sábado, 30 de junio de 2012

Lição Bíblica


Atos 15.22-41

22 Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos,
23 escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, Síria e Cilícia, saudações.
24 Visto sabermos que alguns que saíram de entre nós, sem nenhuma autorização, vos têm perturbado com palavras, transtornando a vossa alma,
25 pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens e enviá-los a vós outros com os nossos amados Barnabé e Paulo,
26 homens que têm exposto a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27 Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais pessoalmente vos dirão também estas coisas.
28 Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais:
29 que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde.
30 Os que foram enviados desceram logo para Antioquia e, tendo reunido a comunidade, entregaram a epístola.
31 Quando a leram, sobremaneira se alegraram pelo conforto recebido.
32 Judas e Silas, que eram também profetas, consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram.
33 Tendo-se demorado ali por algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz aos que os enviaram.
34 Mas pareceu bem a Silas permanecer ali.
35 Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.
36 Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam.
37 E Barnabé queria levar também a João, chamado Marcos.
38 Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho.
39 Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
40 Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor.
41 E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.

Os apóstolos e os anciãos, que se reuniram em Jerusalém, ocuparam-se cuidadosamente da questão que lhes foi apresentada. Toda a assembléia está de acordo com as conclusões de Tiago (vv. 22, 25). E a carta enviada por intermédio de Judas e Silas fortalece e conforta os irmãos de Antioquia que estavam transtornados (v. 24). Além disso, a visita dos dois servos de Deus contribui muito para a edificação da igreja (v. 32). Por fim, os esforços do Inimigo para turbar e provocar divisões terminam produzindo o efeito oposto (Provérbios 11:18). A fé dos discípulos é fortalecida e os vínculos de comunhão entre as igrejas são estreitados. Uma vez mais, o maligno foi frustrado em sua obra.

Removidas todas as dificuldades, a obra do Senhor pode ser retomada. A preocupação pelas igrejas constituídas durante sua primeira viagem leva Paulo a empreender uma segunda viagem "para ver como passam" espiritualmente (2 Coríntios 11:28). Mas desta vez, Barnabé não o acompanha. O motivo é uma discordância sobre Marcos, o primo de Barnabé. Mais tarde o apóstolo retomará sua confiança em Marcos, e este lhe será "útil para o ministério" (Colossenses 4:10; 2 Timóteo 4:11).

No hay comentarios.: