sábado, 21 de marzo de 2009

Lição Bíblica




Marcos 6.14-29

14 Chegou isto aos ouvidos do rei Herodes, porque o nome de Jesus já se tornara notório; e alguns diziam: João Batista ressuscitou dentre os mortos, e, por isso, nele operam forças miraculosas.
15 Outros diziam: É Elias; ainda outros: É profeta como um dos profetas.
16 Herodes, porém, ouvindo isto, disse: É João, a quem eu mandei decapitar, que ressurgiu.
17 Porque o mesmo Herodes, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe (porquanto Herodes se casara com ela), mandara prender a João e atá-lo no cárcere.
18 Pois João lhe dizia: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.
19 E Herodias o odiava, querendo matá-lo, e não podia.
20 Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo, e o tinha em segurança. E, quando o ouvia, ficava perplexo, escutando -o de boa mente.
21 E, chegando um dia favorável, em que Herodes no seu aniversário natalício dera um banquete aos seus dignitários, aos oficiais militares e aos principais da Galiléia,
22 entrou a filha de Herodias e, dançando, agradou a Herodes e aos seus convivas. Então, disse o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei.
23 E jurou-lhe: Se pedires mesmo que seja a metade do meu reino, eu ta darei.
24 Saindo ela, perguntou a sua mãe: Que pedirei? Esta respondeu: A cabeça de João Batista.
25 No mesmo instante, voltando apressadamente para junto do rei, disse: Quero que, sem demora, me dês num prato a cabeça de João Batista.
26 Entristeceu-se profundamente o rei; mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, não lha quis negar.
27 E, enviando logo o executor, mandou que lhe trouxessem a cabeça de João. Ele foi, e o decapitou no cárcere,
28 e, trazendo a cabeça num prato, a entregou à jovem, e esta, por sua vez, a sua mãe.
29 Os discípulos de João, logo que souberam disto, vieram, levaram-lhe o corpo e o depositaram no túmulo.

O homem com a consciência pesada vive num estado de temor (vide Provérbios 28:1). Quando Herodes, que havia mandado decapitar João Batista, ouve o povo falar de Jesus, aterroriza-se ao pensar que o profeta poderia ter ressuscitado, pois isto significaria que o próprio Deus havia tomado a defesa de sua vítima. Dada essa mesma razão, os homens se espantarão quando Jesus, o crucificado, aparecer nas nuvens (Apocalipse 6:2, 15-17; 11:10-11).

Quão bendita é a parte de João, o maior dos profetas, em contraste com o destino desse miserável assassino! Este Herodes é mais covarde que cruel, como foi seu pai, Herodes, o Grande. Débil de caráter, dominado por suas paixões, fazia muitas coisas quando escutava a João, exceto acertar a sua vida segundo a vontade de Deus. Fazer muitas coisas, mesmo as boas, não é suficiente para agradar a Deus. Mas eis aqui que chega "um dia favorável"; sim, favorável para Satanás e para as duas mulheres que ele vai usar. Um banquete, a sedução de uma dança, uma promessa irrefletida, cumprida por causa do orgulho... não é preciso mais que isso para se consumar um crime abominável, pago com os mais horrendos tormentos para a consciência.

No hay comentarios.: