jueves, 16 de agosto de 2012

Liçã Bíblica


Romanos 10.14-21

14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!
16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação?
17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
18 Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.
19 Pergunto mais: Porventura, não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? Moisés já dizia: Eu vos porei em ciúmes com um povo que não é nação, com gente insensata eu vos provocarei à ira.
20 E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim.
21 Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as mãos a um povo rebelde e contradizente.

 "A fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo" (v. 17). É, pois, imperativo que esta Palavra seja proclamada através de todo o mundo. "Que formosos são... os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia cousas boas, que faz ouvir a salvação", escreveu o profeta Isaías (52:7). Ele se referia a Cristo somente. Mas aqueles que se convertem também se tornam pregadores, e é por essa razão que o apóstolo escreve "dos que anunciam cousas boas" (v. 15). De fato, se cada um desses desejasse ser um mensageiro cheio de fervor por toda a parte aonde o Senhor os enviasse, a mensagem do Evangelho alcançaria as extremidades do mundo habitado (v. 18). O versículo 15 nos mostra de que maneira os crentes devem pregar: não somente com palavras, mas principalmente com a beleza do seu andar, pois seus pés estão calçados com "a preparação do evangelho da paz" (Efésios 6:15).

A pergunta entristecida: "Quem creu em nossa pregação?" (v.16; Isaías 53:1) enfatiza que muitos corações ainda permanecem fechados. Esse era o caso de Israel, apesar das advertências de todo o Velho Testamento: Moisés (v. 19), Davi (v. 18), Isaías (vv. 15-16, 20-21), ou seja, a Lei, os Salmos e os Profetas. Porém, nós mesmos devemos ter cuidado para não nos tornarmos também rebeldes e contradizentes (v. 21).

No hay comentarios.: