miércoles, 27 de junio de 2012

Lição Bíblica


Atos 13.32-52

32 Nós vos anunciamos o evangelho da promessa feita a nossos pais,
33 como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.
34 E, que Deus o ressuscitou dentre os mortos para que jamais voltasse à corrupção, desta maneira o disse: E cumprirei a vosso favor as santas e fiéis promessas feitas a Davi.
35 Por isso, também diz em outro Salmo: Não permitirás que o teu Santo veja corrupção.
36 Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção.
37 Porém aquele a quem Deus ressuscitou não viu corrupção.
38 Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste;
39 e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés.
40 Notai, pois, que não vos sobrevenha o que está dito nos profetas:
41 Vede, ó desprezadores, maravilhai-vos e desvanecei, porque eu realizo, em vossos dias, obra tal que não crereis se alguém vo-la contar.
42 Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no sábado seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras.
43 Despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, e estes, falando-lhes, os persuadiam a perseverar na graça de Deus.
44 No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
45 Mas os judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.
46 Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios.
47 Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra.
48 Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.
49 E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região.
50 Mas os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do seu território.
51 E estes, sacudindo contra aqueles o pó dos pés, partiram para Icônio.
52 Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo.

"E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação", escreve o apóstolo aos coríntios (1 Coríntios 15:14). Surpreende-nos, então, notar que ele tanto enfatiza a ressurreição do Senhor Jesus? Aos judeus a ressurreição demonstrava que Ele de fato era o Messias prometido, do qual falavam o Salmo 16 e outras escrituras (vv. 34-35). Aos pagãos, era a demonstração do poder de Deus e a prova do juízo que está determinado (17:31). Para nós, os crentes, a presença na glória de nosso Redentor vivo é a garantia de que Deus reconheceu a obra que fez em prol de nossa justificação (Romanos 4:25), de que nossa porção é celestial (Colossenses 3:1-2) e de que nossa esperança está "segura e firme" (Hebreus 6:18-20).

As "boas novas da promessa" (v. 32) encontram somente blasfêmia e contradição por parte dos miseráveis judeus (v. 45). Então os apóstolos, por ordem do Senhor, solenemente voltam-se para os gentios (v. 46) ao confirmar que a remissão dos pecados é concedida a todo aquele que crê (vv. 38-39).

Aqueles judeus não se julgavam dignos da vida eterna (v. 46). Isto é incredulidade, e de maneira nenhuma humildade! Na parábola do filho pródigo, o Senhor faz referência a esse tipo de gente na pessoa do filho mais velho (Lucas 15:25-30). Por seu egoísmo e sua própria justiça, ele se privou voluntariamente da alegria da casa paterna.

No hay comentarios.: