lunes, 23 de mayo de 2011

Lição Bíblica

Gálatas 5.1-15

1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.
2 Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
3 De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.
4 De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.
5 Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.
6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.
7 Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?
8 Esta persuasão não vem daquele que vos chama.
9 Um pouco de fermento leveda toda a massa.
10 Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
11 Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz.
12 Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia.
13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.
14 Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos.
O homem sempre considerou a liberdade o mais valioso dos bens. Mas, como pode desfrutar verdadeiramente dela? O homem, pobre escravo de suas paixões que é, nasce e morre com cadeias cravadas em seu coração. Só o Senhor Jesus pode libertá-lo (v. 1; João 8:36). Então surge outra pergunta: Que uso fará de sua liberdade aquele que foi redimido pelo Senhor Jesus? Volverá a se colocar deliberadamente sob o rigoroso jugo da lei? (v. 1). Tal atitude seria tão absurda como a de um criminoso querer retornar à prisão! Usará ele então a sua liberdade "para dar ocasião à carne"? (v. 13). Seria fazer o caminho inverso ao dos tessalonicenses -, deixar de estar ao serviço de Deus para voltar a se submeter à tirania dos ídolos deste mundo (ver 4:8-9; Lucas 11:24-26; 1 Tessalonicenses 1:9). Não, essa liberdade tão custosamente comprada pelo Salvador na cruz é uma liberdade que o crente usará para servir a seu próximo. Desse modo, ele finalmente cumprirá a lei, já que esta se resume a uma só palavra (v. 14): amor. "Pois quem ama ao próximo, tem cumprido a lei" (Romanos 13:8-9). Cumprirá também o mandamento do Senhor Jesus, cujo último e mais precioso anelo foi que amássemos uns aos outros como Ele nos amou (João 13:34; 15:12 e 17).

No hay comentarios.: