domingo, 14 de agosto de 2011

Lição Bíblica

Hebreus 13.17-25

17 Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.
18 Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente.
19 Rogo-vos, com muito empenho, que assim façais, a fim de que eu vos seja restituído mais depressa.
20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança,
21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!
22 Rogo-vos ainda, irmãos, que suporteis a presente palavra de exortação; tanto mais quanto vos escrevi resumidamente.
23 Notifico-vos que o irmão Timóteo foi posto em liberdade; com ele, caso venha logo, vos verei.
24 Saudai todos os vossos guias, bem como todos os santos. Os da Itália vos saúdam.
25 A graça seja com todos vós.
Tivemos líderes fiéis, portanto respeitemos a memória deles, imitando sua fé - e lendo seus escritos (v. 7). Hoje também Deus coloca líderes sobre nós (vv. 17, 24). Qual é o nosso dever para com eles? Obedecer-lhes, orar por eles (v. 8) e atuar de modo que eles possam cumprir o serviço com alegria, uma vez que velam por nossa alma. Devemos também aceitar as palavras de exortação que eles nos dirigem (v. 12). Acima de tudo, não permitamos que o comportamento do obreiro do Senhor faça com que percamos de vista o "grande Pastor das ovelhas". Somente Ele deu Sua vida por elas e agora as conduz para fora do acampamento da religião humana. A partir desse momento, todos os cristãos formam um único rebanho que tem por cabeça um único Pastor (João 10:4, 16).

Neste capítulo, os elementos do judaísmo são eliminados um por um e substituídos pelas gloriosas verdades cristãs, resumidas em Cristo Jesus. Finalmente, esta é a obra que Deus está realizando em nós (v. 21): Ele quebra todos os vínculos do passado, e despoja-nos de todo formalismo a fim de que possamos nos apegar a Seu Filho ressurreto e glorificado. Enquanto esperamos Sua vinda iminente, que esta epístola nos ensine agora a fixar nossos olhos nEle pela fé (12:2).

No hay comentarios.: