jueves, 2 de agosto de 2012

Lição Bíblica

Romanos 4.13-25

13 Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé.
14 Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa,
15 porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão.
16 Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós,
17 como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.
18 Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
19 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara,
20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,
21 estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.
22 Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.
23 E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta,
24 mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,
25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.

Se Deus é poderoso para cumprir o que prometeu (v. 21), o homem, por sua parte, é completamente incapaz de cumprir as próprias obrigações. Esta é a razão pela qual as promessas feitas a Abraão (e ao cristão) não envolvem nenhuma condição... basta somente crer. Aparentemente, tudo contradizia o que Deus havia prometido a Abraão. Porém ele "não duvidou... estando plenamente convicto..." (vv. 20-21). De onde vinha esta fé inabalável? Vinha do fato de que ele conhecia Aquele que havia feito as promessas, e nEle Abraão confiava plenamente. A assinatura de alguém que respeitamos tem muito mais valor que a de um desconhecido; é a garantia do cumprimento da promessa. A fé crê nas promessas porque crê no Deus que as criou (vv. 17 e 3; 2 Timóteo 1:12). Ela se agarra às grandes verdades anunciadas em Sua Palavra: a morte do Senhor Jesus para expiação dos nossos pecados, Sua ressurreição para nossa justificação (v. 25).

Querido amigo, você, que chegou a este ponto da leitura, pode dizer com todos os crentes: "Eu possuo esta fé que confere salvação. Foi por meus pecados que Jesus se entregou; foi para minha justificação que Deus O ressuscitou".

No hay comentarios.: