domingo, 31 de julio de 2011

Lição Bíblica

Hebreus 7.1-17

1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou,
2 para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz;
3 sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente.
4 Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos.
5 Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão;
6 entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas.
7 Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior.
8 Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.
9 E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão.
10 Porque aquele ainda não tinha sido gerado por seu pai, quando Melquisedeque saiu ao encontro deste.
11 Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
12 Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.
13 Porque aquele de quem são ditas estas coisas pertence a outra tribo, da qual ninguém prestou serviço ao altar;
14 pois é evidente que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo à qual Moisés nunca atribuiu sacerdotes.
15 E isto é ainda muito mais evidente, quando, à semelhança de Melquisedeque, se levanta outro sacerdote,
16 constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel.
17 Porquanto se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
O autor da epístola tinha muitas coisas a dizer sobre Melquisedeque (5:11). Esta personagem misteriosa atravessa a história de Abraão (Gênesis 14), atuando como mediador, abençoando Abraão por parte do Deus Altíssimo, e, em seguida, bendizendo ao Deus Altíssimo por parte de Abraão. Entretanto, tudo o que concerne à sua pessoa e à sua origem é envolto em sombras. E podemos entender a razão. O que interessa ao Espírito de Deus não é o homem, mas, sim, a sua obra. Como rei e sacerdote, Melquisedeque é um símbolo do Senhor Jesus: Ele reinará em justiça e será sacerdote em Seu trono. O sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque é, em muitos aspectos, superior ao de Arão:

Seu titular é mais excelente que Abraão, uma vez que este patriarca deu o dízimo a Melquisedeque e foi abençoado por ele.

Foi estabelecido antes do surgimento da nação de Israel, não era exercido somente em favor deste povo, mas de todo crente.

Por último, é intransferível, pois o que está a cargo deste serviço permanece vivo para sempre (Romanos 8:34).

Muitas pessoas na cristandade pensam que é necessário recorrer a intermediários, "santos", sacerdotes etc. Esta epístola ensina que Deus nos concedeu um Sumo Sacerdote, perfeito e suficiente por toda a eternidade (10:21-22).

sábado, 30 de julio de 2011

Lição Bíblica

Hebreus 7.1-17

1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou,
2 para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz;
3 sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente.
4 Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos.
5 Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão;
6 entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas.
7 Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior.
8 Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.
9 E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão.
10 Porque aquele ainda não tinha sido gerado por seu pai, quando Melquisedeque saiu ao encontro deste.
11 Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
12 Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.
13 Porque aquele de quem são ditas estas coisas pertence a outra tribo, da qual ninguém prestou serviço ao altar;
14 pois é evidente que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo à qual Moisés nunca atribuiu sacerdotes.
15 E isto é ainda muito mais evidente, quando, à semelhança de Melquisedeque, se levanta outro sacerdote,
16 constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel.
17 Porquanto se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
O autor da epístola tinha muitas coisas a dizer sobre Melquisedeque (5:11). Esta personagem misteriosa atravessa a história de Abraão (Gênesis 14), atuando como mediador, abençoando Abraão por parte do Deus Altíssimo, e, em seguida, bendizendo ao Deus Altíssimo por parte de Abraão. Entretanto, tudo o que concerne à sua pessoa e à sua origem é envolto em sombras. E podemos entender a razão. O que interessa ao Espírito de Deus não é o homem, mas, sim, a sua obra. Como rei e sacerdote, Melquisedeque é um símbolo do Senhor Jesus: Ele reinará em justiça e será sacerdote em Seu trono. O sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque é, em muitos aspectos, superior ao de Arão:

Seu titular é mais excelente que Abraão, uma vez que este patriarca deu o dízimo a Melquisedeque e foi abençoado por ele.

Foi estabelecido antes do surgimento da nação de Israel, não era exercido somente em favor deste povo, mas de todo crente.

Por último, é intransferível, pois o que está a cargo deste serviço permanece vivo para sempre (Romanos 8:34).

Muitas pessoas na cristandade pensam que é necessário recorrer a intermediários, "santos", sacerdotes etc. Esta epístola ensina que Deus nos concedeu um Sumo Sacerdote, perfeito e suficiente por toda a eternidade (10:21-22).

viernes, 29 de julio de 2011

Lição Bíblica

Hebreus 6.1-20

1 Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus,
2 o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.
3 Isso faremos, se Deus permitir.
4 É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,
5 e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro,
6 e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo -o à ignomínia.
7 Porque a terra que absorve a chuva que freqüentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus;
8 mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada.
9 Quanto a vós outros, todavia, ó amados, estamos persuadidos das coisas que são melhores e pertencentes à salvação, ainda que falamos desta maneira.
10 Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.
11 Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança;
12 para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.
13 Pois, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo,
14 dizendo: Certamente, te abençoarei e te multiplicarei.
15 E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa.
16 Pois os homens juram pelo que lhes é superior, e o juramento, servindo de garantia, para eles, é o fim de toda contenda.
17 Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento,
18 para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta;
19 a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu,
20 onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
Avancemos agora até a maturidade espiritual. Não nos contentemos, como estes cristãos que abandonaram o judaísmo, em conhecer algumas verdades elementares. O Senhor Jesus quer ser para nós mais que um Salvador de obras mortas; Ele deseja ser nosso Senhor, nosso Exemplo, nosso Melhor Amigo...

Os versículos de 4 a 6 são usados freqüentemente pelo diabo para perturbar os filhos de Deus. Na realidade, estes versículos foram escritos para aqueles que se dizem cristãos sem de fato o serem. No estado moral descrito aqui, não se pode achar nenhum traço da vida divina comunicada à alma do verdadeiro crente. Isso acontece porque, infelizmente, é possível viver em meio aos privilégios cristãos sem ter passado por uma conversão genuína! Isso era verdade para certos judeus; e talvez também o seja para filhos de pais cristãos. Verdadeiros cristãos nunca podem perder a salvação. Mas correm sério risco de perder o zelo. Tal como o trabalho de amor que Deus não esquece, a fé e a esperança não podem ser negligenciadas (vv. 10, 11, 12). Elas são alimentadas pelas promessas divinas. O cristão conhece seu porto de chegada mesmo quando não consegue vê-lo; sua âncora está ali. Por mais agitado que seja o mar desta vida, a fé é a corda que une firmemente o resgatado ao imutável lugar celeste onde está o Objeto de sua esperança.

jueves, 28 de julio de 2011

Lição Bíblica

Hebreus 4.8-16

8 Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.
9 Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.
10 Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.
11 Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.
12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
13 E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
14 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.
15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
Até que, como filhos de Deus, entremos no descanso do Senhor, ainda teremos de enfrentar a dura lida do nosso caminhar, do servir e do combater. Mas não somos deixados sem recursos. O primeiro recurso que este capítulo menciona é a Palavra de Deus. Hoje ouvimos Sua voz... Esta Palavra cuida do nosso estado interior. Ela é viva: ela nos traz à vida; eficaz: ela faz a obra em nós (Efésios 6:17, por outro lado, a apresenta como arma de guerra). E, finalmente penetrante - permitamos que ela perscrute toda a nossa vida.

Além do pecado, que a Palavra de Deus expõe e condena, há em nós debilidade e fraquezas. Deus providenciou dois outros recursos para combatê-las. Ele nos deu um grande Sumo Sacerdote, cheio de misericórdia e compaixão. Como Homem, Cristo experimentou toda espécie de sofrimento, a fim de em "ocasião oportuna", mostrar Seu multiforme amor para com Seus fracos redimidos.

Em segundo lugar, Ele nos abriu o caminho ao trono da graça. Somos exortados a nos aproximar deste trono com tamanha confidência e liberdade, porque é ali que encontramos nosso amado Salvador. É ali, e somente ali, que procuramos ajuda? (Salmo 60:11).

miércoles, 27 de julio de 2011

Lição Bíblica

Hebreus 3.16-19

16 Ora, quais os que, tendo ouvido, se rebelaram? Não foram, de fato, todos os que saíram do Egito por intermédio de Moisés?
17 E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto?
18 E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes?
19 Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade.

Hebreus 4.1-7
1 Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.
2 Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.
3 Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.
4 Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.
5 E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso.
6 Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas,
7 de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
O descanso de Deus no sétimo dia após a criação foi logo perturbado pelo pecado do homem. E desde então a obra do Pai e do Filho para a redenção nunca cessou (João 5:17). Mas aprendemos aqui que:

Deus sempre tem em vista Seu descanso.

Este descanso é futuro e não pode ser confundido com o estabelecimento do povo em Canaã sob a liderança de Josué. Israel desfrutará do descanso terreno no milênio, enquanto a Igreja o desfrutará na glória celeste.

Apesar de Deus desejar compartilhar Seu descanso com Suas criaturas, nem todas entrarão nele.

Como outrora, no deserto, a incredulidade (3:19) e a desobediência (4:6) impedem o acesso à promessa. João 3:36 nos mostra, além disso, que aquele que desobedece é semelhante ao que não crê. E a obra de Deus é crer "naquele que por ele foi enviado" (João 6:29). Infelizmente, a condição de Israel era a mesma de milhões hoje em dia: "a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé" (4:2 e Romanos 10:17).

martes, 26 de julio de 2011

Lição Bíblica

Hebreus 3.1-15

1 Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,
2 o qual é fiel àquele que o constituiu, como também o era Moisés em toda a casa de Deus.
3 Jesus, todavia, tem sido considerado digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a estabeleceu.
4 Pois toda casa é estabelecida por alguém, mas aquele que estabeleceu todas as coisas é Deus.
5 E Moisés era fiel, em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas;
6 Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.
7 Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,
8 não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,
9 onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos.
10 Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos.
11 Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.
12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;
13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.
14 Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.
15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação.
A epístola aos Hebreus tem sido chamada de "a epístola dos céus abertos". E a quem contemplamos nos céus? Ao Senhor Jesus, o Apóstolo - ou seja, o porta-voz de Deus diante dos homens - e o Sumo Sacerdote - o porta-voz dos homens diante de Deus. Ao escrever para os cristãos hebreus, o autor mostrará, baseado na própria história deles, como o Senhor Jesus encerra e excede em si mesmo as glórias que os judeus tanto honravam: as de Moisés (cap. 3), as de Josué (cap. 4) e as de Arão (cap. 5). Mas não podemos conhecer o Senhor sem, ao mesmo tempo, reconhecer a perversidade do coração humano. Deus o chama de "perverso coração de incredulidade" (v. 12), e nos lembra de que ele é a raiz de todos os nossos males. "Estes sempre erram no coração" (v. 10 e Marcos 7:21).

Esta á a razão pela qual aquele que ouve a voz do Senhor (e quem ousa dizer que nunca a ouviu?) é solenemente exortado em três ocasiões a não endurecer o coração (vv. 7; 15; 4:7). Geralmente limitamos estas exortações ao evangelho da cruz. Porém, os que são cristãos têm a oportunidade diária de ouvir a voz do Senhor em Sua Palavra. Que possamos nos guardar de toda forma de endurecimento, quaisquer que sejam Suas exigências para nós hoje!

lunes, 25 de julio de 2011

Lição Bíblica

Hebreus 2.10-18

10 Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.
11 Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos,
12 dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
13 E outra vez: Eu porei nele a minha confiança. E ainda: Eis aqui estou eu e os filhos que Deus me deu.
14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,
15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.
16 Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão.
17 Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.
18 Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.
Convinha a Deus aperfeiçoar "por meio de sofrimentos, o Autor da salvação". "Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar", registra Isaías 53:10. E com que propósito? Para trazer muitos filhos à glória. "Quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade", acrescenta o profeta. Estes filhos que Deus deu a Cristo a fim de que sejam Seus companheiros na glória são os amados redimidos. "Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos" (v. 11). Mas para que pudesse tratar das causas destes, Ele mesmo teve de se tornar semelhante a eles, assumindo a forma de Homem (v. 14). O capítulo 2 nos dá algumas razões inestimáveis para esse grande mistério:

(1) O Senhor Jesus entrou em nossa natureza para glorificar a Deus e permitir-lhe cumprir todos os Seus propósitos em relação à humanidade.

(2)Ele se encarnou para que pudesse morrer e assim triunfar sobre o príncipe da morte na própria fortaleza do inimigo.

(3) Jesus revestiu-se da nossa humanidade a fim de penetrar nas aflições e compreendê-las do ponto de vista do coração humano. Sua própria experiência do sofrimento permite-lhe simpatizar totalmente com nossas provações como fiel e misericordioso Sumo Sacerdote que é. Que grande consolo para os aflitos!

domingo, 24 de julio de 2011

Lição Bíblica

Hebreus 2.1-9

1 Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.
2 Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo,
3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
4 dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.
5 Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando;
6 antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?
7 Fizeste -o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos.
8 Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas;
9 vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.
"Deus... nos falou pelo Filho..." "Por esta razão" - inicia o capítulo 2 - "importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas." Anteriormente, no monte santo, uma voz celestial ordenou solenemente que os três discípulos não ouvissem a Moisés e a Elias, mas sim ao Filho Amado. "Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus" (Mateus 17:5-8).

Nós também, pela fé, "vemos... Jesus" (v. 9). O capítulo 1 nos apresenta Jesus como Criador e Primogênito. Aqui Ele aparece como o Homem glorificado e o Conquistador da morte. No capítulo 1, os anjos de Deus O adoram; no capítulo 2, o Senhor Jesus foi feito um pouco menor que eles pelo infinitamente amargo sofrimento da morte que Ele experimentou (fim do v. 9). Porém, o Salmo 8 citado aqui nos revela todo o propósito de Deus em relação a "Jesus Cristo homem". Uma coroa de honra e glória está sobre Sua cabeça; o domínio universal Lhe pertence por direito; e em breve todos se prostrarão debaixo de Sua lei. Mas a posição que o "Autor da salvação" presentemente ocupa, proclama a excelência da salvação. E como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? (10:29). Preste atenção: adiar é negligenciar. Corramos com urgência para tomar posse desta "tão grande salvação".

sábado, 23 de julio de 2011

Lição Bíblica

Hebreus 1.1-14
1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,
2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,
4 tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.
5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?
6 E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
7 Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;
8 mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino.
9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.
10 Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos;
11 eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste;
12 também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.
13 Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?
14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?
O autor da epístola aos Hebreus é provavelmente o apóstolo Paulo. No entanto, ele não se identifica para deixar todo o lugar ao Senhor Jesus, o grande "Apóstolo... da nossa confissão" (Hebreus 3:1). Depois de haver falado por meio de instrumentos tão diferentes, Deus finalmente fala a Israel e aos homens por meio de Seu próprio Filho (Marcos 12:6).

Ele é "o Verbo", a plena e definitiva revelação de Deus. A fim de nos dar uma idéia mais elevada, Ele nos ensina quem é este Filho: o herdeiro de tudo, o Criador dos mundos, o resplendor de Sua glória, a própria imagem de Sua pessoa, Aquele que sustenta todas as coisas (João 1:1 e 18). Bendito Senhor, Ele que fez os mundos e fez também a purificação de nossos pecados. Para a criação, bastou Sua palavra, mas, para a obra da salvação, Ele teve de pagar o supremo preço: Sua própria vida.

Uma série de citações dos salmos messiânicos (2, 45, 102, 110...) estabelece a exaltação e a supremacia do Filho de Deus. Os anjos são criaturas, o Senhor Jesus é o Criador; eles são servos, Ele é o Senhor. Os anjos, de maneira invisível, ministram a nosso favor; somente Jesus tornou possível a purificação dos meus e dos seus pecados, leitor. E o que Ele é realça de modo incomparável o valor do que Ele tem feito.

viernes, 22 de julio de 2011

Lição Bíblica

Filemom 13-25

13 Eu queria conservá-lo comigo mesmo para, em teu lugar, me servir nas algemas que carrego por causa do evangelho;
14 nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade.
15 Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre,
16 não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor.
17 Se, portanto, me consideras companheiro, recebe -o, como se fosse a mim mesmo.
18 E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta.
19 Eu, Paulo, de próprio punho, o escrevo: Eu pagarei--para não te alegar que também tu me deves até a ti mesmo.
20 Sim, irmão, que eu receba de ti, no Senhor, este benefício. Reanima-me o coração em Cristo.
21 Certo, como estou, da tua obediência, eu te escrevo, sabendo que farás mais do que estou pedindo.
22 E, ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que, por vossas orações, vos serei restituído.
23 Saúdam-te Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus,
24 Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.
25 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.
Onésimo significa "útil". Outrora um escravo inútil, de agora em diante ele merecia seu nome (v. 11). Mais que isso, ele se havia tornado um amado e fiel irmão (v. 16; Colossenses 4:9). Nenhum nome é mais precioso que o de irmão, e ele convém tanto ao amo como ao escravo cristão (final do v. 7; v. 20). Paulo, por sua parte, não se valia de nenhum outro título que os de "velho" e "prisioneiro de Cristo Jesus" (v. 9). Se ele tivesse pensado só em si mesmo, não se teria privado dos serviços de Onésimo. Mas desejava que fosse dada a oportunidade (1) a Onésimo de dar testemunho na casa na qual se tinha conduzido mal noutros tempos; (2)a Filemom de comprovar por si mesmo os frutos desta conversão e de confirmar o amor "para com ele" (2 Coríntios 2:8).

Esta história de Onésimo, em certo sentido, é a nossa própria história. Éramos como escravos rebeldes que seguíamos o caminho de nossa própria vontade, mas fomos achados e reconduzidos ao nosso Senhor, não mais para ser colocados sob servidão, mas com os que Ele chama de Seus irmãos amados (compare Filemom 16 e João 15:15). Paulo é aqui a imagem do Senhor, pagando a nossa dívida e intercedendo por nós (vv. 17-19).

Que esta epístola nos ensine a introduzir em nossa vida diária o cristianismo prático: o esquecimento de nós mesmos, a delicadeza, a humildade, a graça... resumindo, todas as múltiplas evidências do amor.

jueves, 21 de julio de 2011

Lição Bíblica

Filemom 1-12

1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador,
2 e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa,
3 graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
4 Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações,
5 estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos,
6 para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo.
7 Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio.
8 Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convém,
9 prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus;
10 sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas.
11 Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim.
12 Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração.
Nos livros escolares, as teorias são geralmente seguidas por uma aplicação aos problemas. A epístola a Filemom nos lembra disso. Ela não contém nenhuma revelação especial, mas mostra como Paulo e seus companheiros põem em prática as exortações contidas em outras epístolas. "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade..." escreveu ele aos colossenses (Colossenses 3:12; compare o v. 5 de Filemom com Efésios 1:15). Era precisamente em Colossos que vivia Filemom, um homem piedoso, amigo do apóstolo; ele era rico, pois tinha escravos. Um deles, Onésimo, depois de fugir de sua casa, encontrou o apóstolo Paulo, prisioneiro em Roma, e se converteu. Agora o apóstolo o envia de volta à casa de seu amo, levando consigo esta comovente mensagem. Isto era agir contrário ao que a lei ordenava: "Não entregarás ao seu senhor o escravo que, tendo fugido dele, se acolher a ti. Contigo ficará..." (Deuteronômio 23:15-16). A lei, por um lado, levava em conta a dureza de coração do homem. O próprio Senhor Jesus disse, ao falar da carta de divórcio: "Por causa da dureza do vosso coração, ele [Moisés] vos deixou escrito esse mandamento" (Marcos 10:5). Aqui, a graça na vida do apóstolo leva em conta essa mesma graça presente no coração de Filemom. Paulo conhece bem o amor de Filemom por todos os santos (v. 5), por meio das provas que deu dele (v. 7).

miércoles, 20 de julio de 2011

Lição Bíblica

Tito 3.1-15

1 Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra,
2 não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.
3 Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.
4 Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,
5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
6 que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador,
7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.
8 Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens.
9 Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis.
10 Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez,
11 pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada.
12 Quando te enviar Ártemas ou Tíquico, apressa-te a vir até Nicópolis ao meu encontro. Estou resolvido a passar o inverno ali.
13 Encaminha com diligência Zenas, o intérprete da lei, e Apolo, a fim de que não lhes falte coisa alguma.
14 Agora, quanto aos nossos, que aprendam também a distinguir-se nas boas obras a favor dos necessitados, para não se tornarem infrutíferos.
15 Todos os que se acham comigo te saúdam; saúda quantos nos amam na fé. A graça seja com todos vós.
Nossa conduta para com as autoridades e para com todos os homens deve ser, necessariamente, um contraste com o que "outrora éramos" antes de nossa conversão. Esta lembrança de nosso triste estado de outrora é apropriada para que manifestemos "toda cortesia, para com todos os homens" (v. 2; Filipenses 4:5). Longe de nos posicionar acima deles, podemos convidá-los, por nosso próprio exemplo, a aproveitar a mesma graça que nos regenerou.

Esta epístola menciona seis vezes as boas obras (Tito 1:16; 2:7 e 14; 3:1, 8 e 14). Sob o pretexto de que elas não têm nenhum valor para a salvação (v. 5), corremos o risco de subestimar sua importância e somos envergonhados pelas obras de outros cristãos menos instruídos em outros pontos da doutrina. Pelo contrário, precisamos ser "solícitos na prática de boas obras" (v. 8), com dupla finalidade: em primeiro lugar, a fim de que elas sejam proveitosas aos homens (v. 8); e por último, a fim de não nos tornarmos "infrutíferos" (v. 14). O Senhor se compraz em produzir este fruto na vida dos Seus. É Ele quem também aprecia o valor deste fruto. Uma obra só é boa feita para Ele. Se Maria tivesse vendido o seu perfume para proveito dos pobres, teria feito uma boa obra aos olhos do mundo, mas, ao derramá-lo aos pés do Senhor, ela soube fazer uma boa obra para com Ele (Mateus 26:10).

martes, 19 de julio de 2011

Lição Bíblica

Tito 2.1-15

1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
2 Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância.
3 Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem,
4 a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos,
5 a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.
6 Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos.
7 Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência,
8 linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito.
9 Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões,
10 não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.
11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,
12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,
13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,
14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.
15 Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze.
Além daqueles que são anciãos na igreja, cada crente, jovem ou velho, irmão ou irmã, deve dar um bom testemunho (vv. 2-10). O que está ordenado aos servos também se aplica a todos os redimidos do Senhor. Poucas são as pessoas que não têm um superior acima delas e, de qualquer modo, cada um deveria considerar-se como Paulo, um servo de Deus (Tito 1:1). Sejamos "adornos" que façam ressaltar os ensinamentos de nosso Mestre (v. 10; compare 1 Reis 10:4-5).

Os versículos 11 e 12 nos mostram a graça de Deus manifestando-se de duas maneiras: (1)Ela traz a todos os homens uma salvação que eles não poderiam alcançar por si mesmos; (2)Ela ensina o filho de Deus a viver sensatamente em sua vida pessoal; justamente em suas relações com os demais; piedosamente em suas relações com o Senhor. Toda a vida cristã cabe nestes três advérbios. E o que a sustenta é a esperança (V. 13; 1:2; 3:7). Esta esperança é chamada de bendita porque enche a alma de uma felicidade presente.

"Deus, nosso Salvador... nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (vv. 10 e 13; veja também cap. 1, v. 3-4; cap. 3:4-6): este título, contido no nome de Jesus (que significa Javé é a salvação) recorda que devemos tudo a Ele. Nunca esqueçamos que Ele "a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (v. 14).

lunes, 18 de julio de 2011

Lição Bíblica

Tito 1.1-16

1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade,
2 na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos
3 e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador,
4 a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.
5 Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:
6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.
7 Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;
8 antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si,
9 apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.
10 Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão.
11 É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância.
12 Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos.
13 Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé
14 e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade.
15 Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.
16 No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.
Na epístola a Tito, voltamos a encontrar os mesmos temas que nos ocuparam na primeira epístola a Timóteo: a boa ordem na igreja, a sã doutrina contrastando com aquela dos falsos mestres e seus efeitos na conduta dos crentes. Paulo instruiu a Tito que escolhesse e constituísse presbíteros (no plural) em cada igreja (Atos 14:23). Isto está longe do princípio de tantas igrejas de hoje, nas quais um só homem ocupa essa função, e a tem como se fosse um cargo hierárquico. Dignidade, sobriedade, hospitalidade e domínio próprio são as características morais indispensáveis a um bispo (a mesma pessoa também é chamada de presbítero ou ancião).

Não é lisonjeiro o retrato dos cretenses feito pelos seus próprios profetas e confirmado pelo apóstolo. Essas características marcantes do homem natural não são apagadas com a conversão. Alguns ainda permaneciam mais inclinados à mentira, outros à preguiça ou ao orgulho. Cada filho de Deus deve aprender a conhecer as suas próprias tendências e, com a ajuda do Senhor, vigiar, a fim de que elas não se manifestem. Outra delas é a insubordinação! Esta já se manifesta nos filhos para com seus pais (final do v. 6 de Tito 1) e pode desenvolver-se, mais tarde, em rebelião contra todo o ensinamento divino (v. 10). Mas Deus não reconhece as obras de quem não se sujeita à autoridade de Sua Palavra (v. 16).

domingo, 17 de julio de 2011

Lição Bíblica

2 Timóteo 4.1-22

1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
6 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.
7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
9 Procura vir ter comigo depressa.
10 Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.
11 Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze -o, pois me é útil para o ministério.
12 Quanto a Tíquico, mandei -o até Éfeso.
13 Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.
14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras.
15 Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras.
16 Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta!
17 Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.
18 O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!
19 Saúda Prisca, e Áqüila, e a casa de Onesíforo.
20 Erasto ficou em Corinto. Quanto a Trófimo, deixei -o doente em Mileto.
21 Apressa-te a vir antes do inverno. Êubulo te envia saudações; o mesmo fazem Prudente, Lino, Cláudia e os irmãos todos.
22 O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco.
Ainda que muitos se recusem a dar ouvidos à verdade (v. 4), o servo do Senhor deve pregar, advertir, instar "quer seja oportuno, quer não", corrigir, repreender, exortar... numa palavra, cumprir cabalmente seu ministério (vv. 2 e 5). Paulo havia dado o exemplo. Sua carreira tinha sido completada. Os desportistas sabem que uma competição nunca está decidida antes da linha de chegada. Abandonar a competição ou permitir ser ultrapassado nos últimos metros é perder toda a corrida... juntamente com o prêmio. Os passos finais são freqüentemente os mais difíceis. O amado apóstolo nos dá uma comovedora idéia das condições finais de seu combate e de sua carreira: prisão, frio e nudez (ver 1 Coríntios 4:11; 2 Coríntios 11:27; aqui ele pede a sua capa, v. 13), maldade e oposição dos homens (vv. 14-15), seu comparecimento perante César (Nero) na ausência de todos os seus amigos (v. 16). Estes se haviam dispersado. Até Demas o havia abandonado. Nós não podemos fazer parte dos que amam "o presente século" (v. 10) e, ao mesmo tempo, dos que amam a vinda do Senhor (v. 8). E a epístola termina mencionando o supremo recurso num tempo de ruína: a graça. Esta era a saudação do apóstolo (1:2) e também sua despedida (v. 22). Que esta graça esteja com cada um de nós!

sábado, 16 de julio de 2011

Lição Bíblica

2 Timóteo 3.1-17

1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,
2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,
3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,
5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
6 Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões,
7 que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade.
8 E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé;
9 eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.
10 Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança,
11 as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, --que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor.
12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
13 Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste
15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
O sombrio retrato moral dos vv. 2 a 5 é similar ao do primeiro capítulo da epístola aos Romanos, vv. 28 a 32, com a diferença de que aqui não se descrevem os pagãos, mas sim as pessoas que se consideram cristãs! E, o que é mais grave, a forma de piedade - a hipocrisia - cobre esses horrendos traços com um verniz enganoso. Com um "tu, porém", o apóstolo volta a interromper-se (vv. 10 e 14; 4:5). De um lado vemos essas pessoas imorais "que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade" (v. 7); do outro, vemos o jovem servo de Deus, educado desde a infância com "as sagradas letras" (v. 15), sob a influência de uma mãe e de uma avó piedosas (1:5). Bem-aventurados os que, desde a infância, têm sido assíduos leitores da Palavra de Deus! A eles e a todos nós, é dirigida esta exortação: "Permanece naquilo que aprendeste" (v. 14).

O v. 16 estabelece a plena inspiração de toda a Escritura, assim como sua autoridade "para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça". A Palavra de Deus alimenta e forma o homem de Deus. Timóteo era um, apesar de sua juventude. Este título de "homem de Deus" (v. 17; 1 Timóteo 6:11) é mais nobre ainda que o de soldado, obreiro ou servo do Senhor (2:3, 15 e 24). Deus mostra aqui como nos tornarmos "homens de Deus". Que Ele nos dê também o desejo de alcançarmos tamanha glória!

viernes, 15 de julio de 2011

Lição Bíblica

2 Timóteo 2.14-26

14 Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes.
15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
16 Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.
17 Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto.
18 Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns.
19 Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.
20 Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra.
21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.
22 Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
23 E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas.
24 Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,
25 disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
26 mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.
Quando tudo vai bem, quando a obra é próspera, o obreiro não tem motivos para se envergonhar perante os homens (1:8, 12, 16). Em troca, quando o testemunho está em ruína, é difícil escapar deste senso de vergonha. Mas que importa o menosprezo do mundo, se somos aprovados por Deus (v. 15)? Este capítulo traça uma linha de conduta que nos permite estar seguros dessa aprovação em todas as circunstâncias. Dali, onde a incredulidade e a corrupção dominam, o cristão fiel se aparta. Quanto ao seu relacionamento com os indivíduos, ele se purifica; quanto às cobiças, ele as evita; quanto ao bem, ele o segue; quanto aos crentes, os busca, une-se a eles e com eles rende culto a Deus. Na prática, os vv. 19 a 22 têm levado queridos filhos de Deus a apartar-se dos diversos sistemas religiosos da cristandade e simplesmente reunir-se em volta do Senhor para adoração.

Ouvimos um "foge" e um "segue" na primeira epístola (6:11). Que o Senhor grave no coração de todos os crentes o v. 22! Não esqueçamos, contudo, que, assim como devemos ser firmes com relação à verdade e a seus princípios, também devemos suportar as pessoas e manifestar-lhes brandura e mansidão (vv. 24-25; Efésios 4:2).

jueves, 14 de julio de 2011

Lição Bíblica

2 Timóteo 2.1-13

1 Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.
2 E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.
3 Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus.
4 Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.
5 Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.
6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.
7 Pondera o que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas.
8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho;
9 pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada.
10 Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória.
11 Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele;
12 se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;
13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.
"Fortifica-te na graça", recomenda o apóstolo a seu querido discípulo. Ele mesmo havia aprendido este segredo diretamente do Senhor: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9). Três exemplos - o soldado, o atleta e o lavrador - ilustram a renúncia, a obediência e a paciência do cristão. Estas são as características de um bom soldado: ele não se sobrecarrega com bagagem desnecessária; é disciplinado, a fim de agradar a seus superiores; sabe que o ofício de um soldado implica inevitavelmente sofrimentos, perigos, golpes que precedem às recomendações honoríficas e condecorações. Isto é certo e toda a Escritura confirma: o nosso comportamento atual terá sua contrapartida eterna. Hoje, os sofrimentos e a morte com Cristo; amanhã, a vida com Ele, o reino e a glória eterna. Queridos amigos crentes, Jesus Cristo nos arregimenta sob Sua bandeira. Infelizmente, pode achar-se num exército desertores que renegam sua bandeira e o capitão (v. 12; Judas 4). Existem mil maneiras, incluindo as silenciosas, de trair o nosso Capitão. Que o desejo de obter Sua aprovação, secreta hoje, pública amanhã, faça de nós bons soldados, aptos para combater "o bom combate" (4:7-8 e 1 Timóteo 6:12)!

miércoles, 13 de julio de 2011

Lição Bíblica

2 Timóteo 1.1-18

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus,
2 ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.
3 Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.
4 Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria
5 pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.
6 Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.
7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,
9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
10 e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho,
11 para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre
12 e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.
13 Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus.
14 Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós.
15 Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelo e Hermógenes.
16 Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas;
17 antes, tendo ele chegado a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar.
18 O Senhor lhe conceda, naquele Dia, achar misericórdia da parte do Senhor. E tu sabes, melhor do que eu, quantos serviços me prestou ele em Éfeso.
Esta segunda epístola, muito diferente da primeira, enfoca um tempo de ruína em que o apóstolo, prisioneiro, ao final de sua carreira, assiste à rápida decadência do testemunho pelo qual tanto havia trabalhado. Mas Deus valeu-se desses progressos do mal, já visíveis no tempo dos apóstolos, para nos dar esta carta, que mostra o caminho a seguir e os recursos da fé nos "tempos difíceis", como são os nossos hoje em dia (3:1). Tenha ânimo, escreve Paulo a seu "amado filho", não te deixes assustar! O que possuímos está fora do alcance do Inimigo; está protegido pelo poder de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Este permanece um Espírito de poder, amor e conselho e "habita em nós" (v. 14; João 14:17).

"Nosso Salvador Cristo Jesus" não mudou. Sua vitória sobre a morte foi lograda para a eternidade (v. 10). Toda a fonte exterior de ajuda fracassa e a fé é levada a descansar só no Senhor (v. 12; Salmo 62:1). A fidelidade de cada um é colocada à prova não quando tudo vai bem, mas quando tudo vai mal (ver Filipenses 2:22). Na adversidade, muitos abandonaram ao apóstolo (v. 15), enquanto um devotado irmão, Onesíforo, o visitou na prisão. Este fazia parte daqueles misericordiosos a quem será concedida misericórdia (v. 18; Mateus 5:7 e 25:36b).

martes, 12 de julio de 2011

Lição Bíblica

1 Timóteo 6.11-21

11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.
12 Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.
13 Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão,
14 que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo;
15 a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores;
16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
17 Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;
18 que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;
19 que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.
20 E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam,
21 pois alguns, professando -o, se desviaram da fé. A graça seja convosco.
"Tu, porém, ó homem de Deus!" O homem de Deus - e cada filho de Deus - deve andar continuamente contra a corrente deste mundo. Ele foge do que o mundo ama e busca: o dinheiro e as coisas que o dinheiro obtém (v. 10). Ele segue o que agrada ao Senhor: justiça, piedade, fé, amor, constância, mansidão (v. 11). Ele aguarda a Sua aparição, tempo em que tudo será manifestado (v. 14).

O apóstolo não confunde os que são ricos (v. 17) com os que querem ficar ricos (v. 9). Mas ele projeta sobre os bens do "presente século" a luz da eternidade. O objeto de nossa confiança não são os dons, mas sim Aquele que os dá (v. 17); o verdadeiro lucro é a piedade; as verdadeiras riquezas são as boas obras (v. 18); o verdadeiro tesouro é um sólido fundamento para o futuro (v. 19). Que saibamos discernir e nos apoderar "da verdadeira vida" (v. 19)!

Foge... segue... combate... toma posse... são as exortações que encontramos em nossa leitura (vv. 11-12). No v. 20, a ordem final é particularmente solene: "E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado" (ver também o v. 14 e 2 Timóteo 1:14). Tal é a exortação final sobre a qual convidamos cada um de nossos leitores a substituir o nome de Timóteo pelo seu próprio.

lunes, 11 de julio de 2011

Lição Bíblica

1 Timóteo 5.17-25

17 Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.
18 Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.
19 Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas.
20 Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam.
21 Conjuro-te, perante Deus, e Cristo Jesus, e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade.
22 A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro.
23 Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.
24 Os pecados de alguns homens são notórios e levam a juízo, ao passo que os de outros só mais tarde se manifestam.
25 Da mesma sorte também as boas obras, antecipadamente, se evidenciam e, quando assim não seja, não podem ocultar-se.

1 Timóteo 6.1-10
1 Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
2 Também os que têm senhor fiel não o tratem com desrespeito, porque é irmão; pelo contrário, trabalhem ainda mais, pois ele, que partilha do seu bom serviço, é crente e amado. Ensina e recomenda estas coisas.
3 Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade,
4 é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,
5 altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.
6 De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.
7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.
8 Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.
9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
Paulo continua expondo a Timóteo como se deve "proceder na casa de Deus" (1 Timóteo 3:15). Assunto vital pelo qual se interessa o próprio Deus é Sua casa - o Senhor Jesus Cristo e os anjos escolhidos, chamados a considerar a sabedoria de Deus na Igreja (v. 21; Efésios 3:10). Essa "multiforme sabedoria" deve manifestar-se também nos variados detalhes da vida da Igreja: responsabilidades do rebanho para com seus anciãos, comportamento dos servos de Deus para resolver os casos difíceis, instruções aos servos... (6:1-2). Quantas desordens se levantam assim que alguém não se sujeita mais às sãs palavras - palavras não de Paulo ou de Timóteo, mas de nosso Senhor Jesus Cristo (v. 3).

A piedade com o contentamento é em si mesma lucro, um grande lucro ao alcance de todos (4:8). Nossa civilização está comumente baseada na criação e satisfação de novas necessidades. Apesar de tudo, o ávido coração do homem permanece insaciável (comparar os vv. 9-10 com o Salmo 49:16-20). Agradeçamos ao Senhor por prover as nossas necessidades (v. 8). Sempre estaremos satisfeitos com o que Ele nos dá, se Ele mesmo, o Doador (que é o grande Objeto da piedade), satisfizer plenamente nosso coração.

domingo, 10 de julio de 2011

Lição Bíblica

1 Timóteo 5.1-16

1 Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta -o como a pai; aos moços, como a irmãos;
2 às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza.
3 Honra as viúvas verdadeiramente viúvas.
4 Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus.
5 Aquela, porém, que é verdadeiramente viúva e não tem amparo espera em Deus e persevera em súplicas e orações, noite e dia;
6 entretanto, a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta.
7 Prescreve, pois, estas coisas, para que sejam irrepreensíveis.
8 Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.
9 Não seja inscrita senão viúva que conte ao menos sessenta anos de idade, tenha sido esposa de um só marido,
10 seja recomendada pelo testemunho de boas obras, tenha criado filhos, exercitado hospitalidade, lavado os pés aos santos, socorrido a atribulados, se viveu na prática zelosa de toda boa obra.
11 Mas rejeita viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se,
12 tornando-se condenáveis por anularem o seu primeiro compromisso.
13 Além do mais, aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem.
14 Quero, portanto, que as viúvas mais novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casa e não dêem ao adversário ocasião favorável de maledicência.
15 Pois, com efeito, já algumas se desviaram, seguindo a Satanás.
16 Se alguma crente tem viúvas em sua família, socorra-as, e não fique sobrecarregada a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas.
Em nosso relacionamento com outros cristãos, podemos servir-nos dos vínculos da família como nosso exemplo: "pai... irmãos... mãe... irmãs..." (v. 12). Nunca percamos de vista o fato de que formamos uma única e mesma família: a família de Deus.

Cada um é convidado a mostrar sua piedade, mas primeiramente para com sua própria casa (v. 4). Os fariseus pregavam o contrário. Ao mesmo tempo em que ostentavam devoção, invalidavam o mandamento de Deus ao afastar os filhos de seus mais legítimos deveres para com os pais (ver Marcos 7:12-13).

Com um só versículo, o 10, resume-se uma vida inteira ao serviço do Senhor. Que cada irmã ache inspiração e força a fim de não desejar outra coisa!

Os vv. 3 a 16, que são consagrados às viúvas, recordam que Deus cuida delas de maneira muito particular (ver Salmo 68:5). O Evangelho de Lucas menciona quatro viúvas: Ana, cuja vida de oração constante ilustra o v. 5 de nosso capítulo (Lucas 2:36-38); a viúva de Naim, à qual o Senhor Jesus devolveu o seu filho (Lucas 7:11-17); a que pedia justiça ao juiz injusto da parábola do capítulo 18; e, finalmente, a pobre viúva que, ante os olhos do Senhor - e para Seu gozo -, deu ao tesouro do templo tudo o que tinha para seu sustento (Lucas 21:1-4). O que agrada a Deus acima de tudo é uma fé completa nEle (Hebreus 11:6).

viernes, 8 de julio de 2011

Lição Bíblica

1 Timóteo 3.1-16

1 Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.
2 É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3 não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;
4 e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito
5 (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);
6 não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
7 Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.
8 Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância,
9 conservando o mistério da fé com a consciência limpa.
10 Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato.
11 Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.
12 O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.
13 Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.
14 Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve;
15 para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
16 Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.
A aspiração ao episcopado deve ser considerada uma prova de devoção à igreja. Exercer as funções de bispo (ou ancião) e as de diácono (ou servo) não é uma questão de estudos ou exames, mas de qualificações morais. Elas caem em duas categorias: (1) um bom testemunho na igreja e fora dela; (2)uma experiência adquirida na vida cristã.

Em toda casa existem regras de conduta, uma disciplina coletiva à que cada um se submete. Assim ocorre na casa do Deus vivente: a igreja (ver 1 Coríntios 14:40). Não somos livres, absolutamente, para nos comportar nela como desejarmos. Ela é a coluna sobre a qual o nome de Cristo, a Verdade, está escrito, a fim de torná-lo conhecido ao mundo inteiro.

Grande é o mistério da piedade, porque grande é a Pessoa sobre a qual estão fundadas nossas relações com Deus. A vinda do Senhor Jesus como homem à terra, a perfeita justiça de todo o Seu andar no poder do Espírito Santo e sob o olhar dos anjos, Seu Nome pregado e crido aqui embaixo, e, finalmente, Sua ascensão à glória constituem os elementos inseparáveis desse mistério intangível confiado à igreja. Esta é responsável diante do Senhor de sustentar e guardar toda a verdade (v. 15).

jueves, 7 de julio de 2011

Lição Bíblica

1 Timóteo 2.1-15

1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,
2 em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito.
3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,
4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
6 o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.
7 Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade.
8 Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.
9 Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso,
10 porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).
11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão.
12 E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.
13 Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva.
14 E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
15 Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.
O apóstolo, antes de expressar todas as coisas das quais vai escrever a Timóteo (3:14; 4:6 e 11), menciona a oração sob todas as suas distintas formas. Eis como começa todo o serviço cristão. O desejo de Deus de salvar, a obra de Cristo e as nossas orações abarcam todos os homens. O nosso dever é orar por todos sem restrição, porque Deus quer que todos sejam salvos e porque Jesus Cristo a Si mesmo se deu em resgate por todos. É nosso privilégio orar pelas multidões que não sabem orar.

De certa maneira, depende dos que "se acham investidos de autoridade" que possamos levar uma vida tranqüila e mansa. Peçamos a Deus que nos assegure isso por intermédio deles, não para desperdiçá-la à mercê de nossos desejos pecaminosos, mas sim para estar mais livres para a obra de evangelização dos pecadores (ver Esdras 6:10).

Os irmãos, inclusive os mais jovens, são chamados a orar "em todo lugar" e publicamente na igreja. As irmãs, por outro lado, devem guardar silêncio. Contudo, por meio de sua atitude e de seu modesto traje, podem testemunhar mais poderosamente do que através de palavras. As conseqüências da queda no Éden (Gênesis 3:16) permanecem para a mulher, mas a fé, o amor, a santidade e a modéstia ainda testemunham ao mundo libertação e bênção.

miércoles, 6 de julio de 2011

Lição Bíblica

1 Timóteo 1.12-20

11 segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.
12 Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,
13 a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.
14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
15 Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
16 Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.
17 Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!
18 Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate,
19 mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
20 E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.
Se alguém podia comparar a servidão da lei com o Evangelho da graça, por certo este era o fariseu Saulo de Tarso, que chegou a ser o apóstolo Paulo. A sua fidelidade à lei de maneira alguma o impediu de ser o principal dos pecadores. Não havia ele perseguido ao Senhor Jesus quando tão duramente perseguia àqueles que Lhe pertenciam? Sem falsa humildade, ele se declara o pior de todos os pecadores enumerados nos vv. 9-10. Mas foram precisamente os culpados, e não os justos, que Jesus Cristo veio salvar (Mateus 9:13). Desde que o principal dos pecadores tinha sido salvo, ninguém pode considerar-se demasiado pecador para não se beneficiar da graça. "Obtive misericórdia", exclama o apóstolo duas vezes (vv. 13 e 16). Ele mede a grandeza dessa misericórdia com a magnitude de sua própria miserável condição e espontaneamente se eleva à adoração (v. 17).

Se com freqüência gozamos tão pouco da graça, talvez seja porque a nossa convicção de pecado não tem sido suficientemente profunda. "Aquele a quem pouco se perdoa" - ou pelo menos quem assim pensa -, "pouco ama" (Lucas 7:47). E você amigo, que ainda permanece indiferente, a paciência do Senhor tem sido manifestada a você também, até agora. Não O faça esperar mais tempo. Talvez amanhã seja muito tarde.

martes, 5 de julio de 2011

Lição Bíblica

1 Timóteo 1.1-11

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança,
2 a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.
3 Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina,
4 nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé.
5 Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.
6 Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola,
7 pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações.
8 Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo,
9 tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas,
10 impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina,
11 segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.
Conhecemos Timóteo no capítulo 16 de Atos. Preciosos eram os vínculos de Paulo com seu "verdadeiro filho na fé". Contudo, ele lhe escreve na qualidade de apóstolo, para enfatizar a autoridade que ele lhe confere. A esse jovem discípulo foi confiada uma difícil tarefa: conduzir cada um à maneira em que deve proceder na igreja (3:15). Um mandamento, cujo fim era o amor, tinha sido dado a ele. Do mesmo modo que os tribunais não são para as pessoas honestas, a lei não é mais pertinente aos justificados (v. 9). O conveniente de aí em diante é o amor, cuja fonte está em Deus. Este foi derramado em nosso coração pelo Espírito (Romanos 5:5). Para que não permaneça em nós como água estancada, mas antes flua através de nós e jorre para o proveito dos demais, nenhum canal deve estar obstruído. O amor brota de um "coração puro": o qual está desvencilhado de todo ídolo; de uma "consciência boa": a qual não tem nada pelo que condenar em si mesma (Atos 24:16); e de uma "fé sem hipocrisia": livre de toda a forma de hipocrisia (2 Timóteo 1:5). Se essas condições não são cumpridas, o nosso cristianismo não será nada mais que uma "loquacidade frívola" (v. 6).

Quão maravilhoso é o contraste entre a lei que amaldiçoa o pecador e a graça que o transporta ao gozo da glória e da felicidade de Deus!

lunes, 4 de julio de 2011

Lição Bíblica

2 Tessalonicenses 3.1-18
1 Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós;
2 e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos.
3 Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno.
4 Nós também temos confiança em vós no Senhor, de que não só estais praticando as coisas que vos ordenamos, como também continuareis a fazê-las.
5 Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
6 Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes;
7 pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós,
8 nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós;
9 não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes.
10 Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma.
11 Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia.
12 A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão.
13 E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
14 Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai -o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado.
15 Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti -o como irmão.
16 Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós.
17 A saudação é de próprio punho: Paulo. Este é o sinal em cada epístola; assim é que eu assino.
18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.
Paulo pede as orações dos santos: "Orai por nós" (v. 1; 1 Tessalonicenses 5:25). Ele mesmo não cessava de orar por eles (1:11). E contava com o fiel Senhor para fortalecê-los e guardá-los do mal. Também contava com a obediência deles e esta incluía simplesmente o cumprimento de suas tarefas cotidianas. Mas alguns em Tessalônica haviam deixado de trabalhar. Já que o Senhor estava vindo - pensavam eles - para que cultivar o campo e ocupar-se com os negócios da vida presente? O triste resultado era que eles estavam intrometendo-se na vida alheia (v. 11; ver 1 Timóteo 5:13). Paulo protestou com veemência. Nada em seu ensinamento podia dar pretexto a semelhante desordem (vv. 6-7 e 11; comparar 1 Tessalonicenses 4:11). Ao contrário, Paulo havia trabalhado com as próprias mãos exemplarmente, a fim de não ser um peso a ninguém (v. 8). E o exemplo supremo é "constância de Cristo" (v. 5), que permanece à espera do momento em que haverá de apresentar-Se à Sua amada igreja.

Com as epístolas aos Tessalonicenses chegamos ao fim das cartas que Paulo escreveu a sete igrejas muito diferentes. Nelas, são tratados vários aspectos da vida e da doutrina cristã, desde a aquisição da salvação na epístola aos Romanos até a glória vindoura em Tessalonicenses. Todos estes ensinamentos são de grande valor para nós. Que o Senhor nos ajude a retê-las a fim de que possamos permanecer "firmes" (2:15).

domingo, 3 de julio de 2011

Lição Bíblica

2 Tessalonicenses 2.1-17
1 Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos
2 a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor.
3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição,
4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.
5 Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas?
6 E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria.
7 Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;
8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.
9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira,
10 e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.
11 É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira,
12 a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.
13 Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,
14 para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
15 Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
16 Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça,
17 consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra.
Uma séria questão causava inquietação nos tessalonicenses. O dia do Senhor já havia chegado? As suas tribulações podiam levá-los a crer em tal coisa, e os falsos mestres afirmavam que isto era um fato. Não, contesta o apóstolo. Esse dia deve ser precedido por três acontecimentos: (1) nossa reunião com o Senhor; (2)a apostasia da falsa igreja e dos judeus; (3) o surgimento do anticristo, chamado de "o homem da iniqüidade, o filho da perdição" (v. 3), "o iníquo" (v. 8). Estes nomes enfatizam, por contraste, as características do Senhor Jesus: justiça, salvação e completa obediência a Deus.

Neste período terrível, um poder enganoso enviado como castigo cegará a mente dos homens: eles não deram crédito à verdade, mas então darão à mentira. "O mistério da iniqüidade" (v. 7) já está em ação, acrescenta o apóstolo (comparar com 1 João 2:18). Só "aquele que agora o detém" (v. 7), o Espírito Santo, é que faz barreira à plena manifestação do mal no mundo. Quando Ele tiver deixado a terra juntamente com a igreja, então a iniqüidade não conhecerá mais freio algum. Mas que contraste entre esse poder de Satanás (vv. 1-12) e a obra de nosso Deus e Pai! (vv. 13-17). Ele nos amou, nos escolheu para salvação e nos chamou para a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Não deixemos de Lhe render ações de graças agora mesmo (vv. 13; 1:3).

viernes, 1 de julio de 2011

Lição Bíblica

1 Tessalonicenses 5.12-28
12 Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam;
13 e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros.
14 Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.
15 Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.
16 Regozijai-vos sempre.
17 Orai sem cessar.
18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19 Não apagueis o Espírito.
20 Não desprezeis as profecias;
21 julgai todas as coisas, retende o que é bom;
22 abstende-vos de toda forma de mal.
23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
25 Irmãos, orai por nós.
26 Saudai todos os irmãos com ósculo santo.
27 Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos.
28 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.
O final da epístola ensina qual deve ser o nosso comportamento entre os irmãos, para com todos os homens, em relação a Deus e, por fim, na Igreja. Em suma, nossa vida inteira está encerrada nestas curtas exortações. Se é uma questão de regozijar, que seja sempre; de orar, que seja sem cessar; de dar graças, que seja em tudo. A fé nos permite agradecer ao Senhor mesmo pelas coisas que nos parecem penosas. Orar sem cessar é permanecer em Sua comunhão, o que será também nossa salvaguarda contra o mal sob todas as suas formas (v. 22). Aquele que nos resgatou completamente - espírito, alma e corpo - exige também a santidade de todo o nosso ser (4:3). As manchas do espírito e do coração, embora invisíveis, são tão temíveis como as do corpo. Peçamos ao Senhor, que é fiel, que nos conserve íntegros e irrepreensíveis, semelhantes a Ele, para o momento da grande reunião. Na verdade, nenhum pensamento é mais apropriado para nos santificar que o do retorno do Senhor Jesus (leia 1 João 3:3). Esta inestimável promessa se encontra mencionada no fim de cada um dos cinco capítulos desta epístola. Não a percamos de vista. Até então, que "a graça de nosso Senhor Jesus Cristo" seja com cada um de nós.