jueves, 17 de marzo de 2005

Chula







É um motivo campestre de dança somente masculina (principal característica das danças birivas) na qual os dançarinos se confrontavam, cada qual desejando mostrar suas habilidades coreográficas através de gestuais movimentos e sapateadas, de um e de outro lado de uma haste de madeira, posta devidamente no chão.
Na Chula os peões demonstram suas capacidades artísticas numa bela coreografia sobre uma haste de madeira colocada no chão. Exige imensa habilidade e capacidade criativa, afora resistência física. Quadrinha característica da dança pode ser cantada: “Venha seu mestre chula ai seu chuliador e de uma paradinha para o tocador: Venha seu mestre chula ai que chulia bem, e de uma paradinha para mim também.” Nos tempos fandanguistas, nas rodas dos tropeiros birivas, a chula era, assim como as outras 3 danças birivas (Facões, Fandango Sapateado e Chico do Porrete) tocada somente com instrumentos cordófonos, mas hoje o acordeon esta presente. Deveria se observar mais o respeito à autenticidade do tema, onde a música tem intensidades diferentes na “preparação” mais forte, e na incursão pelo sapateador na lança a música fica menos intensa. Dança essa também demonstrada irresponsavelmente de forma distorcida em churrascarias de cunho turístico, sendo mais bela e vistosa se executada dentro de fundamentos folclóricos da lúdica gauchesca.

1 comentario:

Ju Lima dijo...

Bueno esta terceira imagem é do GRUPO PROCEDENCIA da cidade de Guarapuava-PR. Os Birivas da foto são: Lucas Portela, Evaldo Hollmam. Rodrigo Ribas, Andre Bueno, Luciano Gago e Pablo Bortolanza.