domingo, 24 de julio de 2011

Lição Bíblica

Hebreus 2.1-9

1 Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.
2 Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo,
3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
4 dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.
5 Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando;
6 antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?
7 Fizeste -o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos.
8 Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas;
9 vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.
"Deus... nos falou pelo Filho..." "Por esta razão" - inicia o capítulo 2 - "importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas." Anteriormente, no monte santo, uma voz celestial ordenou solenemente que os três discípulos não ouvissem a Moisés e a Elias, mas sim ao Filho Amado. "Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus" (Mateus 17:5-8).

Nós também, pela fé, "vemos... Jesus" (v. 9). O capítulo 1 nos apresenta Jesus como Criador e Primogênito. Aqui Ele aparece como o Homem glorificado e o Conquistador da morte. No capítulo 1, os anjos de Deus O adoram; no capítulo 2, o Senhor Jesus foi feito um pouco menor que eles pelo infinitamente amargo sofrimento da morte que Ele experimentou (fim do v. 9). Porém, o Salmo 8 citado aqui nos revela todo o propósito de Deus em relação a "Jesus Cristo homem". Uma coroa de honra e glória está sobre Sua cabeça; o domínio universal Lhe pertence por direito; e em breve todos se prostrarão debaixo de Sua lei. Mas a posição que o "Autor da salvação" presentemente ocupa, proclama a excelência da salvação. E como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? (10:29). Preste atenção: adiar é negligenciar. Corramos com urgência para tomar posse desta "tão grande salvação".

No hay comentarios.: