jueves, 18 de noviembre de 2010

Lição Bíblica

João 2.1-12
1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.
2 Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.
3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.
4 Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
5 Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.
6 Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.
7 Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente.
8 Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram.
9 Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo
10 e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.
11 Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
12 Depois disto, desceu ele para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.

O Senhor Jesus foi convidado para um casamento. Porém, observem que esta cena tem lugar fora da sala onde aconteceu a festa e nada nos é dito a respeito dos que casaram. Tudo que sabemos sobre eles é que tiveram a feliz idéia de convidar Jesus e Seus discípulos para as bodas. Queridos amigos, estamos aptos a incluir o Senhor em todas as nossas atividades? Estaria Ele sempre livre para associar-se às nossas celebrações familiares e às nossas diversões? Ele é o único que pode nos assegurar o verdadeiro gozo, do qual o vinho é uma figura na Palavra de Deus. Contudo, é a água destinada à purificação que produz esse vinho de gozo. Esse será o caso com Israel nos tempos da restauração, como é o caso da Igreja também. Apenas experimentamos o gozo espiritual conforme a medida em que primeiro praticamos o auto-juízo.
A atitude do homem é servir "primeiro o bom vinho" (v. 10). Desde a sua juventude o homem se apressa a gozar de tudo que a vida pode lhe oferecer, porque, com os anos, pouco a pouco virão as preocupações, as penas, o declínio e a morte; por isso o bom vinho é apresentado primeiro. O Senhor Jesus age diferente. Ele tem reservado para os Seus eterno gozo, o qual não se compara de nenhum modo com as vãs felicidades desta Terra. Não desejemos qualquer outra coisa que isso.

No hay comentarios.: