miércoles, 27 de julio de 2011

Lição Bíblica

Hebreus 3.16-19

16 Ora, quais os que, tendo ouvido, se rebelaram? Não foram, de fato, todos os que saíram do Egito por intermédio de Moisés?
17 E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto?
18 E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes?
19 Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade.

Hebreus 4.1-7
1 Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.
2 Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.
3 Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.
4 Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.
5 E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso.
6 Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas,
7 de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
O descanso de Deus no sétimo dia após a criação foi logo perturbado pelo pecado do homem. E desde então a obra do Pai e do Filho para a redenção nunca cessou (João 5:17). Mas aprendemos aqui que:

Deus sempre tem em vista Seu descanso.

Este descanso é futuro e não pode ser confundido com o estabelecimento do povo em Canaã sob a liderança de Josué. Israel desfrutará do descanso terreno no milênio, enquanto a Igreja o desfrutará na glória celeste.

Apesar de Deus desejar compartilhar Seu descanso com Suas criaturas, nem todas entrarão nele.

Como outrora, no deserto, a incredulidade (3:19) e a desobediência (4:6) impedem o acesso à promessa. João 3:36 nos mostra, além disso, que aquele que desobedece é semelhante ao que não crê. E a obra de Deus é crer "naquele que por ele foi enviado" (João 6:29). Infelizmente, a condição de Israel era a mesma de milhões hoje em dia: "a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé" (4:2 e Romanos 10:17).

No hay comentarios.: