martes, 14 de diciembre de 2010

Lição Bíblica

João 11.28-44

28 Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama.
29 Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa e foi ter com ele,
30 pois Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas permanecia onde Marta se avistara com ele.
31 Os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo -a levantar-se depressa e sair, seguiram-na, supondo que ela ia ao túmulo para chorar.
32 Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.
33 Jesus, vendo -a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se.
34 E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê!
35 Jesus chorou.
36 Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava.
37 Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse?
38 Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra.
39 Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.
40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?
41 Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.
42 Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
43 E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!
44 Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai -o e deixai -o ir.
Marta se dá conta de que a sua irmã é mais capaz de entender o que está nos pensamentos do Senhor do que ela mesma, e a chama. Porém, Maria só pôde dizer o mesmo que Marta: "Senhor, se estiveras aqui..." (v. 32; compare v. 21). Nada mais pôde fazer do que olhar para trás, como fazem muitas pessoas que passam pelo luto. O Senhor Jesus, comovido, pede-lhes para que O levem ao sepulcro. Então O vemos chorar. Não sabia o que ia fazer? Certamente que sabia, mas na presença dos estragos da morte e de seu trágico poder sobre os homens, o Filho de Deus se agita em tristeza, angústia e indignação. O Vencedor da morte está ali. Mas para que a glória de Deus possa se manifestar perante a multidão que será testemunha deste evento, o estado de decomposição de Lázaro deve ser devidamente comprovado (v. 39); o Senhor, ao dar graças com antecipação, atribui o Seu poder Àquele que O enviou (v. 41-42). Só então a Sua poderosa voz ordena sair da sepultura o morto ainda ligado com ataduras... Que assombro para os presentes! E quanto a nós, recordemos a promessa que o Senhor fez a Marta: "Não te disse eu que se creres verás" - talvez não o que você espera ver, mas certamente "a glória de Deus" (vs. 4 e 40).

No hay comentarios.: