lunes, 17 de enero de 2011

Lição Bíblica

Atos 5.33-42
34 Mas, levantando-se no Sinédrio um fariseu, chamado Gamaliel, mestre da lei, acatado por todo o povo, mandou retirar os homens, por um pouco,
35 e lhes disse: Israelitas, atentai bem no que ides fazer a estes homens.
36 Porque, antes destes dias, se levantou Teudas, insinuando ser ele alguma coisa, ao qual se agregaram cerca de quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada.
37 Depois desse, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos consigo; também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos.
38 Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá;
39 mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele.
40 Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram.
41 E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome.
42 E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.
Depois de haver usado um anjo para livrar os Seus servos, Deus agora usa Gamaliel, um eminente fariseu (da seita de oposição aos saduceus). Ele era um doutor da lei, conhecido e respeitado pelos judeus. Com moderação, empregando exemplos que todos conheciam, ele exorta seus colegas a ter paciência, pois o fim daquela obra mostraria se ela era dos homens ou de Deus. Afora isso, não é muito difícil discernir de que lado estão aqueles que dizem ser alguém, como Teudas (v. 36). Quão distinta era a conduta dos apóstolos! Reconheciam que não eram nada, e davam toda a glória ao nome de Jesus, a quem perseveravam em anunciar (cap. 3:12; 4:10).

O Senhor anteriormente havia advertido os discípulos que eles seriam perseguidos e entregues às sinagogas e aos cárceres (Lucas 21:12). Efetivamente, todas essas provas não tardaram em sobrevir (vv. 17-22) e desde então não cessaram de ser a porção de muitos crentes.

Nós muitas vezes agradecemos ao Senhor por nos ter guardado de perseguições tais como ocorrem em outros países. Mas não esqueçamos que é uma honra sofrer pelo Seu nome. Os apóstolos alegraram-se por "terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome" (v. 41; 1 Pedro 4:19; Mateus 5:11-12).

No hay comentarios.: