martes, 25 de enero de 2011

Lição Bíblica

Atos 9.20-43
20 E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.
21 Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?
22 Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.
23 Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida;
24 porém o plano deles chegou ao conhecimento de Saulo. Dia e noite guardavam também as portas, para o matarem.
25 Mas os seus discípulos tomaram-no de noite e, colocando -o num cesto, desceram-no pela muralha.
26 Tendo chegado a Jerusalém, procurou juntar-se com os discípulos; todos, porém, o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo.
27 Mas Barnabé, tomando -o consigo, levou -o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus.
28 Estava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do Senhor.
29 Falava e discutia com os helenistas; mas eles procuravam tirar-lhe a vida.
30 Tendo, porém, isto chegado ao conhecimento dos irmãos, levaram-no até Cesaréia e dali o enviaram para Tarso.
31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.
32 Passando Pedro por toda parte, desceu também aos santos que habitavam em Lida.
33 Encontrou ali certo homem, chamado Enéias, que havia oito anos jazia de cama, pois era paralítico.
34 Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma o teu leito. Ele, imediatamente, se levantou.
35 Viram-no todos os habitantes de Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor.
36 Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia.
37 Ora, aconteceu, naqueles dias, que ela adoeceu e veio a morrer; e, depois de a lavarem, puseram-na no cenáculo.
38 Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens que lhe pedissem: Não demores em vir ter conosco.
39 Pedro atendeu e foi com eles. Tendo chegado, conduziram-no para o cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas.
40 Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.
41 Ele, dando-lhe a mão, levantou -a; e, chamando os santos, especialmente as viúvas, apresentou -a viva.
42 Isto se tornou conhecido por toda Jope, e muitos creram no Senhor.
43 Pedro ficou em Jope muitos dias, em casa de um curtidor chamado Simão.
Tão logo se converteu, Saulo começou a pregar o nome dAquele que tanto havia combatido (v. 20). No entanto, muitos anos ainda seriam necessários para prepará-lo para o ministério ao qual tinha sido chamado (v. 15). Jovens amigos crentes: não esperem até terem um grande conhecimento para anunciar o Senhor aos outros. Mas também não pensem que, uma vez salvos, vocês já estão habilitados para todo tipo de ministério. Paulo precisou primeiro de um período reservado na Arábia (Gálatas 1:17) e depois outro retiro em Tarso (Atos 9:30 e 11:25) antes que fosse enviado, junto com Barnabé, a anunciar o evangelho às nações. Somente catorze anos após sua conversão os outros apóstolos lhe estenderam "a destra de comunhão" (Gálatas 2:9) para a obra entre os gentios.

As igrejas daquele período inicial tinham quatro belas marcas características: a paz, a edificação, um santo temor e o crescimento operado pelo Espírito Santo (v. 31). O Espírito Santo está conosco ainda hoje para que possamos experimentar e mostrar essas quatro características.

O capítulo termina com a cura de Enéias e a ressurreição de Dorcas: dois milagres operados por Pedro, que vêm a ser o canal para levar muitas almas ao Senhor Jesus e fazer os discípulos gozar o conforto do Espírito Santo.

No hay comentarios.: