jueves, 2 de diciembre de 2010

Lição Bíblica

João 7.1-24

1 Passadas estas coisas, Jesus andava pela Galiléia, porque não desejava percorrer a Judéia, visto que os judeus procuravam matá-lo.
2 Ora, a festa dos judeus, chamada de Festa dos Tabernáculos, estava próxima.
3 Dirigiram-se, pois, a ele os seus irmãos e lhe disseram: Deixa este lugar e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.
4 Porque ninguém há que procure ser conhecido em público e, contudo, realize os seus feitos em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.
5 Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele.
6 Disse-lhes, pois, Jesus: O meu tempo ainda não chegou, mas o vosso sempre está presente.
7 Não pode o mundo odiar-vos, mas a mim me odeia, porque eu dou testemunho a seu respeito de que as suas obras são más.
8 Subi vós outros à festa; eu, por enquanto, não subo, porque o meu tempo ainda não está cumprido.
9 Disse-lhes Jesus estas coisas e continuou na Galiléia.
10 Mas, depois que seus irmãos subiram para a festa, então, subiu ele também, não publicamente, mas em oculto.
11 Ora, os judeus o procuravam na festa e perguntavam: Onde estará ele?
12 E havia grande murmuração a seu respeito entre as multidões. Uns diziam: Ele é bom. E outros: Não, antes, engana o povo.
13 Entretanto, ninguém falava dele abertamente, por ter medo dos judeus.
14 Corria já em meio a festa, e Jesus subiu ao templo e ensinava.
15 Então, os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe este letras, sem ter estudado?
16 Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou.
17 Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.
18 Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça.
19 Não vos deu Moisés a lei? Contudo, ninguém dentre vós a observa. Por que procurais matar-me?
20 Respondeu a multidão: Tens demônio. Quem é que procura matar-te?
21 Replicou-lhes Jesus: Um só feito realizei, e todos vos admirais.
22 Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não vem dele, mas dos patriarcas), no sábado circuncidais um homem.
23 E, se o homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, por que vos indignais contra mim, pelo fato de eu ter curado, num sábado, ao todo, um homem?
24 Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.
Os irmãos do Senhor Jesus faziam parte daqueles que não criam nEle, porque buscavam a glória que vem dos homens (v. 4 e 5; compare com 5:44). Eles esperavam que a Sua popularidade fosse estendida a sua família, enquanto que, se tivessem crido que Ele era o Filho de Deus, dar-se-iam conta da distância que os separava dEle (leia Lucas 8:21; 2 Coríntios 5:16). Mais tarde os irmãos do Senhor creram nEle e foram contados entre os Seus discípulos (Atos 1:14).

O princípio deles aqui é o mesmo que norteia todos os homens: fazer valer os seus dons e as suas capacidades para sua própria vantagem, a fim de serem conhecidos e honrados (v. 4). Por outro lado, o Senhor nunca deixou de "procurar a glória de Quem O enviou" (v. 18). Ele somente vai à festa no momento que Deus determina. Quão longe estamos desse perfeito Exemplo! Muitas de nossas dificuldades decorrem tanto de nossa precipitação em fazer alguma coisa como de nosso atraso em obedecer às ordens de Deus. O versículo 17 nos lembra também de que a submissão à vontade de Deus é o meio para cada um de nós conhecer a verdade.

Em Jerusalém o Senhor Jesus encontra estes judeus que estão cheios de ódio contra Ele, e que desde a cura do paralítico em Betesda, num sábado, procuram matá-LO (v. 1; 5:16).

No hay comentarios.: