domingo, 19 de diciembre de 2010

Lição Bíblica

João 13.1-20

1 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
2 Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus,
3 sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus,
4 levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.
5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?
7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.
8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.
9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.
10 Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.
11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos.
12 Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz?
13 Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou.
14 Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.
15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
16 Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.
17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.
18 Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar.
19 Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU.
20 Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.
Para o coração do Senhor, a morte significava "passar deste mundo para o Pai" (v. 1; compare 16:28). Mas Ele estava deixando para trás, num Mundo cheio de pecado, aqueles a quem amava. E, tal como os pés do peregrino se cobrem de poeira pelo caminho, assim os crentes estão expostos, pelo seu contato com o mal, a manchar-se em seus pensamentos, palavras e ações, ainda que seu corpo esteja "limpo", ou seja, lavado pelo sangue da cruz (v. 10; Apocalipse 1:5). Porém o nosso fiel Senhor fez provisão para isso, pois vela pela santidade prática dos Seus. Como grande Sumo Sacerdote Ele lava os pés deles. Em outras palavras isso quer dizer que Ele os purifica ao conduzi-los para que continuamente se julguem à luz da Palavra (a água) que aplica as suas consciências (Efésios 5:26; Hebreus 10:20).

Esse serviço de amor é aquele que também devemos exercitar uns para com os outros. Em humildade, ajoelhando a seus pés, devemos pela Palavra mostrar aos nossos irmãos e irmãs em que eles estão falhando, ou a que perigo estão se expondo (Gálatas 6:1). Queridos amigos, o Senhor não diz: "Bem-aventurados sereis se souberes estas coisas", mas, conhecendo essas coisas, "bem-aventurados sois se as praticardes" (v. 17).

No hay comentarios.: