sábado, 15 de enero de 2011

Lição Bíblica

Atos 5.1-16
1 Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade,
2 mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou -o aos pés dos apóstolos.
3 Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?
4 Conservando -o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.
6 Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando -o, o sepultaram.
7 Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera.
8 Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto.
9 Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.
10 No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando -a, sepultaram-na junto do marido.
11 E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.
12 Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão.
13 Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração.
14 E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor,
15 a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles.
16 Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados.
No início do capítulo 4 notamos a operação do Inimigo contra a verdade partindo de fora da Igreja. O capítulo 5 começa com a ação do Inimigo dentro da Igreja. Desde aquele tempo até hoje, Satanás não cessou de agir dessas duas maneiras. O espírito do "querer imitar" e o desejo de aparentar piedade levaram Ananias e Safira a mentir. Pedro os repreendeu com santa indignação e a mão de Deus pesou sobre eles logo a seguir. Todo crente verdadeiro não perde sua salvação (João 10:27-29), e a nossa passagem tampouco questiona a salvação - o destino eterno - deles. O que temos aqui é a manifestação do governo de Deus. Não pensemos que, agora que somos objetos da Sua graça, Deus tem menos horror pelo pecado. Ele é santo e assim devem ser os Seus filhos (1 Pedro 1:15-17).

Um grande temor se apodera dos presentes. É um sentimento que também nós deveríamos cultivar diante dAquele que conhece os nossos mais íntimos pensamentos.

Os versículos 12-16 nos falam de milagres que eram feitos "pelas mãos dos apóstolos" - operações cuja força motriz era o amor - e nos mostram que não basta apenas admirar os crentes; cada pessoa deve dar o seu próprio passo de fé e aproximar-se do Senhor (vv. 13-14). Em Apocalipse 21:8, os covardes ocupam o primeiro lugar na lista dos que estarão eternamente perdidos.

No hay comentarios.: