jueves, 20 de octubre de 2011

Lição Bíblica

Mateus 1.18-25

18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
19 Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.
20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.
21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
22 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta:
23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).
24 Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher.
25 Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.
Mateus 2.1-6

1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.
2 E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.
3 Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém;
4 então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer.
5 Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta:
6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.
O Senhor Jesus quis entrar nesse mundo como todos os outros homens, ou seja, através do nascimento. Objetos de uma graça muito especial, José e Maria foram escolhidos para receber e criar a divina Criança. Os planos de Deus se cumprem; e segundo as profecias, o nascimento do Herdeiro do trono de Davi acontece na cidade de Belém. Note-se que nesse evangelho não é mencionada a manjedoura que Lhe serviu de berço, tampouco algo que recorde Sua pobreza. Pelo contrário, Deus providencia tudo para que Seu Filho seja honrado por nobres visitantes: esses homens sábios vindos do Oriente. No tocante aos líderes dos judeus, nenhum deles se encontrava num estado moral que o capacitasse a adorar o Messias de Israel. Eles não desejavam Sua vinda. Além disso, estamos num dos períodos mais negros da história desse povo. O cruel Herodes, um edomita, reina em Jerusalém, violando a lei, segundo a qual nenhum estrangeiro deveria ser rei em Israel (Deuteronômio 17:15).

Com exceção de um pequeno número de almas piedosas que Lucas nos mostrará em seu evangelho, ninguém em Israel estava esperando o Cristo. E hoje, entre os que se dizem cristãos, quantos verdadeiramente esperam Sua volta?

No hay comentarios.: