jueves, 3 de abril de 2003

O Antigo e O Novo Concerto

O Antigo e O Novo Concerto



Hb 8.6 "Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente,
quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em
melhores promessas".

Os capítulos 8-10 descrevem numerosos aspectos do antigo concerto
tais como o culto, as leis e o ritual dos sacrifícios no
tabernáculo; descrevem os vários cômodos e móveis desse centro de
adoração do AT. É duplo o propósito do autor: (1) contrastar o
serviço do sumo sacerdote no santuário terrestre, segundo o antigo
concerto, com o ministério de Cristo como sumo sacerdote no
santuário celestial segundo o novo concerto; e (2) demonstrar como
esses vários aspectos do antigo concerto prenunciam ou tipificam o
ministério de Cristo que estabeleceu o novo concerto. O presente
estudo sintetiza o relacionamento entre esses dois concertos.


(1) Segundo o antigo concerto, a salvação e o relacionamento correto
com Deus provinham de um relacionamento com Ele à base da fé
expressa pela obediência à sua lei e ao sistema sacrificial desta
(ver o estudo O CONCERTO DE DEUS COM OS ISRAELITAS). Os sacrifícios
do AT tinham três propósitos principais. (a) Ensinar ao povo de Deus
a gravidade do pecado. O pecado separava os pecadores de um Deus
santo, e somente através do derramamento de sangue poderiam
reconciliar-se com Deus e encontrar perdão (Êx 12.3-14; Lv 16;
17.11; Hb 9.22; ver Lv 1.2,3 notas; 4.3 nota; 9.8 nota). (b) Prover
um meio para Israel chegar-se a Deus mediante a fé, a obediência e o
amor (cf. 4.16; 7.25; 10.1). (c) Indicar de antemão ou prenunciar
(8.5; 10.1) o sacrifício perfeito de Cristo pelos pecados da raça
humana (cf. Jo 1.29; 1Pe 1.18,19; Êx 12.3-14; Lv 16; Gl 3.19 nota;
ver o estudo O DIA DA EXPIACÃO).

(2) Jeremias profetizou que, num tempo futuro, Deus faria um novo
concerto, um melhor concerto, com o seu povo (ver Jr 31.31-34 notas;
cf. Hb 8.8-12). É melhor concerto do que o antigo (cf. Rm 7) porque
perdoa totalmente os pecados dos que se arrependem (8.12),
transforma-os em filhos de Deus (Rm 8.15,16), dá-lhes novo coração e
nova natureza para que possam, espontaneamente, amar e obedecer a
Deus (8.10; cf. Ez 11.19,20), os conduz a um estreito relacionamento
pessoal com Jesus Cristo e o Pai (8.11) e provê uma experiência
maior em relação ao Espírito Santo (Jl 2.28; At 1.5,8; 2.16,17, 33,
38,39; Rm 8.14,15,26).

(3) Jesus é quem instituiu o novo concerto ou o novo testamento
(ambas as idéias estão contidas na palavra grega diatheke —
testamento), e seu ministério celestial é incomparavelmente superior
ao dos sacerdotes terrenos do AT. O novo concerto é um acordo,
promessa, última vontade e testamento, e uma declaração do propósito
divino em outorgar graça e bênção àqueles que se chegam a Deus
mediante a fé obediente. De modo específico, trata-se de um concerto
de promessa para aqueles que, por fé, aceitam a Cristo como o Filho
de Deus, recebem suas promessas e se dedicam pessoalmente a Ele e
aos preceitos do novo concerto.(a) O ofício de Jesus Cristo como
mediador do novo concerto (8.6; 9.15; 12.24) baseia-se na sua morte
expiatória (Mt 26.28; Mc 14.24; Hb 9.14,15; 10.29; 12.24). As
promessas e os preceitos desse novo concerto são expressos em todo o
NT. Seu propósito é: (i) salvar da culpa e da condenação da lei
todos que crêem em Jesus Cristo e dedicam suas vidas às verdades e
deveres do seu concerto (9.16,17; cf. Mc 14.24; 1Co 11.25); e (ii)
fazê-lo um povo que seja a possessão de Deus (8.10; cf. Ez 11.19,20;
1Pe 2.9).(b) O sacrifício de Jesus é melhor que os do antigo
concerto por ser um sacrifício voluntário e obediente de uma pessoa
justa (Jesus Cristo), e não um sacrifício involuntário de um animal.
O sacrifício de Jesus e o seu cumprimento da vontade de Deus foram
perfeitos, e, portanto, proveu um caminho para o pleno perdão,
reconciliação com Deus e santificação (10.10, 15-17; ver Lv 9.8
nota).(c) O novo concerto pode ser chamado o novo concerto do
Espírito, porque é o Espírito Santo quem outorga a vida e o poder
àqueles que aceitam o concerto de Deus (2Co 3.1-6; ver Jo 17.3 nota;
ver os estudos TERMOS BÍBLICOS PARA SALVAÇÃO e FÉ E GRAÇA).

(4) Todos os que pertencem ao novo cncerto por Jesus Cristo recebem
as bênçãos e a salvação oriundas desse concerto mediante sua
perseverança na fé e na obediência (ver 3.6 nota). Os infiéis são
excluídos dessas bênçãos (ver 3.18,19 nota; ver o estudo A APOSTASIA
PESSOAL).

(5) Estabelecido o novo concerto em Cristo, o antigo concerto se
tornou obsoleto (8.13). Não obstante, o novo concerto não invalida a
totalidade das Escrituras do AT, mas apenas as do pacto mosaico,
pelo qual a salvação era obtida mediante a obediência à Lei e ao seu
sistema de sacrifícios. O AT não está abolido; boa parte da sua
revelação aponta para Cristo (ver o estudo CRISTO NO ANTIGO
TESTAMENTO), e por ser a inspirada Palavra de Deus, é útil para
ensinar, repreender, corrigir e instruir na retidão (ver o estudo A
INSPIRAÇÃO E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS).

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