martes, 15 de mayo de 2012

Lição Bíblica

João 14.15-31

15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.
20 Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo?
23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.
25 Isto vos tenho dito, estando ainda convosco;
26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
28 Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
29 Disse-vos agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais.
30 Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim;
31 contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.
O Senhor Jesus está a ponto de deixar os Seus amados discípulos, mas Ele não os deixará órfãos. Ele lhes enviará uma Pessoa divina para confortá-los e sustentá-los, para vir e ajudá-los (v. 16 - Consolador é a mesma palavra de 1 João 2:1: Advogado. É aquele que defende a causa de uma pessoa e que vem para ajudá-la e assisti-la). Este é o Espírito Santo, que não só estará com os crentes, mas neles, para ensiná-los (v. 26). O Senhor Lhe chama de "outro Consolador", porque Ele mesmo permanece como o Consolador celestial, o Advogado junto ao Pai (1 João 2:1).

O Senhor Jesus ainda faz três outras promessas aos Seus: (1) a nova vida que flui da Sua (v. 19); (2)um lugar especial no amor do Filho - e do Pai - para todo aquele que comprovar seu amor por Ele ao guardar os Seu mandamentos (vs. 21, 23); (3) e, finalmente, paz, a Sua própria paz (v. 27). Quão verdadeiro é que Ele não a dá "como a dá o mundo". O Mundo oferece pouco e tira muito; distrai e retarda a consciência, agindo como uma droga tranqüilizadora, a qual por um momento parece acalmar a ansiedade e os tormentos da alma, mas que é apenas uma ilusão de paz. A paz que o Senhor Jesus dá satisfaz completamente o coração, e, ademais, é eterna.

Por fim, o Senhor diz aos Seus discípulos que o verdadeiro amor por Ele não deve buscar retê-LO egoisticamente aqui embaixo, senão que deve regozijar-se com Ele nesse Seu gozo (v. 28).

No hay comentarios.: