miércoles, 29 de febrero de 2012

Lição Bíblica

Lucas 9.57-62

57 Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores.
58 Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
59 A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
60 Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.
61 Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.
62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

Lucas 10.1-9

1 Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir.
2 E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
3 Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
4 Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho.
5 Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa!
6 Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós.
7 Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; porque digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis a mudar de casa em casa.
8 Quando entrardes numa cidade e ali vos receberem, comei do que vos for oferecido.
9 Curai os enfermos que nela houver e anunciai-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus.

É fácil dizer: "Seguir-te-ei para onde quer que fores" (v. 57). Mas o Senhor Jesus não ocultou o que se requer daqueles que querem segui-LO (vide v. 23). Os maiores obstáculos não se encontram no caminho, porém em nossos corações; e, para nos ajudar a descobri-los, o Senhor lança luz sobre as verdadeiras motivações do coração do homem. O pendor ao conforto (v. 58), isso ou aquilo a que nos apegamos, costumes e hábitos (v. 59, 61) podem facilmente tomar o lugar da obediência que devemos a Cristo. Essas coisas podem facilmente nos levar a lamentar, a olhar para trás e, talvez o que seria vergonhoso, a desistir de tudo.

No capítulo 10 o Senhor Jesus separa 70 obreiros, e Ele mesmo os envia à seara. Dão-lhes instruções e lhes envia "como cordeiros para o meio de lobos" (v. 3), pois devem evidenciar a humildade e a brandura d'Aquele que em meio desses mesmos lobos foi o Cordeiro.

Hoje, como antes, há poucos obreiros. Supliquemos, pois, com veemência ao Senhor da grande seara (2 Tessalonicenses 3:1). Ele é Aquele encarregado de designar, de formar e de enviar novos obreiros. Contudo, para poder orar com fervor e sinceramente por essa questão, precisamos nós mesmos estar dispostos a ser enviados, acatando a designação divina.

No hay comentarios.: