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Mais uma dança exclusivamente masculina no patrimônio avoengo rio-grandense, em que os dançarinos expressam vigor físico em movimentos de passar um bastão de madeira leve, sob um perna e outra. Dança encontrada em 1961 em São Francisco de Paula nos rincões do ir e vir de tropas de mulas, na encosta da serra do mar, tendo como informante o Sr. Domenciano Lopes.
A dança consiste em duas partes distintas. Em uma o dançarino cruza uma perna e outra por cima do porrete, numa cadencia característica musical, tendo uma ponta do porrete na mão e a outra apoiada no chão. Na outra parte da dança, o porrete é deixado no solo para o dançarino realizar sapateios por um lado e outro deste, em movimentos semelhante a “chula”*. Embora sendo tema coreográfico de características individuais, as pesquisas indicam que uma vez ou outra, dois destros dançarinos se encontravam e realizavam figuras em dupla. E nos dias atuais, essa dança denota grande beleza artística ao ser ensaiada de forma coletiva para espetáculos e festivais Birivas. O tema musical foi gravado por 1º vez , comercialmente no LP “Do Folk aos Novos Rumos”, de Paixão Cortes- Continental, em 1977, e a coreografia esta descrita no livro “Danças Tradicionais Rio-grandenses Achegas, de Paixão Cortes.
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