lunes, 23 de marzo de 2009

Lição Bíblica




Marcos 6.45-56

45 Logo a seguir, compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.
46 E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar.
47 Ao cair da tarde, estava o barco no meio do mar, e ele, sozinho em terra.
48 E, vendo-os em dificuldade a remar, porque o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da noite, veio ter com eles, andando por sobre o mar; e queria tomar-lhes a dianteira.
49 Eles, porém, vendo -o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram.
50 Pois todos ficaram aterrados à vista dele. Mas logo lhes falou e disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!
51 E subiu para o barco para estar com eles, e o vento cessou. Ficaram entre si atônitos,
52 porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido.
53 Estando já no outro lado, chegaram a terra, em Genesaré, onde aportaram.
54 Saindo eles do barco, logo o povo reconheceu Jesus;
55 e, percorrendo toda aquela região, traziam em leitos os enfermos, para onde ouviam que ele estava.
56 Onde quer que ele entrasse nas aldeias, cidades ou campos, punham os enfermos nas praças, rogando-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua veste; e quantos a tocavam saíam curados.

Na ocasião da primeira travessia do lago (4:35-41), o Senhor Jesus estava com seus discípulos, ainda que dormindo no barco. Aqui a fé dos doze é ainda mais profundamente provada, pois desta vez o seu Mestre não está com eles. Ele subiu ao monte para orar, enquanto eles, a sós na noite, lutam contra o vento e as ondas. Perderam de vista o Senhor Jesus, mas Ele (observe este fato) os vê sobre o mar agitado (v. 48). Próximo do fim da noite, Ele vem até eles (vide Jó 9:8). Quão despreparados estão para O encontrar! Então, com uma palavra, Ele Se dá a conhecer e os tranqüiliza: "Tende bom ânimo! sou eu. Não temais!" (v. 50). Quantos crentes, passando por provas, já no limite das forças e tendo perdido o ânimo, puderam também ouvir a conhecida voz do Senhor recordando-lhes Sua presença e Seu amor!

Ao desembarcar pela segunda vez na terra de Genesaré, o Senhor Jesus é recebido de maneira totalmente diferente de Sua primeira visita. Embora desta vez não se faça menção do homem chamado "Legião", a impressionante acolhida que Lhe foi reservada não podia ser senão o resultado do fiel testemunho daquele homem (vide cap. 5:20). Que o Senhor assim abençoe o nosso testemunho, enquanto esperamos o Seu retorno!

No hay comentarios.: