sábado, 27 de agosto de 2011

Lição Bíblica

1 Pedro 3.1-12

1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,
2 ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.
3 Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário;
4 seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.
5 Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido,
6 como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.
7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai -a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.
8 Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes,
9 não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.
10 Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente;
11 aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.
12 Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.
"Mulheres... (v. 1) Maridos... (v. 7) jovens: sede igualmente..." O motivo em todos os três casos é idêntico ao de 2:13: por amor ao Senhor. É isto o que rege o comportamento de cada um na família e na igreja. Uma mulher cristã revela onde estão suas afeições pela maneira que se adorna. Ela está preocupada com a beleza oculta do coração, a qual só o Senhor pode ver? Ela busca o que é precioso diante de Deus: um "espírito manso e tranqüilo" (v. 4)? Serão os adornos parte daquilo que é incorruptível, assim como a Palavra (1:23) e a herança celestial (1:4). Aos olhos de Deus, a moda não mudou desde o tempo de Sara.

Nosso título de herdeiros da graça da vida (v. 7) e da bênção (v. 9 final), juntamente com o exemplo que nos é dado por Aquele que é bom (v. 13; 2:21, 22), oferecem razões prementes para não pagarmos o mal com o mal.

A longa citação do Salmo 34 nos faz lembrar como funciona o governo de Deus. Se não refrearmos nossos lábios (v. 10) ou não nos apartamos do mal (v. 11), sofreremos conseqüências dolorosas aqui na terra, permitidas por Deus (v. 12). Por outro lado, o caminho do bem e da paz é o meio seguro de sermos abençoados. Além de uma vida abençoada, desejo legítimo de todos os homens, nós também desfrutaremos da comunhão com o Senhor.

No hay comentarios.: