SODOMA E GOMORRA - VESTÍGIOS DO TEMPO
                                                       Edu Dallarte ( Verdade Oculta )

           São muitas as histórias do Antigo Testamento  que soam mais como  fábulas do que como realidade. Um exemplo disso é o relato da cidade de  Sodoma, uma das cinco cidades da campina do Jordão que Ló escolheu para  habitar (Gn 13:10-13). É importante notar que boa parte das vezes em que  ela é mencionada no texto uma nota negativa a acompanha (Gn 13:13;  18:20; 19:5, etc.), e todas elas se referindo a problemas de  comportamento moral e sexual. Isso é tão verdade que na língua  portuguesa a palavra "sodomia" traz a idéia de aberração sexual. Essa  palavra veio do nome Sodoma.     
Os profetas que se levantaram ao longo da história do povo de Israel viam a história de Sodoma como real (Am 4:11), e também o próprio Jesus mencionou algo a respeito dela (Mt 10:15). Qual o valor de uma lenda numa sentença de juízo? Em outras palavras, que diferença faria a história dos três porquinhos na repreensão de um pai a seu filho de 25 anos?
Os autores bíblicos criam nessa narrativa. Mas será que só a Bíblia menciona uma cidade que foi destruída por causa do seu pecado? Os achados arqueológicos sugerem algo sobre esse tema? Há evidências de uma cidade chamada Sodoma fora das Escrituras?
A resposta é sim,existe!

Os profetas que se levantaram ao longo da história do povo de Israel viam a história de Sodoma como real (Am 4:11), e também o próprio Jesus mencionou algo a respeito dela (Mt 10:15). Qual o valor de uma lenda numa sentença de juízo? Em outras palavras, que diferença faria a história dos três porquinhos na repreensão de um pai a seu filho de 25 anos?
Os autores bíblicos criam nessa narrativa. Mas será que só a Bíblia menciona uma cidade que foi destruída por causa do seu pecado? Os achados arqueológicos sugerem algo sobre esse tema? Há evidências de uma cidade chamada Sodoma fora das Escrituras?
A resposta é sim,existe!

