sábado, 21 de julio de 2012

Lição Bíblica


Atos 26.19-32

19 Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial,
20 mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.
21 Por causa disto, alguns judeus me prenderam, estando eu no templo, e tentaram matar-me.
22 Mas, alcançando socorro de Deus, permaneço até ao dia de hoje, dando testemunho, tanto a pequenos como a grandes, nada dizendo, senão o que os profetas e Moisés disseram haver de acontecer,
23 isto é, que o Cristo devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios.
24 Dizendo ele estas coisas em sua defesa, Festo o interrompeu em alta voz: Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar!
25 Paulo, porém, respondeu: Não estou louco, ó excelentíssimo Festo! Pelo contrário, digo palavras de verdade e de bom senso.
26 Porque tudo isto é do conhecimento do rei, a quem me dirijo com franqueza, pois estou persuadido de que nenhuma destas coisas lhe é oculta; porquanto nada se passou em algum lugar escondido.
27 Acreditas, ó rei Agripa, nos profetas? Bem sei que acreditas.
28 Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão.
29 Paulo respondeu: Assim Deus permitisse que, por pouco ou por muito, não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.
30 A essa altura, levantou-se o rei, e também o governador, e Berenice, bem como os que estavam assentados com eles;
31 e, havendo-se retirado, falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada tem feito passível de morte ou de prisão.
32 Então, Agripa se dirigiu a Festo e disse: Este homem bem podia ser solto, se não tivesse apelado para César.

Chamado para um ministério extraordinário entre os gentios, Paulo não foi desobediente (v. 19). Que nós também sejamos obedientes em tudo o que o Senhor nos enviar a fazer!

Para Festo, um homem sem necessidades espirituais, o que Paulo fala são apenas loucuras (v. 24). "Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura" (1 Coríntios 2:14). Então, o apóstolo se dirige diretamente ao rei Agripa (ver Salmo 119:46), com respeito, mas também com a autoridade que a Palavra divina lhe concede. O rei esconde seu embaraço desviando a pergunta (v. 28). Quase estar convencido; quase se tornar um cristão, significa estar completamente perdido.

Quem estava em posição mais desejável: o rei ou o pobre prisioneiro? Consciente de sua alta posição diante de Deus, Paulo, o prisioneiro de Jesus Cristo, não pensa na coroa do homem que está diante dele, mas em sua alma. Não nos deixemos levar pela aparência dos homens; pensemos em seu destino eterno.

O apóstolo compareceu sucessivamente perante o Sinédrio, perante Félix, Festo e Agripa. Ele ainda teria de comparecer perante César, que, naquele momento, não era outro senão o cruel Nero.

No hay comentarios.: