viernes, 31 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 15.1-15

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.
3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;
4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.
7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
9 Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.
10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.
11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.
12 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.
14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.
15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.
Israel continuava uma videira infrutífera, apesar de todos os cuidados do divino Lavrador (vide Salmo 80:8, 9; Isaías 5:2). Em contraste, o Senhor se apresenta como a Videira verdadeira, que produz fruto através dos discípulos. Visto que nem todos os ramos da videira dão frutos por igual, assim o Senhor diferencia os que dizem O conhecer: há tais que dão "nenhum fruto"..., outros "fruto", "mais fruto" (v. 2) e "muito fruto" (v. 5). Existem duas condições necessárias para dar fruto: (1) permanecer nEle assim como um ramo que permanece ligado ao tronco que o alimenta - e (2)"Ele em nós", da mesma forma como o ramo se deixa impregnar pela seiva que é a sua vida. Por outra parte, não nos esqueçamos de que se o Pai nos "limpa", removendo alguma coisa de uma maneira que às vezes é dolorosa, é a fim de que possamos dar mais fruto (v. 2).

Mas que abençoado resultado flui de tal comunhão! O conhecimento da vontade de Deus e conseqüentemente a resposta às nossas orações, visto que já não queremos pedir mais outra coisa senão aquilo que Ele mesmo deseja para nós (v. 7): o gozo (v. 11) e finalmente a aprovação inestimável dAquele que deseja nos chamar de Seus amigos (v. 14).

jueves, 30 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 14.15-31

15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.
20 Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo?
23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.
25 Isto vos tenho dito, estando ainda convosco;
26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
28 Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
29 Disse-vos agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais.
30 Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim;
31 contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.
O Senhor Jesus está a ponto de deixar os Seus amados discípulos, mas Ele não os deixará órfãos. Ele lhes enviará uma Pessoa divina para confortá-los e sustentá-los, para vir e ajudá-los (v. 16 - Consolador é a mesma palavra de 1 João 2:1: Advogado. É aquele que defende a causa de uma pessoa e que vem para ajudá-la e assisti-la). Este é o Espírito Santo, que não só estará com os crentes, mas neles, para ensiná-los (v. 26). O Senhor Lhe chama de "outro Consolador", porque Ele mesmo permanece como o Consolador celestial, o Advogado junto ao Pai (1 João 2:1).

O Senhor Jesus ainda faz três outras promessas aos Seus: (1) a nova vida que flui da Sua (v. 19); (2)um lugar especial no amor do Filho - e do Pai - para todo aquele que comprovar seu amor por Ele ao guardar os Seu mandamentos (vs. 21, 23); (3) e, finalmente, paz, a Sua própria paz (v. 27). Quão verdadeiro é que Ele não a dá "como a dá o mundo". O Mundo oferece pouco e tira muito; distrai e retarda a consciência, agindo como uma droga tranqüilizadora, a qual por um momento parece acalmar a ansiedade e os tormentos da alma, mas que é apenas uma ilusão de paz. A paz que o Senhor Jesus dá satisfaz completamente o coração, e, ademais, é eterna.

Por fim, o Senhor diz aos Seus discípulos que o verdadeiro amor por Ele não deve buscar retê-LO egoisticamente aqui embaixo, senão que deve regozijar-se com Ele nesse Seu gozo (v. 28).

miércoles, 29 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 14.1-14

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
4 E vós sabeis o caminho para onde eu vou.
5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?
6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
7 Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.
8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.
13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
No capítulo 13 vimos como o Senhor preparava os Seus a fim de terem uma parte com Ele, já aqui na Terra (v. 8). Agora está indo preparar-lhes lugar na casa do Pai. Para isso é necessário que vá adiante deles, como um dono de casa que toma as suas disposições para chegar a casa antes que os seus convidados. A Bíblia nos dá poucos detalhes acerca do céu. Mas é a presença do Senhor que faz dele uma morada de felicidade. E Ele mesmo alega que será a presença dos Seus consigo a fonte de gozo para o Seu coração.

O Senhor Jesus é o único caminho ao Pai. Ele é a verdade e é a vida. Ele nunca deixou de revelar o Pai em palavra e atos; contudo, quanta dor não Lhe causou a ignorância dos Seus discípulos! Porém, não é a nós que Ele às vezes também poderia dizer: "Faz tanto tempo que ouves falar de Mim, que lês a minha Palavra, como é que não me conheces melhor?"

"E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei" promete o Senhor (v. 13). "Em meu nome" não é uma simples fórmula, mas sim que isso implica que Ele pode estar de acordo com aquilo que pedimos. Sendo assim, então, a nossa oração será a oração do Senhor Jesus, e Ele certamente a responderá - não apenas porque nos ama, mas, em primeiro lugar, porque se trata da glória do Pai. Poderia haver outro motivo mais excelente?

martes, 28 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 13.21-38

21 Ditas estas coisas, angustiou-se Jesus em espírito e afirmou: Em verdade, em verdade vos digo que um dentre vós me trairá.
22 Então, os discípulos olharam uns para os outros, sem saber a quem ele se referia.
23 Ora, ali estava conchegado a Jesus um dos seus discípulos, aquele a quem ele amava;
24 a esse fez Simão Pedro sinal, dizendo-lhe: Pergunta a quem ele se refere.
25 Então, aquele discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: Senhor, quem é?
26 Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tomou, pois, um pedaço de pão e, tendo -o molhado, deu -o a Judas, filho de Simão Iscariotes.
27 E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze -o depressa.
28 Nenhum, porém, dos que estavam à mesa percebeu a que fim lhe dissera isto.
29 Pois, como Judas era quem trazia a bolsa, pensaram alguns que Jesus lhe dissera: Compra o que precisamos para a festa ou lhe ordenara que desse alguma coisa aos pobres.
30 Ele, tendo recebido o bocado, saiu logo. E era noite.
31 Quando ele saiu, disse Jesus: Agora, foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele;
32 se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará nele mesmo; e glorificá-lo -á imediatamente.
33 Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco; buscar-me-eis, e o que eu disse aos judeus também agora vos digo a vós outros: para onde eu vou, vós não podeis ir.
34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
36 Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás.
37 Replicou Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida.
38 Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.
O "discípulo a quem Jesus amava" é o nome que João usa quando em seu Evangelho está se referindo a si mesmo. Ele conhecia o amor do Senhor pelos Seus (v. 1), mas também sabia que ele mesmo era um objeto pessoal desse amor. Ele desfrutava desse amor perto do Senhor Jesus, lugar precioso onde recebia as mais íntimas comunicações. Mas agora o Senhor lhe revela um segredo terrível. Denuncia a Judas como traidor, este que Ele mesmo conhecia desde o princípio (6:64). Então Satanás entra nesse homem que estava pronto para recebê-lo; Judas se vai pela noite a consumar o seu tremendo crime.

O Senhor volta a falar de Sua cruz, onde a Sua glória brilhará em meio da desonra (v. 31), e também de Sua ressurreição, pela qual Deus glorificará Àquele que O glorificou tão perfeitamente (v. 32). Mas, como os Seus discípulos serão reconhecidos daqui em diante, já que Ele não estará mais no meio deles? Por um seguro sinal: pelo amor de uns para com os outros (v. 35). É verdadeiramente esse amor que nos caracteriza? Esta é uma pergunta que sonda profundamente os nossos corações.

Em contraste com João, que estava ocupado com a afeição de Jesus para consigo, Pedro quer vangloriar-se de sua própria dedicação, e infelizmente não considera a advertência do Senhor (v. 38).

lunes, 27 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 13.1-20

1 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
2 Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus,
3 sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus,
4 levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.
5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?
7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.
8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.
9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.
10 Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.
11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos.
12 Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz?
13 Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou.
14 Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.
15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
16 Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.
17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.
18 Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar.
19 Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU.
20 Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.
Para o coração do Senhor, a morte significava "passar deste mundo para o Pai" (v. 1; compare 16:28). Mas Ele estava deixando para trás, num Mundo cheio de pecado, aqueles a quem amava. E, tal como os pés do peregrino se cobrem de poeira pelo caminho, assim os crentes estão expostos, pelo seu contato com o mal, a manchar-se em seus pensamentos, palavras e ações, ainda que seu corpo esteja "limpo", ou seja, lavado pelo sangue da cruz (v. 10; Apocalipse 1:5). Porém o nosso fiel Senhor fez provisão para isso, pois vela pela santidade prática dos Seus. Como grande Sumo Sacerdote Ele lava os pés deles. Em outras palavras isso quer dizer que Ele os purifica ao conduzi-los para que continuamente se julguem à luz da Palavra (a água) que aplica as suas consciências (Efésios 5:26; Hebreus 10:20).

Esse serviço de amor é aquele que também devemos exercitar uns para com os outros. Em humildade, ajoelhando a seus pés, devemos pela Palavra mostrar aos nossos irmãos e irmãs em que eles estão falhando, ou a que perigo estão se expondo (Gálatas 6:1). Queridos amigos, o Senhor não diz: "Bem-aventurados sereis se souberes estas coisas", mas, conhecendo essas coisas, "bem-aventurados sois se as praticardes" (v. 17).

domingo, 26 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 12.37-50

37 E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele,
38 para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?
39 Por isso, não podiam crer, porque Isaías disse ainda:
40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados.
41 Isto disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito.
42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga;
43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
44 E Jesus clamou, dizendo: Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou.
45 E quem me vê a mim vê aquele que me enviou.
46 Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47 Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo.
48 Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.
49 Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar.
50 E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo.
Com o capítulo 12 se encerra uma grande divisão deste Evangelho. A partir do capítulo 13 o Senhor se dirigirá exclusivamente a Seus discípulos. Assim, temos aqui as Suas últimas palavras ao povo de Israel. De agora em diante, e conforme profetizou Isaías, essa nação estará endurecida. João 1:11 confirma-se como verdadeiro: Ele "veio para o que era seu (Israel), e os seus não o receberam". Mas o versículo seguinte também tem sido confirmado. Alguns O receberam e obtiveram o direito de se tornarem filhos de Deus. Mesmo entre os governantes, vários creram nEle sem atrever-se, contudo, a dar testemunho de sua fé. E a razão que nos é dada é "porque amaram mais a glória dos homens, do que a glória de Deus" (v. 43). Nós, a quem do mesmo modo falta coragem para confessar a nossa fé, perguntemo-nos a nós mesmos: não é este também o nosso motivo?.

Uma última vez Jesus declara pública e solenemente o caráter divino de Seu ministério. Ele é o Enviado de Deus que, ao mesmo tempo, é a perfeita imagem do Pai (v. 44, 49; Hebreus 1:3). Todas as Suas palavras expressaram verdadeiramente os pensamentos de Deus. Devemos meditar sobre este maravilhoso exemplo e, quanto a nós, aprender dEle o que devemos dizer e como devemos falar (v. 49).

sábado, 25 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 12.20-36

20 Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos;
21 estes, pois, se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e lhe rogaram: Senhor, queremos ver Jesus.
22 Filipe foi dizê-lo a André, e André e Filipe o comunicaram a Jesus.
23 Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.
24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.
25 Quem ama a sua vida perde -a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la -á para a vida eterna.
26 Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.
27 Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.
28 Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei.
29 A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que lhe falou.
30 Então, explicou Jesus: Não foi por mim que veio esta voz, e sim por vossa causa.
31 Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.
32 E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.
33 Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer.
34 Replicou-lhe, pois, a multidão: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre, e como dizes tu ser necessário que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem?
35 Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Jesus disse estas coisas e, retirando-se, ocultou-se deles.
Em antigas tumbas egípcias encontraram-se grãos de trigo que, apesar de milhares de anos de idade, ainda eram capazes de germinar. Contudo, qualquer que fosse o tempo transcorrido, e ainda que tivessem sido guardados em um recipiente muito precioso, esses grãos não poderiam multiplicar-se ali. Para que eles pudessem formar espigas carregadas de outros grãos semelhantes às sementes, esses grãos deveriam ser colocados na terra, a saber, que fossem sacrificados. Essa é a figura que o Senhor Jesus usa ao falar da Sua morte. O desejo dos gregos em vê-LO guia os pensamentos do Senhor Jesus aos maravilhosos resultados de Sua cruz, a saber: a bênção das nações sob o domínio universal do Filho do homem, muito fruto (v. 24b), o julgamento de Satanás (v. 31), e todos os homens serão atraídos a Ele (v. 32). Mas diante de Sua alma santa também passa o peso dos sofrimentos que esta hora trará para Ele. Então se dirige a Deus, que do céu Lhe responde com a promessa da ressurreição (v. 28).

A noite agora estava eminente para o povo judeu. A Luz estava para desaparecer no horizonte; o Senhor Jesus iria deixá-los (v. 35; Jeremias 13:16). O presente momento da graça para nós também se aproxima do seu fim. O momento virá quando já não será mais possível crer (compare v. 40). Na vida do Senhor Jesus houve um solene "agora" (v. 27, 31). Para nós "agora" é o tempo de crer nEle (2 Coríntios 6:2).

viernes, 24 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 12.1-19

1 Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.
2 Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa.
3 Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.
4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse:
5 Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?
6 Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava.
7 Jesus, entretanto, disse: Deixa -a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem;
8 porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.
9 Soube numerosa multidão dos judeus que Jesus estava ali, e lá foram não só por causa dele, mas também para verem Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.
10 Mas os principais sacerdotes resolveram matar também Lázaro;
11 porque muitos dos judeus, por causa dele, voltavam crendo em Jesus.
12 No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém,
13 tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!
14 E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou -o, segundo está escrito:
15 Não temas, filha de Sião, eis que o teu Rei aí vem, montado em um filho de jumenta.
16 Seus discípulos a princípio não compreenderam isto; quando, porém, Jesus foi glorificado, então, eles se lembraram de que estas coisas estavam escritas a respeito dele e também de que isso lhe fizeram.
17 Dava, pois, testemunho disto a multidão que estivera com ele, quando chamara a Lázaro do túmulo e o levantara dentre os mortos.
18 Por causa disso, também, a multidão lhe saiu ao encontro, pois ouviu que ele fizera este sinal.
19 De sorte que os fariseus disseram entre si: Vede que nada aproveitais! Eis aí vai o mundo após ele.
Os diferentes aspectos da adoração são representados na tocante cena descrita nos versículos 1-3. Vemos a presença do Senhor, a comunhão, o testemunho, o santo serviço e o louvor. Não se trata de uma festa em honra a Lázaro; o Senhor Jesus é o centro dessa festa: "Deram-Lhe, pois, ali, uma ceia". A única qualificação de Lázaro para estar à mesa com Ele é a de um homem morto que recebeu nova vida (o que é o caso de todos os redimidos). Não nos é comunicado o que esse homem diz ou faz; a sua presença ali é suficiente para mostrar o que o Senhor fez por ele. Marta serve; desta vez a sua atividade é perfeitamente adequada, em contraste com Lucas 10:40. Por fim, Maria, que derrama o "mui precioso" perfume, o qual toca o coração do Salvador e também enche toda a casa. Essa é uma figura da adoração que os redimidos gratamente expressam quando se reúnem. O descrente só tem menosprezo para com essa adoração - basicamente porque honra a outro deus: o dinheiro (v. 6).

O versículo 10 mostra como Lázaro é também objeto do ódio dos homens contra o Senhor Jesus.

Logo temos uma descrição da entrada triunfal do Rei de Israel em Sua cidade de Jerusalém. Porém a reputação que o precede é transitória, e se deve basicamente ao grande milagre que havia realizado.

jueves, 23 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 11.45-57

45 Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele.
46 Outros, porém, foram ter com os fariseus e lhes contaram dos feitos que Jesus realizara.
47 Então, os principais sacerdotes e os fariseus convocaram o Sinédrio; e disseram: Que estamos fazendo, uma vez que este homem opera muitos sinais?
48 Se o deixarmos assim, todos crerão nele; depois, virão os romanos e tomarão não só o nosso lugar, mas a própria nação.
49 Caifás, porém, um dentre eles, sumo sacerdote naquele ano, advertiu-os, dizendo: Vós nada sabeis,
50 nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo e que não venha a perecer toda a nação.
51 Ora, ele não disse isto de si mesmo; mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação
52 e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos.
53 Desde aquele dia, resolveram matá-lo.
54 De sorte que Jesus já não andava publicamente entre os judeus, mas retirou-se para uma região vizinha ao deserto, para uma cidade chamada Efraim; e ali permaneceu com os discípulos.
55 Estava próxima a Páscoa dos judeus; e muitos daquela região subiram para Jerusalém antes da Páscoa, para se purificarem.
56 Lá, procuravam Jesus e, estando eles no templo, diziam uns aos outros: Que vos parece? Não virá ele à festa?
57 Ora, os principais sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para, se alguém soubesse onde ele estava, denunciá-lo, a fim de o prenderem.
A resposta de Deus a Seu Filho não foi apenas a ressurreição de Lázaro, mas que também várias testemunhas desse maravilhoso evento fossem conduzidas a crer nEle (vs. 42, 45). Porém esse milagre, o maior registrado neste Evangelho e o último antes de Sua própria ressurreição, é também o que determina a Sua morte, já que "desde aquele dia" tramaram-se sinistros planos, os quais resultaram no crime supremo (v. 53). Essa é a resposta dos judeus àquela pergunta que o Senhor lhes fez no capítulo 10:32: "Por qual destas obras me apedrejais?"

Os sacerdotes fingem temer que o povo, ao seguir o Senhor Jesus, desperte a atenção dos romanos, que então aplicariam represálias aos sacerdotes. Mas, pelo contrário, foi justamente a rejeição do Senhor a causa da destruição do seu lugar de adoração (Jerusalém) e de sua nação, que foi levada a cabo pelos romanos quarenta anos mais tarde (v. 48). Deus permite que a profecia de Caifás supere infinitamente os pensamentos desse homem cínico e perverso. O Senhor Jesus deve dar a Sua vida pela nação (pois Israel será restaurada mais tarde), " mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos" (v. 52). Satanás rouba e dispersa (compare 10:12), enquanto que o Senhor Jesus, por Sua obra, já aqui na Terra reúne aqueles que pertencem à família de Deus.

miércoles, 22 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 11.28-44

28 Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama.
29 Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa e foi ter com ele,
30 pois Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas permanecia onde Marta se avistara com ele.
31 Os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo -a levantar-se depressa e sair, seguiram-na, supondo que ela ia ao túmulo para chorar.
32 Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.
33 Jesus, vendo -a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se.
34 E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê!
35 Jesus chorou.
36 Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava.
37 Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse?
38 Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra.
39 Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.
40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?
41 Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.
42 Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
43 E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!
44 Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai -o e deixai -o ir.
Marta se dá conta de que a sua irmã é mais capaz de entender o que está nos pensamentos do Senhor do que ela mesma, e a chama. Porém, Maria só pôde dizer o mesmo que Marta: "Senhor, se estiveras aqui..." (v. 32; compare v. 21). Nada mais pôde fazer do que olhar para trás, como fazem muitas pessoas que passam pelo luto. O Senhor Jesus, comovido, pede-lhes para que O levem ao sepulcro. Então O vemos chorar. Não sabia o que ia fazer? Certamente que sabia, mas na presença dos estragos da morte e de seu trágico poder sobre os homens, o Filho de Deus se agita em tristeza, angústia e indignação. O Vencedor da morte está ali. Mas para que a glória de Deus possa se manifestar perante a multidão que será testemunha deste evento, o estado de decomposição de Lázaro deve ser devidamente comprovado (v. 39); o Senhor, ao dar graças com antecipação, atribui o Seu poder Àquele que O enviou (v. 41-42). Só então a Sua poderosa voz ordena sair da sepultura o morto ainda ligado com ataduras... Que assombro para os presentes! E quanto a nós, recordemos a promessa que o Senhor fez a Marta: "Não te disse eu que se creres verás" - talvez não o que você espera ver, mas certamente "a glória de Deus" (vs. 4 e 40).

martes, 21 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 11.1-27

1 Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
2 Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos.
3 Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas.
4 Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.
5 Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
6 Quando, pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava.
7 Depois, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.
8 Disseram-lhe os discípulos: Mestre, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá?
9 Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
10 mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.
11 Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo.
12 Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
13 Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono.
14 Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;
15 e por vossa causa me alegro de que lá não estivesse, para que possais crer; mas vamos ter com ele.
16 Então, Tomé, chamado Dídimo, disse aos condiscípulos: Vamos também nós para morrermos com ele.
17 Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias.
18 Ora, Betânia estava cerca de quinze estádios perto de Jerusalém.
19 Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão.
20 Marta, quando soube que vinha Jesus, saiu ao seu encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa.
21 Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão.
22 Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
23 Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.
24 Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.
25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
26 e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?
27 Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo.
Em sua ansiedade, as duas irmãs de Betânia fazem um pedido ao Amigo divino. Este pedido pode servir como um exemplo para nós: "Senhor, está enfermo aquele a quem amas" (v. 3). Quando elas chamaram o Senhor, reconheceram a Sua autoridade e não Lhe disseram o que fazer, fazendo-lhe prescrições: por exemplo - Venha e cure o nosso irmão! Elas simplesmente expuseram-Lhe o caso que as preocupava. Também conheciam o Seu amor e fazem menção a ele. Contudo, este afeto não faz com que o Senhor Jesus decida imediatamente ir à Judéia. As intenções criminosas dos judeus também não O impediriam de ir ali quando fosse o momento. Só a obediência a Seu Pai dirigia os passos do Senhor. Graças a essa demora, a glória de Deus brilha muito mais, pois, quando o Senhor Jesus chega a Betânia, já faz quatro dias que Lázaro está no sepulcro. De tempos em tempos, encontramos pessoas atravessando momentos de luto. Vemos então a completa insuficiência da simpatia humana (como a dos judeus no versículo 19). Porém tudo muda quando olhamos para Aquele que é "a ressurreição e a vida". Logo compreendemos o pleno valor das coisas eternas e a nossa fé triunfa em esperança.

lunes, 20 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 10.22-42

22 Celebrava-se em Jerusalém a Festa da Dedicação. Era inverno.
23 Jesus passeava no templo, no Pórtico de Salomão.
24 Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize -o francamente.
25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito.
26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
30 Eu e o Pai somos um.
31 Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar.
32 Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais?
33 Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
34 Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?
35 Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar,
36 então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus?
37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis;
38 mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.
39 Nesse ponto, procuravam, outra vez, prendê-lo; mas ele se livrou das suas mãos.
40 Novamente, se retirou para além do Jordão, para o lugar onde João batizava no princípio; e ali permaneceu.
41 E iam muitos ter com ele e diziam: Realmente, João não fez nenhum sinal, porém tudo quanto disse a respeito deste era verdade.
42 E muitos ali creram nele.
Com evidente má fé, os judeus uma vez mais questionam o Senhor: "Se tu és o Cristo, dize-o francamente" (v. 24). Mas, Ele não só já havia declarado isso a eles (por exemplo 8:58), senão que também o havia demonstrado (v. 25, 32, 37, 38). Assim, de agora em diante, Ele limita as Suas atividades só ao Seu rebanho. As ovelhas pertencem a ele por direito; primeiro, porque o Pai as tem dado expressamente a Ele (v. 29), e depois, também, porque Ele as resgatou. Os versículos 27 e 28 são muito preciosos porque nos dizem o que Ele faz pelas Suas ovelhas: Ele lhes dá vida eterna, Ele as conduz, Ele as abriga sob a proteção de Suas mãos - e elas são caracterizadas por ouvirem a Sua voz e O seguir. Isso é certamente a resposta adequada ao Seu maravilhoso amor!

De novo os judeus tentam apedrejar o Senhor Jesus (8:59), desta vez acusando-O de blasfêmia. "Sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo" dizem eles. Esta era verdadeiramente a ambição do primeiro Adão e de todos os seus descendentes: ser igual a Deus. Porém o Senhor Jesus seguiu exatamente o caminho oposto - "Pois ele, subsistindo em forma de Deus", foi "reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou" (Filipenses 2:6-8).

No entanto, o versículo 42 ainda conclui: "E muitos creram nele" (tal como no cap. 8:30). Estes se tornaram Suas benditas ovelhas.

domingo, 19 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 10.7-21

7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.
9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.
13 O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,
15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.
17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.
18 Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.
19 Por causa dessas palavras, rompeu nova dissensão entre os judeus.
20 Muitos deles diziam: Ele tem demônio e enlouqueceu; por que o ouvis?
21 Outros diziam: Este modo de falar não é de endemoninhado; pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos?
Não encontramos parábolas neste Evangelho. Aquele que é "a Palavra" fala aqui numa linguagem direta. Por outro lado, o Senhor emprega muitas preciosas figuras e comparações para dar-Se a conhecer. Observe as passagens em que Ele declara "Eu sou" [o Pão da Vida (6:35, 48, 51); a Luz do Mundo (8:12); a Porta (10:7, 9); o Bom Pastor (10:11, 14); a Ressurreição e a Vida (11:25); o Caminho, a Verdade e a Vida (14:6); a Videira (15:1-5)]. Aqui, nos versos 7 e 9, diz: "Eu sou a porta das ovelhas". Para sermos salvos, devemos entrar por Ele (compare Efésios 2:18). Mas também necessitamos ser guiados. Se formos entregues a nós mesmos, seremos semelhantes a uma ovelha, um animal sem inteligência, que se desvia quando não tem um líder (leia Isaías 53:6). Em contraste com os mercenários, com os ladrões e com os salteadores, os quais são hábeis em roubar almas, o Senhor Jesus apresenta-Se como o Bom Pastor (v. 11 e 14). E dá duas evidências disso: 1) a primeira é a dádiva voluntária de Sua vida para adquirir as ovelhas - prova suprema de amor por elas e ao mesmo tempo, não nos esqueçamos, a sublime razão pela qual o Pai o ama (v. 17).

2) a segunda é o Seu relacionamento com Suas ovelhas: Ele conhece todas elas e elas conhecem o seu Pastor (v. 14). Um vínculo tão forte confirma os Seus direitos sobre o Seu rebanho e sobre cada um de nossos corações.

sábado, 18 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 9.35-41

35 Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando -o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do Homem?
36 Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia?
37 E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo.
38 Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou.
39 Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.
40 Alguns dentre os fariseus que estavam perto dele perguntaram-lhe: Acaso, também nós somos cegos?
41 Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado.

João 10.1-16

1 Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.
2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.
3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.
4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;
5 mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6 Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava.
7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.
9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.
13 O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,
15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.
Foi uma boa coisa para o cego que foi curado ter sido expulso pelos fariseus. Pois, fora ele encontrar Aquele que foi rejeitado antes dele e que também havia saído do templo, conforme lemos no capítulo anterior. Agora esse homem vai poder dar um grande passo adiante na apreensão da verdade e conhecer não só o poder de Jesus, mas também a Sua Pessoa: Aquele, a quem ele antes reconhecera ser um profeta, (v. 17) é, na verdade, o Filho de Deus (v. 35-37). Muitas pessoas se contentam em saber que elas são salvas, mas são ignorantes a respeito do próprio Salvador. Talvez seja porque ainda estão presas aos sistemas religiosos e ainda não têm experimentado a presença do Senhor, ali onde Ele prometeu estar (Mateus 18:20).

Ainda que afirmem ver claramente, esses fariseus se deixam cegar pelo ódio e pelo orgulho religioso. No capítulo 8 eles rejeitaram a Palavra do Senhor; no capítulo 9 é a Sua obra que eles não querem. Por isso, Ele já não tem mais nada a ver com eles. Ele chama as Suas próprias ovelhas pelo nome, guia-as para fora e vai adiante delas. Mas, poderiam elas se equivocar e seguir a um estranho que as extraviará? Certamente que não, elas têm um meio infalível de reconhecer Aquele a quem pertencem - elas conhecem a Sua voz. A voz dEle é familiar a todos nós?

viernes, 17 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 9.17-34

17 De novo, perguntaram ao cego: Que dizes tu a respeito dele, visto que te abriu os olhos? Que é profeta, respondeu ele.
18 Não acreditaram os judeus que ele fora cego e que agora via, enquanto não lhe chamaram os pais
19 e os interrogaram: É este o vosso filho, de quem dizeis que nasceu cego? Como, pois, vê agora?
20 Então, os pais responderam: Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego;
21 mas não sabemos como vê agora; ou quem lhe abriu os olhos também não sabemos. Perguntai a ele, idade tem; falará de si mesmo.
22 Isto disseram seus pais porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam assentado que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
23 Por isso, é que disseram os pais: Ele idade tem, interrogai -o.
24 Então, chamaram, pela segunda vez, o homem que fora cego e lhe disseram: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
25 Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo.
26 Perguntaram-lhe, pois: Que te fez ele? como te abriu os olhos?
27 Ele lhes respondeu: Já vo-lo disse, e não atendestes; por que quereis ouvir outra vez? Porventura, quereis vós também tornar-vos seus discípulos?
28 Então, o injuriaram e lhe disseram: Discípulo dele és tu; mas nós somos discípulos de Moisés.
29 Sabemos que Deus falou a Moisés; mas este nem sabemos donde é.
30 Respondeu-lhes o homem: Nisto é de estranhar que vós não saibais donde ele é, e, contudo, me abriu os olhos.
31 Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende.
32 Desde que há mundo, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença.
33 Se este homem não fosse de Deus, nada poderia ter feito.
34 Mas eles retrucaram: Tu és nascido todo em pecado e nos ensinas a nós? E o expulsaram.
Para os fariseus esse cego que foi curado é um incômodo testemunho do poder do Senhor Jesus. A primeira coisa que procuram, então, é obter dele ou de seus pais uma palavra que lhes permitisse contestar esse milagre. E quando se torna impossível para eles negar o milagre, se esforçam em desprestigiar Quem o realizou e a empilhar desonra sobre Ele (8:49). Afirmam: "Nós sabemos que esse homem é pecador" (v. 24) ainda que um pouco antes o Senhor haja lhes perguntado: "Quem dentre vós me convence de pecado?"(8:46).

Há uma grande diferença entre esse cego e seus pais. Os pais demonstram menos interesse pela verdade que por sua posição religiosa. Confessar a Jesus como o Cristo e participar em Sua rejeição é muito para eles; é mais do que podem suportar. Temem uma desgraça - quantas pessoas hoje em dia se assemelham a eles! O filho deles, por outro lado, não está embaraçado com tais argumentos. Os fariseus não conseguem tirar a sua humilde confiança nAquele que o curou. Ele passou das trevas à luz; não é para ele uma teoria ou uma doutrina, é um fato evidente. Ele simplesmente diz: "Uma coisa sei: Eu era cego, e agora vejo" (v. 25). Podemos dizê-lo junto com ele?

jueves, 16 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 9.1-16

1 Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença.
2 E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
3 Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.
4 É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
6 Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou -o aos olhos do cego,
7 dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.
8 Então, os vizinhos e os que dantes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: Não é este o que estava assentado pedindo esmolas?
9 Uns diziam: É ele. Outros: Não, mas se parece com ele. Ele mesmo, porém, dizia: Sou eu.
10 Perguntaram-lhe, pois: Como te foram abertos os olhos?
11 Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo.
12 Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.
13 Levaram, pois, aos fariseus o que dantes fora cego.
14 E era sábado o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
15 Então, os fariseus, por sua vez, lhe perguntaram como chegara a ver; ao que lhes respondeu: Aplicou lodo aos meus olhos, lavei-me e estou vendo.
16 Por isso, alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tamanhos sinais? E houve dissensão entre eles.
O Evangelho de João é o dos encontros pessoais com o Senhor: Nicodemos, a mulher samaritana, o paralítico em Betesda... homens e mulheres de diversas condições têm se ocupado com o Senhor Jesus individualmente. E você, querido leitor, já teve uma entrevista particular com o Senhor Jesus?

Esse homem, que era cego de nascença, ilustra a nossa condição natural. O pecado nos incapacita de ver a luz de Deus. A nossa visão moral e espiritual está, desde o nascimento, obscurecida. Deus tem que nos abrir os olhos quanto a nossa condição espiritual, quanto às exigências de Sua santidade, sobre o Mundo...

Deus não castigou a esse homem, e nem a seus pais, por causa de um certo pecado grave; não, essa enfermidade deveria ser uma oportunidade para o Senhor Jesus fazer brilhar a Sua graça. O lodo que Ele faz aqui é uma figura de Sua humanidade apresentada ao homem. Para poder ver, esse homem deve ser lavado - a Palavra (a água) lhe revela Cristo como o Enviado de Deus (Siloé). O cego vai lá crendo e volta vendo. Então temos a questão de seu testemunho. Os seus vizinhos, os que o conheciam bem, estavam maravilhados. É possível que esse seja o mesmo homem? Uma conversão não pode passar desapercebida. A nossa própria conversão também produziu em nossas vidas uma mudança visível a todos?

miércoles, 15 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 8.37-59

37 Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não está em vós.
38 Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vós, porém, fazeis o que vistes em vosso pai.
39 Então, lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão.
40 Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão.
41 Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus.
42 Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
43 Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.
44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
45 Mas, porque eu digo a verdade, não me credes.
46 Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes?
47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.
48 Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio?
49 Replicou Jesus: Eu não tenho demônio; pelo contrário, honro a meu Pai, e vós me desonrais.
50 Eu não procuro a minha própria glória; há quem a busque e julgue.
51 Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente.
52 Disseram-lhe os judeus: Agora, estamos certos de que tens demônio. Abraão morreu, e também os profetas, e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, não provará a morte, eternamente.
53 És maior do que Abraão, o nosso pai, que morreu? Também os profetas morreram. Quem, pois, te fazes ser?
54 Respondeu Jesus: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é; quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Deus.
55 Entretanto, vós não o tendes conhecido; eu, porém, o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei como vós: mentiroso; mas eu o conheço e guardo a sua palavra.
56 Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu -o e regozijou-se.
57 Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão?
58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.
59 Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo.
Em João 5:45 o Senhor havia chamado a atenção dos judeus quanto à sua inconseqüência; eles apelavam a Moisés... cujos escritos os acusavam. Aqui eles recorrem à posição de filhos de Abraão. Porém as suas obras são as do diabo, que é mentiroso e homicida desde o princípio. Às vezes se ouve dizer: tal pai, tal filho (compare Ezequiel 16:44), e o Senhor confirma que é a natureza de nossas obras que dá a conhecer de quem somos filhos (compare 1 João 3:7-10). Existem somente duas grandes famílias sobre a Terra - a de Deus e a do diabo. À qual você pertence? E o fato de ser filho de pais crentes não confere qualquer direito a ninguém diante de Deus, tal como esses orgulhosos judeus pretendiam por serem descendentes de Abraão. Pelo contrário, é uma responsabilidade a mais.

"Tens demônio", repetiam esses miseráveis (v. 48, 52; compare 7:20; 10:20). Admiramos a paciência do Senhor Jesus. Diante desse flagrante insulto, Ele deixa a Seu Pai o cuidado de reivindicar a Sua glória. Nisso, Ele é uma vez mais o nosso grande Exemplo e, conforme menciona o verso 55, o que convém a nós é conhecer a Deus e guardar a Sua Palavra.

"Eu sou", diz o Senhor Jesus no versículo 58. Ele não apenas pode dizer "Eu era antes de Abraão", mas "Eu sou eternamente" (Compare Êxodo 3:14).

martes, 14 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 8.21-36

21 De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir.
22 Então, diziam os judeus: Terá ele, acaso, a intenção de suicidar-se? Porque diz: Para onde eu vou vós não podeis ir.
23 E prosseguiu: Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, eu deste mundo não sou.
24 Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.
25 Então, lhe perguntaram: Quem és tu? Respondeu-lhes Jesus: Que é que desde o princípio vos tenho dito?
26 Muitas coisas tenho para dizer a vosso respeito e vos julgar; porém aquele que me enviou é verdadeiro, de modo que as coisas que dele tenho ouvido, essas digo ao mundo.
27 Eles, porém, não atinaram que lhes falava do Pai.
28 Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.
29 E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
30 Ditas estas coisas, muitos creram nele.
31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?
34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.
35 O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre.
36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Os judeus haviam declarado ao Senhor que o Seu testemunho não era verdadeiro (v. 13). Para que, então, perguntar-Lhe agora quem Ele é (v. 25)? Jesus só pode responder-lhes: "Que é que desde o princípio vos tenho dito?" As Suas palavras são a perfeita expressão do que Ele é (Salmo 17:3). Que contraste há entre o que dizemos ou mostramos aos demais e o que somos na realidade. Tudo o que o Senhor Jesus disse e fez estava em perfeita harmonia com o pensamento de Seu Pai. "Porque eu faço sempre o que Lhe agrada", pôde afirmar o Senhor. Modelo inimitável que, contudo, devemos almejar por imitar!

O Senhor Jesus promete plena libertação aos que nEle crêem. Porém os judeus presentes protestam: "Jamais fomos escravos de alguém" (v. 33). Devido a um estranho lapso de memória, ou melhor, por orgulho, eles apagaram de sua história Egito, Babilônia... e o presente domínio romano. Assim é o homem: não admite ser escravo do pecado e se imagina livre para fazer somente o que quer (2 Pedro 2:19).

Reconheçamos, queridos amigos, a terrível condição em que estávamos outrora; mas também demo-nos conta da verdadeira liberdade que o Filho de Deus nos tem colocado ao fazer que também sejamos filhos de Deus.

lunes, 13 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 8.1-20

1 Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras.
2 De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava.
3 Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo -a ficar de pé no meio de todos,
4 disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.
5 E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?
6 Isto diziam eles tentando -o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo.
7 Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.
8 E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9 Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.
10 Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.
12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
13 Então, lhe objetaram os fariseus: Tu dás testemunho de ti mesmo; logo, o teu testemunho não é verdadeiro.
14 Respondeu Jesus e disse-lhes: Posto que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei donde vim e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou.
15 Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo.
16 Se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, porém eu e aquele que me enviou.
17 Também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro.
18 Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim.
19 Então, eles lhe perguntaram: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: Não me conheceis a mim nem a meu Pai; se conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.
20 Proferiu ele estas palavras no lugar do gazofilácio, quando ensinava no templo; e ninguém o prendeu, porque não era ainda chegada a sua hora.
Os escribas e os fariseus pensam que podem fazer o Senhor Jesus cair em uma armadilha particularmente sutil. Por meio dEle, a graça e a verdade vieram juntas (1:17). Se Ele condena esta mulher culpada, onde está a graça que todos eles conheciam (Lucas 4:22)? Se Ele a perdoa, não está isso em prejuízo da verdade e em contradição com a Lei? Em Sua sabedoria infalível, o Senhor Jesus lhes mostra que essa Lei alcança a todos. Isso tem sido comparado a uma espada sem o cabo que fere primeiro a pessoa que a usa.

Mas, ai! em lugar de confessar os pecados dos quais se deram conta, os acusadores se retiram, um após o outro, envergonhados (Jó 5:13). "A Luz do mundo" está diante deles (v. 12). Mas "os homens amaram mais as trevas do que a luz", tal como insetos que se escondem em outra parte quando é levantada a pedra que os abriga (cap. 3:19). Por fim, o Único que, não tendo pecado, teria todo o direito de ministrar o castigo, diz à mulher: "Nem eu tampouco te condeno". Ele acrescenta: "Vai, e não peques mais" (v. 11). Muitas pessoas se esforçam por merecer o perdão de Deus por uma boa conduta, enquanto a prioridade do Senhor começa por perdoar, vindo somente depois a ordem de não pecar mais (compare 5:14; Salmo 130:4; 1 João 3:9).

domingo, 12 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 7.37-53

37 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
40 Então, os que dentre o povo tinham ouvido estas palavras diziam: Este é verdadeiramente o profeta;
41 outros diziam: Ele é o Cristo; outros, porém, perguntavam: Porventura, o Cristo virá da Galiléia?
42 Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi e da aldeia de Belém, donde era Davi?
43 Assim, houve uma dissensão entre o povo por causa dele;
44 alguns dentre eles queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos.
45 Voltaram, pois, os guardas à presença dos principais sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntaram: Por que não o trouxestes?
46 Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem.
47 Replicaram-lhes, pois, os fariseus: Será que também vós fostes enganados?
48 Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
49 Quanto a esta plebe que nada sabe da lei, é maldita.
50 Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes:
51 Acaso, a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez?
52 Responderam eles: Dar-se -á o caso de que também tu és da Galiléia? Examina e verás que da Galiléia não se levanta profeta.
53 E cada um foi para sua casa.
Esses capítulos 6 e 7 do Evangelho de João nos levam a pensar em Êxodo 16 e 17, respectivamente. No capítulo 6, o Senhor Jesus é apresentado como o verdadeiro pão vindo do céu, do qual o maná é apenas uma figura. Na passagem de hoje, Ele está diante de nós como a rocha de Êxodo 17, da qual a água da vida brota em abundância. No capítulo 55 de seu livro, Isaías anuncia o convite a todos "os sedentos", para que venham às águas da graça. Mas aqui é o próprio Salvador que exclama: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba" (v. 37). E o crente assim, cheio do Espírito Santo, vem a ser um canal de bênção para outros (v. 38).

Infelizmente a única resposta deles é mais argumentos. Isso é como que se pessoas sedentas, diante de uma fonte de água pura, discutissem a composição química da água ou a sua origem, em vez de bebê-la!

O final do capítulo ainda nos mostra dois testemunhos a favor do Senhor diante dos fariseus. Os guardas enviados para prendê-LO são obrigados a reconhecer que as Suas palavras não são humanas: "Jamais alguém falou como este homem". E depois disso Nicodemos timidamente intercede a favor dAquele com quem, no capítulo 3, teve uma conversa pessoal e inesquecível.

sábado, 11 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 7.25-36

25 Diziam alguns de Jerusalém: Não é este aquele a quem procuram matar?
26 Eis que ele fala abertamente, e nada lhe dizem. Porventura, reconhecem verdadeiramente as autoridades que este é, de fato, o Cristo?
27 Nós, todavia, sabemos donde este é; quando, porém, vier o Cristo, ninguém saberá donde ele é.
28 Jesus, pois, enquanto ensinava no templo, clamou, dizendo: Vós não somente me conheceis, mas também sabeis donde eu sou; e não vim porque eu, de mim mesmo, o quisesse, mas aquele que me enviou é verdadeiro, aquele a quem vós não conheceis.
29 Eu o conheço, porque venho da parte dele e fui por ele enviado.
30 Então, procuravam prendê-lo; mas ninguém lhe pôs a mão, porque ainda não era chegada a sua hora.
31 E, contudo, muitos de entre a multidão creram nele e diziam: Quando vier o Cristo, fará, porventura, maiores sinais do que este homem tem feito?
32 Os fariseus, ouvindo a multidão murmurar estas coisas a respeito dele, juntamente com os principais sacerdotes enviaram guardas para o prenderem.
33 Disse-lhes Jesus: Ainda por um pouco de tempo estou convosco e depois irei para junto daquele que me enviou.
34 Haveis de procurar-me e não me achareis; também aonde eu estou, vós não podeis ir.
35 Disseram, pois, os judeus uns aos outros: Para onde irá este que não o possamos achar? Irá, porventura, para a Dispersão entre os gregos, com o fim de os ensinar?
36 Que significa, de fato, o que ele diz: Haveis de procurar-me e não me achareis; também aonde eu estou, vós não podeis ir?
O versículo 25, comparado com o 20, prova a hipocrisia desses judeus. E tal como foi naquele tempo, o Senhor Jesus hoje ainda é alvo de vãs conclusões. Cada um dá o seu parecer; discute-se a opinião dos governantes. Em realidade, se a presença e as palavras do Senhor provocam tal agitação, é porque essa gente está perturbada interiormente por essa Voz que, embora não queiram admitir, sentem que é a de Deus (compare v. 28). Tratam de esquivar-se desta voz ao persuadirem-se a si mesmos de que este galileu não pode ser o Cristo porque conhecem a Sua família e o Seu lugar de origem. Jesus responde: "Vós conheceis-me" - aliás melhor do que pensam; é vossa consciência quem vos diz que sou, e vos acusa.

É muito solene ouvir o Senhor levantar a Sua voz a essa multidão (v. 28, 37; compare com Provérbios 8:1 e 9:3). Tampouco hoje, ninguém poderá dizer que não tem ouvido.

"Também onde eu estou, vós não podeis ir", declara o Senhor a todos aqueles incrédulos (v. 34). Porém os Seus, em troca, possuem a Sua promessa, infinitamente preciosa: "Voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também" (João 14:3). Querido leitor, qual dessas duas sentenças o Senhor pode dirigir a você? Onde você passará a eternidade?

viernes, 10 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 7.1-24

1 Passadas estas coisas, Jesus andava pela Galiléia, porque não desejava percorrer a Judéia, visto que os judeus procuravam matá-lo.
2 Ora, a festa dos judeus, chamada de Festa dos Tabernáculos, estava próxima.
3 Dirigiram-se, pois, a ele os seus irmãos e lhe disseram: Deixa este lugar e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.
4 Porque ninguém há que procure ser conhecido em público e, contudo, realize os seus feitos em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.
5 Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele.
6 Disse-lhes, pois, Jesus: O meu tempo ainda não chegou, mas o vosso sempre está presente.
7 Não pode o mundo odiar-vos, mas a mim me odeia, porque eu dou testemunho a seu respeito de que as suas obras são más.
8 Subi vós outros à festa; eu, por enquanto, não subo, porque o meu tempo ainda não está cumprido.
9 Disse-lhes Jesus estas coisas e continuou na Galiléia.
10 Mas, depois que seus irmãos subiram para a festa, então, subiu ele também, não publicamente, mas em oculto.
11 Ora, os judeus o procuravam na festa e perguntavam: Onde estará ele?
12 E havia grande murmuração a seu respeito entre as multidões. Uns diziam: Ele é bom. E outros: Não, antes, engana o povo.
13 Entretanto, ninguém falava dele abertamente, por ter medo dos judeus.
14 Corria já em meio a festa, e Jesus subiu ao templo e ensinava.
15 Então, os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe este letras, sem ter estudado?
16 Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou.
17 Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.
18 Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça.
19 Não vos deu Moisés a lei? Contudo, ninguém dentre vós a observa. Por que procurais matar-me?
20 Respondeu a multidão: Tens demônio. Quem é que procura matar-te?
21 Replicou-lhes Jesus: Um só feito realizei, e todos vos admirais.
22 Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não vem dele, mas dos patriarcas), no sábado circuncidais um homem.
23 E, se o homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, por que vos indignais contra mim, pelo fato de eu ter curado, num sábado, ao todo, um homem?
24 Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.
Os irmãos do Senhor Jesus faziam parte daqueles que não criam nEle, porque buscavam a glória que vem dos homens (v. 4 e 5; compare com 5:44). Eles esperavam que a Sua popularidade fosse estendida a sua família, enquanto que, se tivessem crido que Ele era o Filho de Deus, dar-se-iam conta da distância que os separava dEle (leia Lucas 8:21; 2 Coríntios 5:16). Mais tarde os irmãos do Senhor creram nEle e foram contados entre os Seus discípulos (Atos 1:14).

O princípio deles aqui é o mesmo que norteia todos os homens: fazer valer os seus dons e as suas capacidades para sua própria vantagem, a fim de serem conhecidos e honrados (v. 4). Por outro lado, o Senhor nunca deixou de "procurar a glória de Quem O enviou" (v. 18). Ele somente vai à festa no momento que Deus determina. Quão longe estamos desse perfeito Exemplo! Muitas de nossas dificuldades decorrem tanto de nossa precipitação em fazer alguma coisa como de nosso atraso em obedecer às ordens de Deus. O versículo 17 nos lembra também de que a submissão à vontade de Deus é o meio para cada um de nós conhecer a verdade.

Em Jerusalém o Senhor Jesus encontra estes judeus que estão cheios de ódio contra Ele, e que desde a cura do paralítico em Betesda, num sábado, procuram matá-LO (v. 1; 5:16).

jueves, 9 de julio de 2009

Batman - Gotham Knights (2000) Completa




Nome Traduzido: Batman - Vigilantes de Gotham
Nome Original: Batman - Gotham Knights
Editora: DC Comics
2000 a 2006
Idioma: Espanhol
Volume: 1
Total de Edições: 74
CBDB: Clique Aqui
Tradução: 9comics

Edições 01 a 12
Edições 13 a 24
Edições 25 a 32
Edições 33 a 42
Edições 43 a 52
Edições 53 a 60
Edições 61 a 68
Edições 69 a 74

Lição Bíblica

João 6.51-71

51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
52 Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a comer a sua própria carne?
53 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos.
54 Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
55 Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida.
56 Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele.
57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.
58 Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.
59 Estas coisas disse Jesus, quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.
60 Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
61 Mas Jesus, sabendo por si mesmo que eles murmuravam a respeito de suas palavras, interpelou-os: Isto vos escandaliza?
62 Que será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava?
63 O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.
64 Contudo, há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o havia de trair.
65 E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.
66 À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele.
67 Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?
68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna;
69 e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.
70 Replicou-lhes Jesus: Não vos escolhi eu em número de doze? Contudo, um de vós é diabo.
71 Referia-se ele a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era quem estava para traí-lo, sendo um dos doze.
Apesar da promessa que Deus lhes havia feito quando estavam no deserto, encontrando o maná, os filhos de Israel perguntaram uns aos outros: "Que é isto?" (Êxodo 16:15). A mesma incredulidade se manifesta em seus descendentes. Discutem entre si acerca da estranha comida da qual lhes falou o Senhor Jesus: Sua carne e Seu sangue; em outras palavras, a Sua morte. Um Cristo vivo aqui na Terra não basta para dar vida às nossas almas. Temos que nos apropriar de Sua morte para ter a vida eterna (o que é, em sentido figurado, comer Sua carne e beber Seu sangue). Logo, temos que diariamente nos identificar com Ele em Sua morte. Estamos mortos com Ele em relação ao Mundo e ao pecado. O homem natural não pode entender isso. Deseja ter um modelo a seguir, mas lhe é muito difícil reconhecer o seu próprio estado de condenação - do qual fala a morte de Cristo.

Em vez de interrogar o Senhor, muitos que professavam ser Seus discípulos O abandonaram ofendidos por causa de Suas palavras. Ele não busca retê-los suavizando a verdade. Porém prova o coração dos que ficaram: "Porventura quereis também vós outros retirar-vos?" A bonita resposta de Pedro é: "Senhor, para quem iremos?". Que essa também possa ser a nossa! (v. 68-69; leia Hebreus 10:38-39).

miércoles, 8 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 6.37-50

37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.
39 E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.
40 De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
42 E diziam: Não é este Jesus, o filho de José? Acaso, não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz: Desci do céu?
43 Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós.
44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.
46 Não que alguém tenha visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto.
47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida.
49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram.
50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça.
O Salvador que nos ama promete: "O que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora" (v. 37). Vá ao encontro do Senhor caso você ainda não o fez; saiba que Ele nunca o recusará.

Mas, para vir ao Senhor Jesus, é necessário que o Espírito de Deus opere no coração. O homem não pode dar um passo em direção a Deus sem que Ele o traga; é o que o Senhor afirma no verso 44. Alguém dirá, talvez: - Não é minha culpa, pois, se não sou convertido. Pelo contrário, você é plenamente responsável por deixar que essa obra divina se realize em seu coração. Neste mesmo instante, Deus está lhe atraindo para Si. Não Lhe resista por mais tempo.

A graça que o Senhor Jesus demonstra ao pecador é a expressão de Seu próprio amor. Porém esta também é parte da vontade de Deus, cuja meta é dar vida à Sua criatura (v. 40). E o Senhor Jesus veio para cumprir essa vontade e nada mais fazer, como já havia profetizado o salmista. O apóstolo repete esta profecia: "Eis que estou para fazer, ó Deus, a tua vontade" (Hebreus 10:9; Salmo 40:7-8).

O homem tem um corpo e uma alma. Eis o porquê ele não pode viver só de pão, o qual somente alimenta o seu corpo. A sua alma também necessita de alimento e este só é encontrado na Palavra divina, o Pão celestial, Cristo mesmo (Lucas 4:4).

martes, 7 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 6.22-36

22 No dia seguinte, a multidão que ficara do outro lado do mar notou que ali não havia senão um pequeno barco e que Jesus não embarcara nele com seus discípulos, tendo estes partido sós.
23 Entretanto, outros barquinhos chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, tendo o Senhor dado graças.
24 Quando, pois, viu a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, tomaram os barcos e partiram para Cafarnaum à sua procura.
25 E, tendo -o encontrado no outro lado do mar, lhe perguntaram: Mestre, quando chegaste aqui?
26 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes.
27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.
28 Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus?
29 Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.
30 Então, lhe disseram eles: Que sinal fazes para que o vejamos e creiamos em ti? Quais são os teus feitos?
31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu.
32 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá.
33 Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.
34 Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
36 Porém eu já vos disse que, embora me tenhais visto, não credes.
O Senhor não se deixa enganar. As multidões seguem-NO com um motivo muito material: eles esperam que Ele continue lhes dando pão. E é por isso que procura estimulá-los a trabalhar pelo céu (v. 27). Deveríamos nos perguntar a nós mesmos se o nosso trabalho tem como prioridade as coisas do alto que alimentam a nossa alma e que permanecem, ou as coisas do Mundo que estão destinadas a perecer.

Quer isso dizer que devemos ter obras para sermos salvos? Muitas pessoas na cristandade de hoje ainda crêem assim (compare v. 28). Mas a Palavra declara: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé... não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9). Deus só reconhece uma obra - e é Ele quem opera esta obra em nós: a de crer no Salvador que Ele nos tem dado (v. 29). Todas as coisas provêm dEle: a água viva (o Espírito Santo; 4:10) e o pão da vida (Cristo mesmo; v. 37). Por que, então, não estão nossas almas continuamente satisfeitas? Quebrou o Senhor as Suas promessas? (v. 35; 4:14). Certamente que não! Porém, por nossa parte, nem sempre cumprimos as condições: o Senhor Jesus diz "o que crê em mim, jamais terá sede". Necessitamos da fé para ser salvos, mas também dela necessitamos cada dia para que possamos nos satisfazer em toda a Sua plenitude.

lunes, 6 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 6.1-21

1 Depois destas coisas, atravessou Jesus o mar da Galiléia, que é o de Tiberíades.
2 Seguia -o numerosa multidão, porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos.
3 Então, subiu Jesus ao monte e assentou-se ali com os seus discípulos.
4 Ora, a Páscoa, festa dos judeus, estava próxima.
5 Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer?
6 Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer.
7 Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço.
8 Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus:
9 Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?
10 Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.
11 Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam.
12 E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.
13 Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido.
14 Vendo, pois, os homens o sinal que Jesus fizera, disseram: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo.
15 Sabendo, pois, Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte.
16 Ao descambar o dia, os seus discípulos desceram para o mar.
17 E, tomando um barco, passaram para o outro lado, rumo a Cafarnaum. Já se fazia escuro, e Jesus ainda não viera ter com eles.
18 E o mar começava a empolar-se, agitado por vento rijo que soprava.
19 Tendo navegado uns vinte e cinco a trinta estádios, eis que viram Jesus andando por sobre o mar, aproximando-se do barco; e ficaram possuídos de temor.
20 Mas Jesus lhes disse: Sou eu. Não temais!
21 Então, eles, de bom grado, o receberam, e logo o barco chegou ao seu destino.
As multidões têm seguido o Senhor Jesus. Mas, como muitos na cristandade, são mais atraídos por Seu poder que por Sua graça e perfeições morais; porém, uma coisa não pode ser separada da outra. Nesta cena da multiplicação dos pães, o Senhor uma vez mais manifesta essas virtudes juntas. O rapaz mencionado no v. 9 nos lembra que, por mais jovem que possamos ser, podemos fazer alguma coisa para o Senhor e para o bem dos outros. Parece ter sido o único a pensar em trazer alguma coisa para comer. Ao colocar o pouco que tinha à disposição do Senhor, ele veio a ser o meio para prover as necessidades de cinco mil homens. Quando o Senhor quer servir-Se de nós, nunca nos desculpemos dizendo que somos jovens demais, ou que não temos recursos suficientes; Ele mesmo saberá como servir-Se deles (Jeremias 1:6-7).

Depois desse milagre, o povo queria tomar o Senhor Jesus "para o proclamarem rei". Contudo, Ele não pode receber o reino das mãos dos homens (5:41), nem tampouco das mãos de Satanás (Mateus 4:8-10). É Deus somente que O fará rei (Salmo 2:6).

Finalmente ainda vemos outro em outra cena, também iluminada pelo Seu poder e graça. Vemo-LO ir ao encontro de Seus discípulos sobre o mar agitado e dissipar os seus temores.

domingo, 5 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 5.31-47

31 Se eu testifico a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.
32 Outro é o que testifica a meu respeito, e sei que é verdadeiro o testemunho que ele dá de mim.
33 Mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
34 Eu, porém, não aceito humano testemunho; digo-vos, entretanto, estas coisas para que sejais salvos.
35 Ele era a lâmpada que ardia e alumiava, e vós quisestes, por algum tempo, alegrar-vos com a sua luz.
36 Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou.
37 O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma.
38 Também não tendes a sua palavra permanente em vós, porque não credes naquele a quem ele enviou.
39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
40 Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.
41 Eu não aceito glória que vem dos homens;
42 sei, entretanto, que não tendes em vós o amor de Deus.
43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, certamente, o recebereis.
44 Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?
45 Não penseis que eu vos acusarei perante o Pai; quem vos acusa é Moisés, em quem tendes firmado a vossa confiança.
46 Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito.
47 Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?
O Senhor Jesus contesta a incredulidade dos judeus ao invocar quatro testemunhos a Seu favor: o de João (v. 32-35), o de Suas próprias obras (v. 36); o de Seu Pai que, no rio Jordão, chamou atenção para Seu Filho amado (v. 37) e, finalmente, o das Escrituras (v. 39). Existem muitas referências ao Messias no livros de Moisés (v. 46; vide, por exemplo, Gênesis 49:10, 25; Números 24:17). Embora pretendessem reverenciar Moisés, os judeus não criam em suas palavras, já que recusavam Aquele a quem ele profetizou (v. 46; Deuteronômio 18:15). Em contraste, estão dispostos a, no futuro, receber o Anticristo (v. 43).

"Examinais as Escrituras", recomenda o Senhor Jesus. É através delas que podemos melhorar o nosso conhecimento de Sua infinita Pessoa.

Receber a glória dos homens e buscar a sua aprovação é uma forma de incredulidade (v. 44). Pois Deus declara que não somos nada (Gálatas 6:3) e que não há nada em nós de que possamos nos gloriar (2 Coríntios 10:17). Porém, ao invés de crer nEle, muitas vezes preferimos nos comprazer no bem que os demais podem pensar de nós! O Senhor Jesus não buscava nenhuma glória da parte dos homens (v. 41; compare Paulo em 1 Tessalonicenses 2:6). E nós deveríamos ser capazes de imitá-LO, se tivermos em nós o amor de Deus e o desejo de agradá-LO (compare v. 42).

sábado, 4 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 5.15-30

15 O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado.
16 E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.
17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
19 Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.
20 Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis.
21 Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer.
22 E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento,
23 a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.
24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
26 Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.
27 E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.
28 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:
29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
30 Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.
O ódio dos judeus dá ao Senhor Jesus uma oportunidade de manifestar ainda mais algumas de Suas glórias:

(1) Sua obra de amor para tirar o pecado do Mundo (v. 17; 1:29). Confrontado pela ruína de Sua criação, o Filho, como o Pai, não poderia descansar.

(2)A infinita afeição do Pai para com Seu Filho, com o Qual compartilha todos os Seus conselhos (v. 20; 3:25).

(3) O poder da vida que está nEle (vs. 21, 26), através do qual dá agora vida eterna aos que crêem em Seu nome (v. 24). Ele exercitará esse poder num tempo ainda futuro, para ressuscitar aos mortos (vs. 28, 29).

(4)O juízo que Lhe tem sido dado na Sua qualidade de Filho do homem (vs. 22, 27).

 Finalmente, nos versículos 19 e 30, a Sua perfeita obediência! Que valor tem essa obediência quando realizada precisamente por Aquele que tem o direito à obediência de toda criatura! (v. 23). Se o Senhor fala de Suas próprias glórias, é porque elas estão estreitamente ligadas com as de Seu Pai. Não honrar o Filho é uma ofensa para com Aquele que O enviou (v. 23; vide 1 João 2:23).

Diante de todas as perfeições de nosso Salvador, não nos resta mais, queridos amigos, que nos maravilharmos (final do v. 20) e adorá-LO.

viernes, 3 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 5.1-14

1 Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém.
2 Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões.
3 Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos
4 esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando -a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse.
5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos.
6 Jesus, vendo -o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?
7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8 Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.
9 Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.
10 Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.
11 Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda.
12 Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?
13 Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar.
14 Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.
O tanque de Betesda (que significa casa da misericórdia) era uma figura da antiga aliança de Deus com o povo de Israel. Os enfermos deveriam ter força para atirar-se na água curadora, e, a fim de terem essa força, eles teriam que já estar curados! Igualmente a Lei só pode dar vida à pessoa que pode cumprir as suas demandas e ninguém é capaz disso. Alguém pode perguntar por quê, entre essa multidão de inválidos, de cegos e de coxos, o Senhor Jesus parece estar interessado somente nesse paralítico. Isso é porque, para beneficiar-se de Sua graça, duas condições são necessárias: a pessoa deve experimentar tanto o desejo como a necessidade. Estes dois sentimentos são ressaltados pela pergunta do Senhor: "Queres ser curado?" e a resposta do infortunado: "Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque". Alguém sempre descia antes dele; toda a sua miserável vida tem sido uma decepção após outra decepção. Sem dúvida que ele havia alguma vez contado com a sua família ou com os seus amigos para ajudá-lo, mas isso foi há muito tempo atrás. Depois de trinta e oito anos, ele perdeu suas últimas ilusões. Agora que não tem ninguém para ajudá-lo, ele pode contar com o Senhor Jesus. Meu amigo, se você ainda não se converteu, não espere mais tempo para compreender que só o Senhor Jesus pode te salvar. Mas, você realmente deseja ser salvo?

jueves, 2 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 4.39-54

39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.
40 Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.
41 Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra,
42 e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.
43 Passados dois dias, partiu dali para a Galiléia.
44 Porque o mesmo Jesus testemunhou que um profeta não tem honras na sua própria terra.
45 Assim, quando chegou à Galiléia, os galileus o receberam, porque viram todas as coisas que ele fizera em Jerusalém, por ocasião da festa, à qual eles também tinham comparecido.
46 Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.
47 Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte.
48 Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis.
49 Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra.
50 Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu.
51 Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia.
52 Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou.
53 Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa.
54 Foi este o segundo sinal que fez Jesus, depois de vir da Judéia para a Galiléia.
Jesus permanece dois dias com esses samaritanos que, como Ele mesmo, eram desprezados pelos judeus (vide cap. 8:48). E esse povo creu nele, não apenas por causa do testemunho da mulher, senão como um resultado do contato pessoal que tiveram com "o Salvador do mundo" (v. 42; 1 João 4:14). Querido amigo, não se contente em conhecer o Senhor através da experiência que os outros têm dEle. Assegure-se ter com Ele um encontro pessoal e decisivo.

Em seguida o Senhor Jesus vai à Galiléia. Encontra ali um oficial do rei que, afligido porque o seu filho está gravemente enfermo, insiste em que o Mestre vá curá-lo. Esse homem está longe de ter a grande fé do centurião romano daquela mesma cidade de Cafarnaum, que não se considerava digno da visita do Senhor e se contentava com apenas uma palavra para curar o seu servo (Lucas 7:7). O Senhor Jesus começa por dizer a esse preocupado pai que a fé consiste simplesmente em crer na Sua palavra, e não tem necessidade de ver qualquer coisa (v. 48; compare cap. 2:23). Assim, é para provar a esse homem que o Senhor não desce à sua casa. E o poder da morte é derrotado pelo poder da vida que veio do alto (1 João 5:12).

miércoles, 1 de julio de 2009

Lição Bíblica

João 4.19-38

19 Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.
20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
25 Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.
26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.
27 Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?
28 Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:
29 Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!
30 Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.
31 Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam, dizendo: Mestre, come!
32 Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
33 Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer?
34 Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.
35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.
36 O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.
37 Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro.
38 Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
É uma coisa notável que o primeiro ensino do Senhor a esta pobre mulher samaritana não diz respeito ao seu comportamento, mas sim à adoração, a qual é o serviço maravilhoso de todos os crentes.

Onde, quando e como deve o louvor ser ministrado ao Senhor? A religião de formas e cerimônias tem sido colocada de lado; a hora é chegada - e é agora - de adorar em espírito e em verdade. A quem e por quem deve a adoração ser rendida? Não mais a Jeová, o Deus de Israel, mas ao Pai, em conformidade com uma relação completamente nova entre Deus e homem. Daqui por diante compete-lhes apresentar esse louvor. Eles são chamados verdadeiros adoradores. Você que tem sido procurado por Deus com esse propósito em vista, negará agora o fruto do trabalho do Senhor?

Assim que ela ouviu isso, abandona o seu cântaro e se apressa a dizer a todos na cidade sobre a Pessoa que conheceu. No tocante aos discípulos, eles se mostram incapazes de entrar nos pensamentos do Mestre. O Senhor Jesus extrai a Sua força e o gozo da comunhão com o Seu Pai (v. 34) e das perspectivas que estiveram diante dEle. Ele já estava discernindo a colheita futura: a multidão dos que Ele ia redimir (v. 35; compare Salmo 126:6).