           Em meados dos anos 1960, G. Pettinato e P. Matthiae foram os  responsáveis pela descoberta da antiga cidade de Ebla (Tell Mardikh), a  principal cidade síria do III milênio a.C. Como toda grande cidade do  passado, Ebla possuía uma vasta biblioteca de aproximadamente 17 mil  tabletes cuneiformes. Um desses tabletes foi publicado por Pettinato em  1976, e revelou algo surpreendente. A inscrição falava sobre cinco  cidades: Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar. A mesma seqüência que  aparece em Gênesis 14:2 e 8.Ebla  era um grande centro comercial, mantinha relações econômicas com  diversas cidades do antigo Oriente Médio e foi destruída pelo rei  Naramsin de Akkad, por volta de 2300 a.C. Assim, fica demonstrado que  existia uma cidade chamada Sodoma no mesmo período em que a Bíblia a  situa.E  quanto à sua localização geográfica? As Escrituras fornecem algumas  pistas sobre sua posição. Em Gênesis 14:3, lemos que Sodoma estava no  “vale de Sidim (que é o mar salgado)”, provavelmente o Mar Morto. Em  1924, William F. Albright e M. Kyle, grandes nomes da Arqueologia,  visitaram uma região nessas proximidades chamada em árabe de  Bab-Edh-Dhra. Ali eles encontraram vários restos de um santuário cananeu  que datava de 2800-1800 a.C. Quarenta anos depois, Paul Lapp,  juntamente com a sua equipe, realizou a primeira escavação e encontrou o  cemitério da cidade que ficava a um quilômetro de distância do centro.  Foi nessa época que Lapp e Albright relacionaram esse sítio arqueológico  com a bíblica Sodoma e sugeriram a idéia de que o local era no passado  grande centro religioso das cidades da planície. Um detalhe é bem  sugestivo: na região da cidade foram encontradas várias camadas de cinza  com alguns metros de espessura!
No cemitério, a evidência é mais impressionante ainda. Existia um estilo de sepultamento na cidade em que uma cova muito profunda era cavada e vários corpos eram ali depositados com os seus pertences (numa tumba foram colocadas 250 pessoas!); mas no período da destruição o estilo era outro. Uma casa mortuária era colocada sobre o corpo, mais ou menos como as capelinhas que vemos em alguns cemitérios atuais, mas logicamente bem menores. Todas essas casas mortuárias estavam queimadas e a primeira sugestão foi de que o fogo começou dentro e se espalhou para fora. Porém, estudos avançados foram feitos e constataram que o fogo começou no telhado que cedeu e se espalhou por dentro. Como explicar isso? Vulcão? Incêndio? Um conquistador colocou fogo no local? Nenhuma dessas respostas é satisfatória. Como um incêndio começaria num cemitério que ficava a um quilômetro da cidade? Por que um conquistador colocaria fogo num cemitério?
Avaliemos a situação: na cidade temos camadas de cinza e no cemitério cinza e marcas de fogo. Bryant Wood, arqueólogo cristão da atualidade, afirmou que a Arqueologia não tem respostas para esse fenômeno. Por outro lado, a Bíblia fornece a resposta: foi Deus quem destruiu essas cidades com fogo e enxofre (Gn 19:23-29).Mas por que um Deus de amor (1Jo 4:8) destruiria uma cidade de forma tão violenta? A resposta pode ser encontrada em Judas 7. Ali lemos que Sodoma foi destruída por causa da sua prostituição. Em grego, a palavra é porneia, que deu origem ao nosso vocábulo "pornografia". A idéia básica de porneia é toda e qualquer relação sexual, dentro ou fora do casamento, não aprovada por Deus. Adultério, fornicação, masturbação é apenas uma pequena amostra de uma vasta lista de degradações.
No cemitério, a evidência é mais impressionante ainda. Existia um estilo de sepultamento na cidade em que uma cova muito profunda era cavada e vários corpos eram ali depositados com os seus pertences (numa tumba foram colocadas 250 pessoas!); mas no período da destruição o estilo era outro. Uma casa mortuária era colocada sobre o corpo, mais ou menos como as capelinhas que vemos em alguns cemitérios atuais, mas logicamente bem menores. Todas essas casas mortuárias estavam queimadas e a primeira sugestão foi de que o fogo começou dentro e se espalhou para fora. Porém, estudos avançados foram feitos e constataram que o fogo começou no telhado que cedeu e se espalhou por dentro. Como explicar isso? Vulcão? Incêndio? Um conquistador colocou fogo no local? Nenhuma dessas respostas é satisfatória. Como um incêndio começaria num cemitério que ficava a um quilômetro da cidade? Por que um conquistador colocaria fogo num cemitério?
Avaliemos a situação: na cidade temos camadas de cinza e no cemitério cinza e marcas de fogo. Bryant Wood, arqueólogo cristão da atualidade, afirmou que a Arqueologia não tem respostas para esse fenômeno. Por outro lado, a Bíblia fornece a resposta: foi Deus quem destruiu essas cidades com fogo e enxofre (Gn 19:23-29).Mas por que um Deus de amor (1Jo 4:8) destruiria uma cidade de forma tão violenta? A resposta pode ser encontrada em Judas 7. Ali lemos que Sodoma foi destruída por causa da sua prostituição. Em grego, a palavra é porneia, que deu origem ao nosso vocábulo "pornografia". A idéia básica de porneia é toda e qualquer relação sexual, dentro ou fora do casamento, não aprovada por Deus. Adultério, fornicação, masturbação é apenas uma pequena amostra de uma vasta lista de degradações.
 Quando  olhamos para a triste história de Sodoma, vemos um Deus que é amor, mas  também é justo. “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo  que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6:7). Que triste notícia  para aqueles que querem continuar no pecado.





















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