miércoles, 4 de julio de 2012

Lição Bíblica


Atos 17.16-34

16 Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade.
17 Por isso, dissertava na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos; também na praça, todos os dias, entre os que se encontravam ali.
18 E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer esse tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses; pois pregava a Jesus e a ressurreição.
19 Então, tomando -o consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas?
20 Posto que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas, queremos saber o que vem a ser isso.
21 Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades.
22 Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos;
23 porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio.
24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.
25 Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;
26 de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação;
27 para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós;
28 pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.
29 Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem.
30 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;
31 porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando -o dentre os mortos.
32 Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns escarneceram, e outros disseram: A respeito disso te ouviremos noutra ocasião.
33 A essa altura, Paulo se retirou do meio deles.
34 Houve, porém, alguns homens que se agregaram a ele e creram; entre eles estava Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e, com eles, outros mais.

Enquanto está sozinho em Atenas, Paulo não se deixa distrair por aqueles monumentos e esculturas. Seu coração está oprimido e ele se indigna ao ver que esta cidade, tão famosa por sua cultura, está entregue a tão repugnante idolatria. Na praça pública ele cruza com filósofos das mais diversas escolas. A sabedoria deles alcançou reputação mundial. A inteligência foi dada ao homem para que este pudesse perceber o poder eterno e a divindade do seu Criador (Romanos 1:20). Porém, a ignorância daquelas mentes privilegiadas confirma que "o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria" (1 Coríntios 1:21). Para os gregos, Ele é um "Deus desconhecido". Começando pelo princípio, Paulo fala do "Senhor do céu e da terra" (v. 24), que revela a Si mesmo não apenas na criação, mas também na redenção. Este soberano Deus agora "notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam" (v. 30). De modo que ninguém - nem mesmo você, leitor - pode afirmar que esta ordem divina não lhe diz respeito.

A curiosidade intelectual não tem nada em comum com a verdadeira necessidade da alma. A reação de alguns dos ouvintes de Paulo é a zombaria; outros adiam a decisão. Mas também há os que crêem. Tais são, ainda hoje, os três efeitos produzidos pela pregação do evangelho.

No hay comentarios.: