jueves, 17 de marzo de 2005

Fandango Sapateado







Motivo coreográfico de herança ibérica, na qual variado número de dançarinos, depois de bailar em conjunto, executa figuras solo ou em duplas, no centro da roda, exibindo suas habilidades de sapateador no rosetear das nazarenas.. Gostavam tambem, de imitar os animais que encontravam nas caminhadas, como a saracura, o aribú(urubu), criando assim interessantes figurações no bailar dessa primitiva dança, sendo recolhidas em torno de 31 figuras coreográficas.
Dança essa encontrada com muita dificuldade em Santo Antonio da Patrulha, Taquara, Rolante, Criúva(Rincão da Mulada) e Campo Bom, pelo pesquisador e folclorista Paixão Côrtes, por volta de 1960, onde obteve contato com alguns antigos "dançadores fandangueiros", de roteiros birivas.
Sempre lembrando a feição sóbria da dança, em que o homem biriva, em seu habitat pastoril, demonstrava sua lúdica no bailar expontâneo sem exageros,sob pena de se distanciar da mensagem do tema, como já é visto, infelizmente, alguns exemplos no movimento tradicionalista atual.

No hay comentarios.: