viernes, 13 de agosto de 2004

Bênçãos e privilégios em Cristo (Efésios 1.1-3)

EFÉSIOS [1]
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
2 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;


A epístola aos Efésios apresenta o plano da salvação envolvendo o passado, presente e futuro dos crentes em Cristo.
O versículo 3 abre o cortejo de "todas as bênçãos espirituais em Cristo". O apóstolo Paulo começa com uma exclamação de louvor e adoração ao Senhor, demonstrando que a vida cristã só tem sentido se tivermos sempre uma atitude de reconhecimento e ação de graças ao doador de todas as bênçãos: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo".
A palavra "bendito", citada no versículo 3, torna exclusiva e singular a fonte de todas as bênçãos que é Deus Pai. Só Ele é digno de ser bendito porque somente Ele é o perfeito doador de bênçãos. A fonte é original. não é imaginária, nem falsa. Ela é identificada como o "Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo". Por três vezes nesse mesmo capítulo a Palavra de Deus nos ensina que a finalidade de todas as coisas realizadas por Deus é o louvor de sua glória (Ef 1.6, 12, 14).
As bênçãos espirituais em Cristo estão acima de todo e qualquer bem físico ou material. As riquezas de que fala o apóstolo são espirituais, porque, na realidade, Paulo não tinha nada materialmente. Sua fé e confiança estavam depositadas na contemplação das riquezas espirituais. Lamentavelmente, esse texto tem sido interpretado erroneamente, como se referisse às riquezas materiais, como sendo bênçãos espirituais. Cuidado com a falsa teologia da prosperidade.
A expressão "nos lugares celestiais" indica a sublimidade da vida cristã, o nível mais elevado no qual fomos colocados. Essas "bênçãos espirituais" são alcançadas pelos que, pela fé em Cristo, vivem no plano espiritual (Gálatas 2.20; Colossenses 3.3), pois os termos "lugares celestiais" não tem um sentido geográfico, físico ou espacial, mas trata-se de estado e realidade espirituais que são alcançados somente pelos que, por amor e dedicação a Cristo, renunciaram a uma vida carnal e vivem uma vida biblicamente espiritual (Romanos 8.1). Ser abençoado "nos lugares celestiais" significa ter alcançado um estado de vida e galgado uma posição espiritualmente acima do plano meramente físico ou material. Em Cristo, o cristão é levado desse mundo tenebroso e colocado numa posição de superioridade. Significa que está por cima, nunca por baixo, o que deve ser uma coisa normal da nova criatura (2 Coríntios 5.17).

No hay comentarios.: