domingo, 12 de diciembre de 2010

Lição Bíblica

João 10.22-42

22 Celebrava-se em Jerusalém a Festa da Dedicação. Era inverno.
23 Jesus passeava no templo, no Pórtico de Salomão.
24 Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize -o francamente.
25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito.
26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
30 Eu e o Pai somos um.
31 Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar.
32 Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais?
33 Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
34 Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?
35 Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar,
36 então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus?
37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis;
38 mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.
39 Nesse ponto, procuravam, outra vez, prendê-lo; mas ele se livrou das suas mãos.
40 Novamente, se retirou para além do Jordão, para o lugar onde João batizava no princípio; e ali permaneceu.
41 E iam muitos ter com ele e diziam: Realmente, João não fez nenhum sinal, porém tudo quanto disse a respeito deste era verdade.
42 E muitos ali creram nele.
Com evidente má fé, os judeus uma vez mais questionam o Senhor: "Se tu és o Cristo, dize-o francamente" (v. 24). Mas, Ele não só já havia declarado isso a eles (por exemplo 8:58), senão que também o havia demonstrado (v. 25, 32, 37, 38). Assim, de agora em diante, Ele limita as Suas atividades só ao Seu rebanho. As ovelhas pertencem a ele por direito; primeiro, porque o Pai as tem dado expressamente a Ele (v. 29), e depois, também, porque Ele as resgatou. Os versículos 27 e 28 são muito preciosos porque nos dizem o que Ele faz pelas Suas ovelhas: Ele lhes dá vida eterna, Ele as conduz, Ele as abriga sob a proteção de Suas mãos - e elas são caracterizadas por ouvirem a Sua voz e O seguir. Isso é certamente a resposta adequada ao Seu maravilhoso amor!

De novo os judeus tentam apedrejar o Senhor Jesus (8:59), desta vez acusando-O de blasfêmia. "Sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo" dizem eles. Esta era verdadeiramente a ambição do primeiro Adão e de todos os seus descendentes: ser igual a Deus. Porém o Senhor Jesus seguiu exatamente o caminho oposto - "Pois ele, subsistindo em forma de Deus", foi "reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou" (Filipenses 2:6-8).

No entanto, o versículo 42 ainda conclui: "E muitos creram nele" (tal como no cap. 8:30). Estes se tornaram Suas benditas ovelhas.

No hay comentarios.: