martes, 24 de marzo de 2009

Lição Bíblica




Marcos 7.1-16

1 Ora, reuniram-se a Jesus os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém.
2 E, vendo que alguns dos discípulos dele comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar
3 (pois os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos;
4 quando voltam da praça, não comem sem se aspergirem; e há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal e camas),
5 interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar?
6 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
7 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
8 Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.
9 E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição.
10 Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.
11 Vós, porém, dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta para o Senhor,
12 então, o dispensais de fazer qualquer coisa em favor de seu pai ou de sua mãe,
13 invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes.
14 Convocando ele, de novo, a multidão, disse-lhes: Ouvi-me, todos, e entendei.
15 Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina.
16 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.
Os fariseus estão com ciúmes do êxito do Senhor com as multidões, mas, temendo-as, não ousam afrontá-LO abertamente. Então buscam acusar os Seus discípulos, como já o fizeram no capítulo 2:24. Para esses hipócritas, a pureza exterior era muito mais importante do que a de sua consciência, que lhes preocupava menos. Uma religião sem santidade realmente condiz muito mais com o coração natural. Os fariseus só estavam preocupados em obter a aprovação dos homens, e não a de Deus.

Em contraste, o objetivo do crente é, acima de tudo, o de agradar ao Senhor (Gálatas 1:10). E visto que Ele vê o coração, isso nos moverá a realizar uma cuidadosa "limpeza" interior; em outras palavras, a julgar atentamente os nossos pensamentos, motivos e intenções à luz da Palavra, a qual põe em evidência até mesmo a menor das manchas. O Senhor Jesus mostra a esses fariseus que as suas tradições chegam até a contradizer os mandamentos divinos e lhes mostra um caso muito evidente: o do respeito e dos favores que se deve aos pais. Quanto a este assunto, queremos lembrar que não só constava na lei (Êxodo 20:12), mas que é também sublinhado e repetido no Novo Testamento (Efésios 6:1-3; Colossenses 3:20). Mas guardemo-nos das meras tradições! Fazer as coisas só porque "sempre se fez assim" exclui qualquer ponderação e pode conduzir a sérios enganos. Deveríamos sempre examinar o que a Escritura diz.

No hay comentarios.: