jueves, 5 de julio de 2012

Lição Bíblica


Atos 18.1-11

1 Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto.
2 Lá, encontrou certo judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles.
3 E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas.
4 E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.
5 Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus.
6 Opondo-se eles e blasfemando, sacudiu Paulo as vestes e disse-lhes: Sobre a vossa cabeça, o vosso sangue! Eu dele estou limpo e, desde agora, vou para os gentios.
7 Saindo dali, entrou na casa de um homem chamado Tício Justo, que era temente a Deus; a casa era contígua à sinagoga.
8 Mas Crispo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.
9 Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales;
10 porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
11 E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.

Em Corinto, Paulo tem a felicidade de conhecer um casal judeu: Áqüila e Priscila. Depois de convertidos a Cristo, eles se tornaram particularmente queridos ao apóstolo; até mesmo expuseram a sua vida por ele em circunstâncias que não nos foram relatadas (Romanos 16:3-4). Criou-se, enfim, um vínculo especial entre eles. Corinto era famosa por sua degradação moral e por seu luxo. O apóstolo e seus amigos não querem depender daqueles envolvidos nessa riqueza e estabelecem um exemplo ao trabalhar com suas próprias mãos (1 Coríntios 9:15,18; 2 Coríntios 11:8-9).

Diante da oposição dos judeus, Paulo desliga-se de sua responsabilidade perante eles e declara-lhes que agora iria para os gentios (v. 6). Porém Romanos 9:2-5 permite-nos compreender o quanto lhe pesava falar assim. O Senhor encoraja o Seu amado servo, contudo, revelando-lhe que, apesar de Seu povo terreno não corresponder à Sua expectativa, Ele tinha naquela cidade "muito povo" determinado para o céu (v. 10). Precisamente naquela cidade dissoluta, o Senhor Se agradaria em reunir grande número de crentes, como atestam as duas cartas que mais tarde serão dirigidas à igreja de Corinto. Esta cidade, onde nada faltava, comprova-nos que não são as riquezas nem os prazeres que verdadeiramente satisfazem as reais necessidades do coração humano.

No hay comentarios.: