miércoles, 2 de abril de 2003

ORTODOXIA E HERESIA

ORTODOXIA E HERESIA
Joel Machado
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; perseveras nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (1 Tm 4.16).
Não é preciso ser erudito para permanecer salvo, mas é dever do cristão saber discernir a doutrina ortodoxa da doutrina herética.
Para leitura:
2 Pedro 2.1-4
1 - E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2 - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;
3 - e, por avareza, farão de vós negócios com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
4 - Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.
Hebreus 6.1-2
1 - Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
2 - E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
Seitas e Heresias
Definição: O termo como aparece na Bíblia significa facção, partido, grupo ou cisão. Inicialmente não tinha caráter pejorativo (At 15.5; 24.5,14). Depois assumiu sentido negativo (Gl 5.19-21).
No campo teológico: Os hereges "convertem a graça de Deus em dissolução e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo" (Jd v. 4). Uma tal seita consiste num grupo de pessoas unânimes em torno de uma interpretação particular da Bíblia, caracterizando-se por distorções do Cristianismo ortodoxo, no que diz respeito às doutrinas centrais da fé cristã. No cristianismo do século I, o termo heresia indicava a negação do evangelho pregado pelos apóstolos (2 Pe 2.1; 2 Co 11.3-4; Gl 1.8).
Doutrina
Definição: Doutrina é o conteúdo de um ensino ou crença. Ela pode ser divina (Mt 7.28; Jo 7.16; Tt 2.10); humana (Cl 2.22; Tt 1.14) e demoníaca (1 Tm 4.1). A doutrina divina é a Bíblia, ortodoxa e sadia. A humana e a de demônios são heréticas, que levam o homem à condenação e perdição.
Contribuição da doutrina: A doutrina responde às perguntas sobre Deus, a Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, sobre a natureza humana, sobre a vontade de Deus, sobre o nosso destino eterno. A perseverança na doutrina está relacionada à salvação (1 Tm 4.16). O conhecimento e a prática da doutrina cristã nos protegem contra a heresia (1 Tm 4.1-6; 2 Tm 2.18; Tt 1.11). Esse conhecimento não anula a espiritualidade do crente (1 Co 2.14-15; Rm 12.3) A doutrina contribui para a unidade da Igreja (Rm 16.17; 1 Co 1.10; Ef 4.12-13).
O Jesus das seitas (2 Pe 2.1-4): As seitas distorcem as verdades fundamentais sobre Cristo reveladas na Bíblia, e isso resulta num outro evangelho (Gl 1.6-8) e num outro Jesus (2 Co 11.4) que oferecem uma falsa salvação e um falso céu para os seus adeptos. As seitas modernas classificam-se em pseudocristãs, orientais, ocultistas e secretas.
Pseudocristãs. Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mormonismo), Meninos de Deus (também conhecida como A Família), Tabernáculo da Fé, Só Jesus, Igreja de Cristo Internacional (de Boston), Igreja da Unificação (Reverendo Moon), Igreja Local de Witness Lee, Voz da Verdade, Testemunhas de Ierrochua e Igreja Pentecostal Unida do Brasil..
Orientais. Arte Mahikari, Hare Krishna, Seicho-no-iê e Igreja Messiânica Mundial.
Ocultistas. Kardecismo, Legião da Boa Vontade, Santo Daime, Racionalismo Cristão, Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Cultura Racional, Ciência Cristã, Kabbalah e Nova Era.
Secretas. Maçonaria, Fraternidade Branca, Ordem Rosacruz (AMORC), Fraternidade Rosacruz e Teosofismo. A Maçonaria não é apenas uma associação ou confraria; ela é, também, uma religião.
Como identificar as seitas
Negam a doutrina da Trindade. Os adeptos das seitas procuram salvar-se por si mesmos e, por essa razão, a Trindade lhes é um insulto, e daí, ao rejeitarem ou a perverterem. A única seita que não rejeita a Trindade são os Adventistas do Sétimo Dia; mas à semelhança das Testemunhas de Jeová, alegam que Jesus é o arcanjo Miguel; seus adeptos sequer sabem o que significa isso.
São exclusivistas. Os promotores e adeptos das seitas ensinam que a salvação é exclusiva ao seu grupo religioso. Isso é uma afronta à graça de Deus e ao mérito do sacrifício de Jesus no Calvário. Jesus é o único Salvador, e somente Ele pode salvar (Jo 14.6; At 4.12). A Bíblia diz que a salvação está disponível, pela fé em Cristo, a todos os que se arrependerem de seus pecados (At 4.12; 10.43; Jo 3.15; Tt 2.11). "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Jl 3.32; Rm 10.13)
Além da Bíblia. Certas seitas e religiões negam explicitamente a autoridade da Bíblia; outras acrescentam algo a ela; e, ainda há as que declaram crer nela, mas na prática sequer incentivam seus adeptos à leitura da palavra de Deus. Colocam outros livros e líderes humanos como tendo a mesma autoridade da Bíblia ou acima dela. A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, inspirado por Deus (2 Tm 3.16). A Bíblia é a Palavra de Deus (Mc 7.13), o Livro do Senhor (Is 34.16). O profeta adverte: "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva "(Is 8.20).
Características das seitas. Elas se caracterizam por apresentarem novas "revelações ", novas interpretações da Bíblia, um outro Jesus rejeição do Cristianismo ortodoxo, liderança muito forte, mudanças constantes em sua teologia, falsas profecias e salvação pelas obras.
5. Conclusão. A Bíblia é a única fonte para se discernir entre a ortodoxia bíblica e a heresia. Ela é a Palavra de Deus inspirada; o único padrão que distingue o certo do errado. O movimento religioso que a rejeita e tem aversão pelos credos formulados pela Igreja Cristã nos primeiros séculos, é seita; e, como tal, é inimigo do Cristianismo bíblico e histórico.

No hay comentarios.: