domingo, 17 de junio de 2012

Lição Bíblica


Atos 8.26-40

26 Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi.
27 Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém,
28 estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías.
29 Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha -o.
30 Correndo Filipe, ouviu -o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo?
31 Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele.
32 Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca.
33 Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada.
34 Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro?
35 Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus.
36 Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?
37 Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
38 Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.
39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo.
40 Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.

Filipe acabara de ser o instrumento de uma grande obra em Samaria. Quão grande deve ser sua surpresa ao receber agora a ordem de deixar o seu campo de trabalho e dirigir-se a um caminho deserto! Certamente é um lugar estranho para pregar o Evangelho! Contudo, ele obedece sem discutir. E eis que passa o carro de um alto oficial africano que fizera uma longa viagem para adorar em Jerusalém. Mas como esse homem poderia ter encontrado a Deus nessa cidade onde rechaçaram o Seu Filho? No entanto, de lá ele traz um tesouro infinitamente mais valioso do que o de sua rainha (v. 27): uma porção das Sagradas Escrituras. E Deus o conduziu em sua leitura até o coração do livro de Isaías, ou seja, o capítulo 53. Veja que o Senhor havia preparado tudo para o seu servo. Por intermédio dele, o etíope aprende a conhecer o Senhor Jesus. Ele pôde ser batizado e agora segue o seu caminho "cheio de júbilo" para - gostaríamos de supor - ser um mensageiro da graça em seu país distante.

Os evangelistas não são apenas os que pregam para grandes multidões. Quanto a nós, comecemos por ser obedientes, em especial no que concerne a nossas mudanças de caminho - por exemplo: o endereço ou o emprego. Então o Senhor também nos permitirá, no momento apropriado, deparar com alguém a quem possamos anunciar Jesus.

No hay comentarios.: