viernes, 16 de setiembre de 2011

Lição Bíblica

2 João 1-13
1 O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,
2 por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre,
3 a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.
4 Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai.
5 E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor.
7 Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo.
8 Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.
9 Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.
10 Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas.
11 Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más.
12 Ainda tinha muitas coisas que vos escrever; não quis fazê-lo com papel e tinta, pois espero ir ter convosco, e conversaremos de viva voz, para que a nossa alegria seja completa.
13 Os filhos da tua irmã eleita te saúdam.
Depois de ter revelado as características da verdade em sua primeira epístola, o apóstolo continua a nos mostrar, em duas curtas epístolas, essa verdade na prática. Nesta epístola ele já não escolhe o exemplo de um pai na fé (1 João 2:13), mas de uma senhora cristã com seus filhos, dos quais alguns, para sua alegria, andavam na verdade. Caros jovens cristãos, saibam que representa uma grande alegria para aqueles que os amam vê-los não só conhecer, mas também andar segundo os ensinamentos da Palavra (v. 4; 3 João 4). A conduta dos filhos constitui a prova mais cabal de que um lar cristão é governado pela verdade. Numa época em que há tanta corrupção, o lar é o lugar que resta para a criança poder crescer protegida da sujeira do mundo. Mas virão ocasiões em que a verdade terá de ser defendida contra os inimigos de fora (v. 10; Atos 20:30). O verdadeiro amor nos obriga a não receber a esses indivíduos. Toleraríamos a um visitante que viesse nos dizer mentiras acerca de nossa mãe ou de alguém a quem queremos bem? A senhora crente e seus filhos convertidos são instados aqui a não discutirem com essa gente, ... mas a fechar-lhes a porta. A verdade é o nosso maior tesouro. Não façamos pouco caso dela (Provérbios 23:23).

No hay comentarios.: