viernes, 6 de julio de 2012

Lição Bíblica


Atos 18.12-28

12 Quando, porém, Gálio era procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus, concordemente, contra Paulo e o levaram ao tribunal,
13 dizendo: Este persuade os homens a adorar a Deus por modo contrário à lei.
14 Ia Paulo falar, quando Gálio declarou aos judeus: Se fosse, com efeito, alguma injustiça ou crime da maior gravidade, ó judeus, de razão seria atender-vos;
15 mas, se é questão de palavra, de nomes e da vossa lei, tratai disso vós mesmos; eu não quero ser juiz dessas coisas!
16 E os expulsou do tribunal.
17 Então, todos agarraram Sóstenes, o principal da sinagoga, e o espancavam diante do tribunal; Gálio, todavia, não se incomodava com estas coisas.
18 Mas Paulo, havendo permanecido ali ainda muitos dias, por fim, despedindo-se dos irmãos, navegou para a Síria, levando em sua companhia Priscila e Áqüila, depois de ter raspado a cabeça em Cencréia, porque tomara voto.
19 Chegados a Éfeso, deixou-os ali; ele, porém, entrando na sinagoga, pregava aos judeus.
20 Rogando-lhe eles que permanecesse ali mais algum tempo, não acedeu.
21 Mas, despedindo-se, disse: Se Deus quiser, voltarei para vós outros. E, embarcando, partiu de Éfeso.
22 Chegando a Cesaréia, desembarcou, subindo a Jerusalém; e, tendo saudado a igreja, desceu para Antioquia.
23 Havendo passado ali algum tempo, saiu, atravessando sucessivamente a região da Galácia e Frígia, confirmando todos os discípulos.
24 Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
25 Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João.
26 Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo -o, porém, Priscila e Áqüila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.
27 Querendo ele percorrer a Acaia, animaram-no os irmãos e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido;
28 porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus.

As intrigas dos judeus e suas acusações diante do indiferente Gálio não impedem que Paulo prossiga sua obra em Corinto. O Senhor o protege, segundo Sua promessa (v. 10).

Depois disso, Paulo se põe novamente a caminho, passa por Éfeso, onde deixa Priscila e Áqüila, zarpa para Cesaréia, sobe até Jerusalém e depois desce para Antioquia, terminando a segunda viagem missionária.

A terceira viagem missionária começa no versículo 23. O incansável apóstolo atravessa novamente a Frígia e a Galácia (16:6), onde as igrejas que tinham sido formadas lhe causavam enorme preocupação (Gálatas 1:2; 4:11).

Nesse meio tempo, chega a Éfeso outro servo de Deus. É Apolo, um pregador que chama a atenção pela eloqüência e poder com que anuncia a Palavra. Estas características são decorrentes de seu fervor (v. 25), pois um homem só pode falar bem daquilo que enche o seu coração (Mateus 12:34-35). Além disso, ele ousadamente "falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus". Mas seus talentos não o impedem de receber humildemente as explicações que Priscila e Áqüila lhe deram sobre as verdades que ele ignorava. Apolo está disposto a escutar, e seu serviço na Acaia, para onde se dirige mais tarde, torna-se de grande proveito por causa disso.

No hay comentarios.: