viernes, 14 de enero de 2011

Lição Bíblica

4.23-37
24 Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há;
25 que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs?
26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido;
27 porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel,
28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram;
29 agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra,
30 enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus.
31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
32 Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.
33 Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
34 Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes
35 e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.
36 José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre,
37 como tivesse um campo, vendendo -o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.
Pedro e João retornam aos demais discípulos ("aos seus", como cita o versículo 23) e compartilham o que os líderes do povo haviam dito. Mas, em vez de discutirem a respeito do que deveria ser feito, recorrem ao recurso que tinham em comum: a oração (6:4; 12:5 e 12; 14:23). Eles perceberam que a rebeldia dos judeus e das nações contra Deus e contra Seu "santo Servo Jesus" era o cumprimento das Escrituras (ainda que isso tenha sido apenas parcial até hoje, pois o Salmo 2 é uma profecia escalonada; é por isso também que, ao citá-lo, eles omitem a terrível resposta divina às provocações humanas).

Intrepidez (ousadia) é uma palavra marcante neste capítulo (vv. 13, 29, 31). Esta, porém, não tem nada que ver com a energia carnal que outrora impulsionava a Pedro... e o abandonava um momento depois. Aqui os discípulos obtêm intrepidez em resposta à oração. Que possamos imitá-los quando nos faltar coragem para seguir em frente!

Seguindo adiante, nos versículos 32 a 37, temos uma nova e magnífica descrição da Igreja no frescor do seu primeiro amor. Mesmo cientes da impossibilidade de retomar essa feliz primeira condição, esforcemo-nos para manifestar o espírito daqueles tempos, renunciando ao nosso próprio egoísmo e aproveitando cada oportunidade para servir aos nossos irmãos.

No hay comentarios.: