sábado, 27 de noviembre de 2010

Lição Bíblica

João 5.31-47

31 Se eu testifico a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.
32 Outro é o que testifica a meu respeito, e sei que é verdadeiro o testemunho que ele dá de mim.
33 Mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
34 Eu, porém, não aceito humano testemunho; digo-vos, entretanto, estas coisas para que sejais salvos.
35 Ele era a lâmpada que ardia e alumiava, e vós quisestes, por algum tempo, alegrar-vos com a sua luz.
36 Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou.
37 O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma.
38 Também não tendes a sua palavra permanente em vós, porque não credes naquele a quem ele enviou.
39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
40 Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.
41 Eu não aceito glória que vem dos homens;
42 sei, entretanto, que não tendes em vós o amor de Deus.
43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, certamente, o recebereis.
44 Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?
45 Não penseis que eu vos acusarei perante o Pai; quem vos acusa é Moisés, em quem tendes firmado a vossa confiança.
46 Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito.
47 Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?
O Senhor Jesus contesta a incredulidade dos judeus ao invocar quatro testemunhos a Seu favor: o de João (v. 32-35), o de Suas próprias obras (v. 36); o de Seu Pai que, no rio Jordão, chamou atenção para Seu Filho amado (v. 37) e, finalmente, o das Escrituras (v. 39). Existem muitas referências ao Messias no livros de Moisés (v. 46; vide, por exemplo, Gênesis 49:10, 25; Números 24:17). Embora pretendessem reverenciar Moisés, os judeus não criam em suas palavras, já que recusavam Aquele a quem ele profetizou (v. 46; Deuteronômio 18:15). Em contraste, estão dispostos a, no futuro, receber o Anticristo (v. 43).

"Examinais as Escrituras", recomenda o Senhor Jesus. É através delas que podemos melhorar o nosso conhecimento de Sua infinita Pessoa.

Receber a glória dos homens e buscar a sua aprovação é uma forma de incredulidade (v. 44). Pois Deus declara que não somos nada (Gálatas 6:3) e que não há nada em nós de que possamos nos gloriar (2 Coríntios 10:17). Porém, ao invés de crer nEle, muitas vezes preferimos nos comprazer no bem que os demais podem pensar de nós! O Senhor Jesus não buscava nenhuma glória da parte dos homens (v. 41; compare Paulo em 1 Tessalonicenses 2:6). E nós deveríamos ser capazes de imitá-LO, se tivermos em nós o amor de Deus e o desejo de agradá-LO (compare v. 42).

No hay comentarios.: