jueves, 3 de mayo de 2012

Lição Bíblica

João 9.17-34

17 De novo, perguntaram ao cego: Que dizes tu a respeito dele, visto que te abriu os olhos? Que é profeta, respondeu ele.
18 Não acreditaram os judeus que ele fora cego e que agora via, enquanto não lhe chamaram os pais
19 e os interrogaram: É este o vosso filho, de quem dizeis que nasceu cego? Como, pois, vê agora?
20 Então, os pais responderam: Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego;
21 mas não sabemos como vê agora; ou quem lhe abriu os olhos também não sabemos. Perguntai a ele, idade tem; falará de si mesmo.
22 Isto disseram seus pais porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam assentado que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
23 Por isso, é que disseram os pais: Ele idade tem, interrogai -o.
24 Então, chamaram, pela segunda vez, o homem que fora cego e lhe disseram: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
25 Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo.
26 Perguntaram-lhe, pois: Que te fez ele? como te abriu os olhos?
27 Ele lhes respondeu: Já vo-lo disse, e não atendestes; por que quereis ouvir outra vez? Porventura, quereis vós também tornar-vos seus discípulos?
28 Então, o injuriaram e lhe disseram: Discípulo dele és tu; mas nós somos discípulos de Moisés.
29 Sabemos que Deus falou a Moisés; mas este nem sabemos donde é.
30 Respondeu-lhes o homem: Nisto é de estranhar que vós não saibais donde ele é, e, contudo, me abriu os olhos.
31 Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende.
32 Desde que há mundo, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença.
33 Se este homem não fosse de Deus, nada poderia ter feito.
34 Mas eles retrucaram: Tu és nascido todo em pecado e nos ensinas a nós? E o expulsaram.
Para os fariseus esse cego que foi curado é um incômodo testemunho do poder do Senhor Jesus. A primeira coisa que procuram, então, é obter dele ou de seus pais uma palavra que lhes permitisse contestar esse milagre. E quando se torna impossível para eles negar o milagre, se esforçam em desprestigiar Quem o realizou e a empilhar desonra sobre Ele (8:49). Afirmam: "Nós sabemos que esse homem é pecador" (v. 24) ainda que um pouco antes o Senhor haja lhes perguntado: "Quem dentre vós me convence de pecado?"(8:46).

Há uma grande diferença entre esse cego e seus pais. Os pais demonstram menos interesse pela verdade que por sua posição religiosa. Confessar a Jesus como o Cristo e participar em Sua rejeição é muito para eles; é mais do que podem suportar. Temem uma desgraça - quantas pessoas hoje em dia se assemelham a eles! O filho deles, por outro lado, não está embaraçado com tais argumentos. Os fariseus não conseguem tirar a sua humilde confiança nAquele que o curou. Ele passou das trevas à luz; não é para ele uma teoria ou uma doutrina, é um fato evidente. Ele simplesmente diz: "Uma coisa sei: Eu era cego, e agora vejo" (v. 25). Podemos dizê-lo junto com ele?

No hay comentarios.: