lunes, 20 de agosto de 2012

Lição Bíblica


Romanos 12.9-21

9 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.
10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;
12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
13 compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade;
14 abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.
15 Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.
16 Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
17 Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;
18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;
19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

O assunto dos versículos 1 a 8 é o nosso serviço diante de Deus; os versículos 9 a 16 enumeram principalmente os deveres para com os nossos irmãos, enquanto do versículo 17 ao 21 o tema é a nossa responsabilidade com todos os homens. Cada uma dessas exortações, nas quais devemos meditar, encontra aplicação em nossa vida diária, pois a autoridade da Palavra se estende tanto à nossa vida familiar como ao nosso trabalho, tanto aos dias da semana como aos domingos, tanto aos dias alegres como aos tristes (v. 15). Não existe uma única circunstância em que não possamos ou não devamos comportar-nos como cristãos.

O versículo 11 encoraja-no a ser ativos. Contudo, os diversos serviços postos diante de nós: beneficência, hospitalidade (v. 13)... devem ser resumidos na expressão do versículo 12: "servindo ao Senhor" (e não à nossa reputação).

Alegrar-se com os que se alegram e ter compaixão dos humildes (v. 16), suportar com paciência as injustiças e os ultrajes (vv. 17-20) são coisas contrárias à nossa natureza, porém é dessa forma que a vida de Cristo se manifestará em nós, tal como se manifestou nEle (1 Pedro 2:21-23). Fazer o bem é a única resposta ao mal que nos é permitida, e também o único modo de superá-lo.

No hay comentarios.: