domingo, 24 de junio de 2012

Lição Bíblica


Atos 12.7-25

7 Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos.
8 Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me.
9 Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão.
10 Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele.
11 Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico.
12 Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.
13 Quando ele bateu ao postigo do portão, veio uma criada, chamada Rode, ver quem era;
14 reconhecendo a voz de Pedro, tão alegre ficou, que nem o fez entrar, mas voltou correndo para anunciar que Pedro estava junto do portão.
15 Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo.
16 Entretanto, Pedro continuava batendo; então, eles abriram, viram-no e ficaram atônitos.
17 Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e acrescentou: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, retirou-se para outro lugar.
18 Sendo já dia, houve não pouco alvoroço entre os soldados sobre o que teria acontecido a Pedro.
19 Herodes, tendo -o procurado e não o achando, submetendo as sentinelas a inquérito, ordenou que fossem justiçadas. E, descendo da Judéia para Cesaréia, Herodes passou ali algum tempo.
20 Ora, havia séria divergência entre Herodes e os habitantes de Tiro e de Sidom; porém estes, de comum acordo, se apresentaram a ele e, depois de alcançar o favor de Blasto, camarista do rei, pediram reconciliação, porque a sua terra se abastecia do país do rei.
21 Em dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra;
22 e o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem!
23 No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou.
24 Entretanto, a palavra do Senhor crescia e se multiplicava.
25 Barnabé e Saulo, cumprida a sua missão, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, apelidado Marcos.

Nem as cadeias, nem os dezesseis soldados, nem as intenções assassinas de Herodes são empecilho para que Pedro durma em paz na prisão. Tampouco haveria algo que pudesse impedir o Senhor de libertar o Seu amado servo (Salmo 121:4). Um anjo o acorda e o faz sair com poder (vv. 7, 10) e com solicitude (v. 8). Quando Deus age tudo fica tão fácil! Ele conhecia a criminosa "expectativa do povo judaico" (v. 11), mas também tinha ouvido a "incessante oração" da igreja a favor de Pedro (v. 5), e esta última prevaleceu. Infelizmente, quando as orações foram respondidas com a chegada do apóstolo, faltou-lhes fé para reconhecê-lo. Quantas vezes temos orado com nossos lábios, sem realmente esperar pelo objeto de nossa petição! Quantas vezes ainda estamos duvidando, apesar de a resposta já estar à porta!

Herodes está surdo a todas advertências divinas. Mas compraz-se em dar ouvidos às lisonjas do povo de Tiro e Sidom que, por razões políticas, tentam conquistar a amizade daquele homicida. Repentinamente, diante de todos, é ferido por um anjo do Senhor e cai morto de forma infame. Por outro lado, a Palavra do Senhor, que Herodes atacou em sua loucura, estende-se mais que nunca (v. 24).

No hay comentarios.: