jueves, 18 de agosto de 2011

Lição Bíblica

Tiago 2.14-26

14 Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?
15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,
16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?
17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.
19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.
20 Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?
21 Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?
22 Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou,
23 e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.
24 Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.
25 De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?
26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
Algumas pessoas acreditam haver uma contradição entre o ensino de Tiago e o de Paulo (Romanos 4). Na verdade, cada ensino apresenta um aspecto distinto da verdade. Paulo demonstra que a fé é suficiente para sermos justificados diante de Deus. Tiago explica que, para sermos justificados ante os olhos dos homens, as obras são necessárias (v. 24; 1 João 3:10). Não é a raiz, mas sim o fruto que comprova a qualidade de uma árvore (Lucas 6:43, 44). A fé interior não pode ser manifestada para outros a não ser por meio das obras. Não podemos ver a eletricidade, mas o funcionamento de uma lâmpada ou de um motor nos confirma a presença de corrente no fio elétrico. A fé é um princípio ativo (v. 22), uma energia interior que coloca as engrenagens do coração em movimento. Paulo e Tiago ilustram seus ensinamentos usando o mesmo exemplo de Abraão, ao qual comparamos também com o exemplo de Raabe. Pela moral humana, o primeiro foi um pai criminoso e a segunda foi uma mulher de má reputação que traiu seu povo. As ações de ambos demonstraram claramente o resultado da fé deles, a qual os levou a fazer os maiores sacrifícios por Deus.

Amigo, talvez algum dia você já tenha dito que tem fé. Mas será que você já demonstrou sua fé também?

No hay comentarios.: