Espírito Santo de Deus, que nos convence do pecado.O Senhor Jesus já cumpriu a lei (Mateus 5.17). O Concílio de Jerusalém determinou que os cristãos nada tem a ver com a Lei ( Atos 15.10, 11; 20, 29). O apóstolo Paulo comparou a liberdade cristã à lei do casamento (Romanos 7.1-3). Se uma mulher for de outro homem,estando seu marido ainda vivo, é adúltera. Isso porque, está ligada à lei do marido. Por conseguinte, não podemos estar ligados à lei e a Cristo ao mesmo tempo. Por isso, estamos mortos para a Lei(Romanos 7.4). A função da lei foi patológica (descobrir a causa da doença): revelar o pecado no homem. Mas ela não pode curar (Romanos 3.19, 20; Gálatas 2.16; 3.24).Observar a lei é desvio. O apóstolo Paulo chamou a lei de ministério da morte gravado em pedras (2Coríntios 3.7), ministério da condenação (2 Coríntios 3.9) e transitório (2 Coríntios 3.13). O Antigo Testamento já foi abolido por Cristo (2 Coríntios 3.14). Buscar a salvação pela observância da Lei é desviar-se do cristianismo bíblico (Gálatas 5.1-4). Observe, porém, que Paulo não criticou a lei; reconhecia a santidade da Lei(Romanos 7.7, 14). O que ele diz é que ela é impotente para salvar,pois sua função é outra.A questão não é o Sábado em si, mas o fato de que não estamos debaixo do Antigo Concerto (Hebreus 8.6-13). O que nos chama a atenção é que isso é retrocesso espiritual, é voltar às práticas antigas. A Palavra profética previa a chegada do Novo Concerto(Jeremias 31.31-33) e o fim do Sábado (Oséias 2.11), que se cumpriu em Jesus (Colossensses 2.14-17). Por essa razão, o Sábado não aparece nos quatro preceitos de Atos 15.20, 29. O texto de Colossenses 2.16, 17 deita por terra qualquer tese sobre o sábado "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, oupor causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo."Alguns afirmam que o Sábado mencionado em Colossenses 2.16 é cerimonial. As festas judaicas eram anuais, mensais, ou luas novas (pois a lua nova aparece a cada 28 a 30 dias, e com ela se principia o novo mês) e semanais (1 Crônicas 23.31; 2 Crônicas 2.4; 8.13;31.3; Ezequiel 45.17). Veja o que o texto diz: "... por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados". O Sábado cerimonial, ou anual, já está incluído na expressão "dias de festa", que são as festas anuais, "lua nova", mensais e "sábados", festa semanal. No versículo seguinte o apóstolo diz: "Que são sombras das coisas futuras, que se cumpriram em Jesus. Foi por isso que Jesus afirmou ser Senhor do Sábado (Marcos 2.28).Muito se poderia escrever sobre essa questão. Eis resumidamente as razões e motivos que fizeram do domingo, e não do sábado, o dia do Senhor.
* não guardamos o sábado porque ele faz parte de um pacto de Deus com o povo de Israel (Êxodo 20.1; 19.1; Romanos 2.14).
* não guardamos o sábado porque antes do Sinai Deus nunca ordenou a alguém que guardasse o sábado.
* não guardamos o sábado porque ele não é uma instituição perpétua(Êxodo 31.16,17; 12.14; Levítico 23.21).
* não guardamos o sábado porque se quisermos fazer a concordância entre o calendário atual e o calendário bíblico, chegaremos à conclusão que o sábado não é um dia fixo.
* não guardamos o sábado porque estamos em um novo concerto (Hebreus8.6-13; 10.7,9; Gálatas 3.17; Romanos 8.1-2; 1 Coríntios 14.33).
* não guardamos o sábado porque não há nenhuma ordem no NovoTestamento para se guardar o sábado, embora Jesus e os discípulos o guardassem pois não poderiam fazer diferente, sendo todos eles judeus. Jesus nunca mandou ninguém guardá-lo. O apóstolo Paulo também nada ensinou sobre a guarda do sábado.
* não guardamos o sábado porque o Concílio de Jerusalém não pediu aos gentios que observassem o sábado judaico (Atos 15.28-29).
* não guardamos o sábado porque ele faz parte da Lei e esta foi abolida por Cristo (Colossensses 2.14,16,17; 2 Coríntios 3.3-14;Hebreus 7.18).
* não guardamos o sábado porque, no entender de Paulo, os cristãos gentios que viessem a guardar o sábado e outras festividades judaicas poderiam se desviar do caminho (Gálatas 4.10-11; Romanos14.5).
* guardamos o domingo porque Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana (João 20.1).
* guardamos o domingo porque Jesus apareceu aos discípulos no primeiro dia da semana, esperou mais uma semana para aparecer novamente a eles no primeiro dia da semana (João 20.19,26).
* guardamos o domingo porque a promessa do Espírito Santo cumpriu-se no primeiro dia da semana (Levítico 23.16).
* guardamos o domingo porque, embora Paulo sempre fosse à sinagoga aos Sábados (a sinagoga judaica abria sempre aos sábados para leitura do Antigo Testamento e orações), vemos claramente que quando ele ia se reunir com os cristãos, o dia de culto era o primeiro dia da semana (Atos 20.6-7).
* guardamos o domingo porque Paulo instruiu os cristãos a fazerem a contribuição no primeiro dia da semana (1 Coríntios 16.2).
* guardamos o domingo porque ele é chamado de O DIA DO SENHOR em Apocalipse 1.10, conforme nos comprova o Didaque, A Epistola de Barnabé e as Cartas de Inácio.
* guardamos o domingo porque a igreja primitiva o fazia desde o início. O domingo não foi instituído pelo Papa nem por Constantino.O que Constantino fez foi simplesmente oficializar algo que existia desde os primórdios do cristianismo. Na época em que isso ocorreu,nenhum bispo, nenhum pastor, nenhum cristão reclamou. Se eles estivessem guardando o sábado e viesse uma lei imposta pelo imperador ou pelo Papa, fatalmente vários líderes da igreja não teriam aceito. Mas, como era o que já faziam desde o começo, ninguém reclamou.
* guardamos o domingo porque vários homens santos, desde o primeiro século até a data da oficialização do domingo por Constantino,asseveram que guardavam o domingo e não o sábado: Inácio,Tertuliano, Cipriano, Clemente de Alexandria, Hipólito, Dionísio de Corinto, Melito de Sardes e Eusébio.A conclusão para nós, portanto, é que cada dia é Sábado, pois em Cristo repousamos todos os dias da semana (Hebreus 4.11). A palavra hebraica para "Domingo" é Yom Rishon, que significa "Dia Primeiro".Diante de todos esses fatos, seguiria estes conceitos errados apenas aquele que não quer se libertar do jugo da lei, não deixando que a maravilhosa liberdade em Cristo Jesus, através do poder do Espírito Santo, o inunde, o transforme e o liberte.
Graça e Paz, tenha um dia abençoado em Cristo Jesus.