lunes, 11 de julio de 2011

Lição Bíblica

1 Timóteo 5.17-25

17 Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.
18 Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.
19 Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas.
20 Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam.
21 Conjuro-te, perante Deus, e Cristo Jesus, e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade.
22 A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro.
23 Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.
24 Os pecados de alguns homens são notórios e levam a juízo, ao passo que os de outros só mais tarde se manifestam.
25 Da mesma sorte também as boas obras, antecipadamente, se evidenciam e, quando assim não seja, não podem ocultar-se.

1 Timóteo 6.1-10
1 Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
2 Também os que têm senhor fiel não o tratem com desrespeito, porque é irmão; pelo contrário, trabalhem ainda mais, pois ele, que partilha do seu bom serviço, é crente e amado. Ensina e recomenda estas coisas.
3 Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade,
4 é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,
5 altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.
6 De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.
7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.
8 Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.
9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
Paulo continua expondo a Timóteo como se deve "proceder na casa de Deus" (1 Timóteo 3:15). Assunto vital pelo qual se interessa o próprio Deus é Sua casa - o Senhor Jesus Cristo e os anjos escolhidos, chamados a considerar a sabedoria de Deus na Igreja (v. 21; Efésios 3:10). Essa "multiforme sabedoria" deve manifestar-se também nos variados detalhes da vida da Igreja: responsabilidades do rebanho para com seus anciãos, comportamento dos servos de Deus para resolver os casos difíceis, instruções aos servos... (6:1-2). Quantas desordens se levantam assim que alguém não se sujeita mais às sãs palavras - palavras não de Paulo ou de Timóteo, mas de nosso Senhor Jesus Cristo (v. 3).

A piedade com o contentamento é em si mesma lucro, um grande lucro ao alcance de todos (4:8). Nossa civilização está comumente baseada na criação e satisfação de novas necessidades. Apesar de tudo, o ávido coração do homem permanece insaciável (comparar os vv. 9-10 com o Salmo 49:16-20). Agradeçamos ao Senhor por prover as nossas necessidades (v. 8). Sempre estaremos satisfeitos com o que Ele nos dá, se Ele mesmo, o Doador (que é o grande Objeto da piedade), satisfizer plenamente nosso coração.

No hay comentarios.: