viernes, 7 de enero de 2011

Lição Bíblica

Atos 1.1-14
1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar
2 até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.
3 A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.
5 Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
6 Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?
7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;
8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
9 Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.
10 E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles
11 e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.
12 Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado.
13 Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.
14 Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
Lucas, o inspirado autor do livro de Atos, começa seu relato com a ascensão de Jesus ao céu - apesar de já ter descrito este evento no fim de seu evangelho. Isto porque a vinda do Espírito e toda a obra - "até aos confins da terra" - dela decorrente são fatos que emanam da presença de Cristo na glória (João 16:7). Além disso, esta introdução confirma que tudo o que os apóstolos farão corresponde aos mandamentos que receberam do Senhor (v. 2 e 8) e justificará o serviço deles. E para que seus pensamentos, que ainda estavam fixos nas coisas terrenas, fossem elevados até Ele, Jesus lhes diz: "e sereis minhas testemunhas" (v. 6). Eles eram os depositários das maravilhosas verdades que diziam respeito ao Cristo: que tinha padecido e agora estava vivo (v. 3); fora elevado ao céu à vista deles (v. 9); e, segundo a infalível promessa anunciada pelos anjos, voltaria da mesma maneira (v. 11). Os discípulos deveriam anunciar estas coisas por meio do poder do Espírito Santo que em breve receberiam (v. 8).

A primeira reunião depois da ascensão do Senhor é consagrada à oração, e todos os apóstolos estão presentes. Visto que estamos chegando ao final da história da Igreja neste mundo; cuidemos de não estar ausentes naquela que pode ser a última reunião antes de Seu retorno (Hebreus 10:25)!

No hay comentarios.: