2 Coríntios 12.11-21
11  Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia  ter sido louvado por vós; porquanto em nada fui inferior a esses tais  apóstolos, ainda que nada sou.
12  Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de  vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes  miraculosos.
13  Porque, em que tendes vós sido inferiores às demais igrejas, senão  neste fato de não vos ter sido pesado? Perdoai-me esta injustiça.
14  Eis que, pela terceira vez, estou pronto a ir ter convosco e não  vos serei pesado; pois não vou atrás dos vossos bens, mas procuro a vós  outros. Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para  os filhos.
15  Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma. Se mais vos amo, serei menos amado?
16  Pois seja assim, eu não vos fui pesado; porém, sendo astuto, vos prendi com dolo.
17  Porventura, vos explorei por intermédio de algum daqueles que vos enviei?
18  Roguei a Tito e enviei com ele outro irmão; porventura, Tito vos  explorou? Acaso, não temos andado no mesmo espírito? Não seguimos nas  mesmas pisadas?
19  Há muito, pensais que nos estamos desculpando convosco. Falamos em  Cristo perante Deus, e tudo, ó amados, para vossa edificação.
20  Temo, pois, que, indo ter convosco, não vos encontre na forma em  que vos quero, e que também vós me acheis diferente do que esperáveis, e  que haja entre vós contendas, invejas, iras, porfias, detrações,  intrigas, orgulho e tumultos.
21  Receio que, indo outra vez, o meu Deus me humilhe no meio de vós, e  eu venha a chorar por muitos que, outrora, pecaram e não se  arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram.
Que tristeza para o apóstolo    saber das calúnias contra ele (vv. 14 e 16; 7:2-3; comparar com Atos    20:33). Com uma conduta irreprovável, ele não deixou de andar,    juntamente com seus companheiros de obra, nas "mesmas pisadas" de    Cristo (v. 18). Se ele responde extensivamente às acusações,    não é para se justificar, mas visando a edificação    de seus amados coríntios (v. 19). De fato, não reconhecer o ministério    de Paulo era o mesmo que rejeitar a autoridade da Palavra divina que ele pregava.    Hoje em dia, quantos pretensos cristãos rejeitam alguma parte da Palavra    inspirada e particularmente as epístolas de Paulo! Os versículos    20 e 21 nos mostram a que pecados conduzem essa negligência e esse desprezo.
Assim, neste capítulo "encontramos    o mais glorioso estado ao qual um cristão pode ser elevado... e a mais    miserável condição na qual ele pode cair... Que contraste    entre essa elevação do terceiro céu e a vil degradação    carnal! E o cristão é capaz de se encontrar em ambas as situações!    Que lição e que advertência para cada crente!" (John    N. Darby).
domingo, 15 de mayo de 2011
Suscribirse a:
Comentarios de la entrada (Atom)





















No hay comentarios.:
Publicar un comentario