sábado, 8 de abril de 2006

A Doutrina da Trindade

Um pequeno estudo para reflexão e para conhecerdes melhor o Deus Vivo.

A Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos.



Joel Machado



"Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai,
e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28.19).

A cristologia, em termos de fé, é uma questão de salvação ou
perdição, e não meramente uma doutrina alternativa.

Para leitura:

João 1.1-3, 14

1 – No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo
era Deus.

2 – Ele estava no princípio com Deus.

2 – Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi
feito se fez.

14 – E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua
glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de
verdade.



1 Coríntios 12.4-6

4 – Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

5 – E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

6 – E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo
em todos.



Efésios 4.4-5

4 – Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em
uma só esperança da vossa vocação;

5 – Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

por todos, e em todos.



I. Definindo os termos

1. Verbo (Jo 1.1, 14). O vocábulo "Verbo" é às vezes traduzido
por "Palavra". O vocábulo original aqui para "Verbo" é Logos. Não tem
correspondente em língua moderna. O Logos de Jo 1.1 não é impessoal,
mas uma pessoa; é o Verbo Eterno, que se tornou Filho, o encarnado de
Deus, quando foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria,
cumpriu-se assim a promessa de Deus: "Tu és meu Filho, eu hoje te
gerei" (Sl 2.7; At 13.33). A partir daí "o Verbo se fez carne e
habitou entre nós" (João 1.14) e "nele habita corporalmente toda a
plenitude da divindade" (Cl 2.9).

2. Filho. A expressão "Filho de Deus" revela a divindade de
Cristo. É estultícia afirmar que Jesus não é Deus, mas o "Filho de
Deus". O conceito de filho no pensamento judaico fala de participação
e de igualdade, como é o caso de "filho da luz" (Lc 16.8), "filhos da
ressurreição" (Lc 20.36). Jesus como "Filho de Deus" revela sua
deidade, assim como seu título "Filho do homem" revela sua humanidade.

3. Filho Unigênito. A expressão "Filho Unigênito" revela a
divindade de Cristo. No Novo Testamento a expressão aparece cinco
vezes concernente a Cristo: Jo 1.14,18; 3.16; 1 Jo 9.4. Etimologia
de "unigênito": O termo original é monogenes. "Mono" significa único,
e o genes deriva de genos = raça, tipo (e não de gennao = gerar).
Isaque, por exemplo, é chamado unigênito de Abraão, e sabemos que
Abraão gerou também Ismael e outros filhos com Quetura (Gn 16.15;
25.1-4). Isto mostra que a dita palavra reflete a idéia de natureza,
caráter, tipo, e não de geração. "Unigênito", na Bíblia, significa
portanto, o "único da espécie, único do tipo". Jesus é singular,
único filho de Deus que tem a essência do Pai.



II. Definindo a Trindade

1. O nome "Deus". O nome "Deus" tem variação de emprego no seu
sentido na Bíblia. Aparece com referência ao Pai sozinho, como Deus
verdadeiro e absoluto (Fp 2.11); em Jo 1.1: "...e o Verbo estava com
Deus...". Com referência ao Filho, como Deus absoluto, com toda a sua
plenitude (1 Jo 5.20; Cl 2.9) e na última parte de Jo 1.1: "...e o
Verbo era Deus". Da mesma forma com relação ao Espírito Santo (At 5.3-
4). Muitas vezes, se refere à Trindade (1 Co 12.28).

2. O nome "Jeová". O mesmo acontece com o vocábulo Jeová, ou
Iavé, ou "SENHOR", conforme nossas versões do Antigo Testamento.
Refere-se ao Pai (Sl 110.1), ao Filho (Jr 23.5-6), ao Espírito Santo
(2 Sm 23.2-3), e à Trindade (Dt 6.4; Sl 83.18). Convém salientar que
a unidade de Dt 6.4: "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único
Senhor" é composta e não absoluta.

3. A Trindade bíblica. Há um só Deus e Deus é um só (Dt 6.4; 1
Co 8.6; Ef 4.6). A Bíblia, entretanto, ensina que cada pessoa da
Trindade é Deus absoluto em toda a sua plenitude. A Trindade,
portanto, é a união de três Pessoas distintas em uma só Divindade, e
não em uma só Pessoa, pois a unidade de Deus é composta e não
absoluta, e isso em nada contradiz o princípio judaico-cristão do
monoteísmo.

4. Conceito. Reiteremos aqui o que foi dito anteriormente sobre
Deus subsistindo como uma Trindade: "Pois existe uma única Pessoa do
Pai, outra do Filho, e outra do Espírito Santo. Mas a deidade do Pai,
do Filho e do Espírito Santo é toda uma só, a glória é igual e a
majestade é coeterna". O Filho não é parte da Divindade, mas Deus
absoluto, e da mesma forma o Espírito Santo. Devemos ter o cuidado de
não confundir as Pessoas; isso é muito importante, pois evita cairmos
no Unicismo.

5. Trindade: um termo técnico. O termo "Trindade" não aparece na
Bíblia. Ele surgiu na Igreja a partir do século II. Como já vimos, é
um termo que fala de Deus em três Pessoas. É o termo mais conveniente
para designar o Deus trino, que se revela através das Escrituras,
como Pai, Filho e Espírito Santo, apesar de ser ao mesmo tempo uno. É
um mistério divino que ultrapassa a nossa razão, mas pela fé sincera
na Palavra de Deus apreendemos essa doutrina fundamental.

6. A Trindade na Bíblia. Gênesis 1.1, onde o nome hebraico para
Deus, Elohim, é plural, já mostra que essa unidade de Deus é
composta. "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa
semelhança" (Gn 1.26); "Eis que o homem é um de nós, sabendo o bem e
o mal" (Gn 3.22); "Desçamos e confundamos ali a sua língua..." (Gn
11.7). O batismo de Jesus (Mt 3.16-17); a fórmula batismal (MT
28.19); a distribuição dos dons espirituais (1 Co 12.4-6); a bênção
apostólica (2 Co 13.13) e a unidade da Igreja em Deus (Ef 4.4-6) são
provas bíblicas irrefutáveis da Trindade.



III. Cada Pessoa da Trindade é Deus verdadeiro

1. Deus. A Bíblia diz que um só é chamado Deus (Dt 4.35, 39; Is
44.6, 8; 45.5, 21; 46.9); no entanto, a Bíblia também diz que cada
uma destas pessoas é Deus – o Pai (Jo 17.3; 1 Co 8.4,6; Ef 4.6); o
Filho (Jo 1.1; Rm 9.5; Hb 1.8-9 comp. Sl 45.6-7; 1 Jo 5.20) e o
Espírito Santo (At 5.3-4; 7.51 comp. Sl 78.18-19). Um só Deus em três
Pessoas e não uma só Pessoa.

2. Jeová (SENHOR em nossas versões). As Escrituras Sagradas
afirmam que somente um é chamado Jeová (Dt 6.4; Ne 9.6; Sl 83.18; Is
45.5-6; 18); no entanto, nos ensinam que cada uma destas Pessoas é
Jeová – o Pai (1 Sm 2.2; 1 Cr 17.20; Is 37.20); o Filho (Is 40.3
comp. Mt 3.3; Jr 23.5-6) e o Espírito Santo (Jz 15.14 comp. 16.20;
Hb 3.7 comp. Êx 17.7-8; 2 Pe 1.21 comp. Nm 12.6).

3. Deus de Israel. Segundo a Palavra de Deus, somente um é
chamado Deus de Israel (Dt 5.1, 6, 7). A Bíblia entretanto ensina que
cada Pessoa da Trindade é Deus de Israel – o Pai (Sl 72.18), o Filho
(Ez 44.2; Lc 1.16-17) e o Espírito Santo (2 Sm 23.2-3).

4. SENHOR Deus. A Bíblia nos ensina que somente um é chamado
SENHOR Deus (2 Sm 7.22); no entanto, ela mesma nos ensina que cada
uma dessas três Pessoas é SENHOR Deus – o Pai (Os 13.4); o Filho (Ez
44.2) e o Espírito Santo(At 7.51 comp. 2 Rs 17.14).



IV. Atributos naturais de cada Pessoa da Trindade

1. Onipotente. O mesmo que Todo-poderoso. A Bíblia afirma que
somente Deus é onipotente (Dt 3.24; Sl 89.6-8; Is 43.12-13; Jr 10.6),
e ela mesma ensina também que cada uma dessas Pessoas é onipotente –
o Pai (2 Cr 20.6; Is 14.27; Ef 1.19); o Filho (Mt 28.18; Ap 1.8; 3.7)
e o Espírito Santo (Zc 4.6; Lc 1.35).

2. Eterno. Significa que não teve origem e nem terá fim. Um ser
à parte da criação. A Bíblia é clara em ensinar que somente Deus é
eterno (Is 40.28; 41.4; 43.10,13; 44.6), e com essa mesma clareza
ensina a Bíblia que cada uma das Pessoas da Trindade é Eterna – o Pai
(Sl 90.2; 93.2); o Filho (Is 9.6; Mq 5.2; Jo 1.1; 8.58; 17.5, 24; Ap
1.17-18) e Espírito Santo (Gn 1.2; Hb 9.14).

3. Onipresente. É o poder de estar em toda a parte do universo
ao mesmo tempo. Essa palavra não aparece na Bíblia, como também a
palavra Trindade. Porém, a evidência da onipresença está implícita em
Sl 139.7; 1 Rs 8.27; Jr 23.24). É um termo teológico posterior. As
Santas Escrituras ensinam que somente Deus é onipresente (Jr 23.23-
24); no entanto, revelam que cada uma dessas três Pessoas é
onipresente – o Pai (Am 9.2-3; Hb 4.13); o Filho (Mt 18.20; 28.20; Jo
3.13) e o Espírito Santo (Sl 139.7-10; 1 Co 3.16; Jo 14.17).

4. Onisciente. É o poder de saber todas as coisas. É um termo
teológico à parte das Escrituras. A Bíblia Sagrada afirma que somente
Deus é onisciente (1 Rs 8.39; Dn 2.20-22; Mt 24.36); no entanto,
encontramos nela que cada uma dessas Pessoas é onisciente – o Pai (1
Cr 28.9; Is 48.5-7; 42.9); o Filho (Mc 9.34-35; Jo 2.24-25; 16.30; Lc
19.41-44; Jo 6.64; 18.4) e o Espírito Santo (Ez 11.5; Rm 8.26-27; 1
Co 2.10-11; 1 Tm 4.1).

5. O Criador. As Escrituras Sagradas afirmam que somente Deus é
o Criador (Is 44.24; 45.5-7; 18), mas ao mesmo tempo ensinam que cada
uma dessas três Pessoas é o Criador – o Pai (Ne 9.6; Jr 27.5; Sl
146.6; At 14.15); o Filho (Jo 1.1-3; Cl 1.16-18; Hb 1.2, 10) e o
Espírito Santo (Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30).

6. Vida. A Bíblia diz que somente Deus é a fonte da vida (Dt
32.39); no entanto, ela também afirma que cada uma dessas três
Pessoas é a fonte da vida – o Pai (Sl 36.9; At 17.25, 28); o Filho
(Jo 1.4; 11.25) e o Espírito Santo (Rm 8.2; Jó 33.4).

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