martes, 17 de marzo de 2009

Manifesto tradicionalista




Dentro de minha vivência familiar e social, tenho notado nesses últimos 20 anos um caminho que parece sem volta dentro do movimento, a distância institucional a que o MTG vem se colocando é alarmante, esta na contra mão! É só observar alguns exemplos de autenticidade, espontaneidade, e seriedade cultural ou até turística, vejam os exemplos de paises com forte manifestação cultural regional. Na Europa, por exemplo, cada cultura nacional ou regional é respeitada e explorada turisticamente sem deturpações significativas, na Argentina a dança nacional do Tango, fora outras danças ensinadas em escolas como a zamba a chacarera e o malambo, Paraguai e outros paises servem de exemplo. O que se nota é que se "criou" uma nova forma de tradicionalismo que fugiu ao anseio de sua origem, pois aquele empreendedorismo inédito de jovens rebeldes não querendo deixar abafar sua cultura nativa nas décadas de 40, 50, 60 e 70, não existe mais! O que existe é uma avalanche de egocentrismo e individualismo irresponsáveis numa manifestação cultural expressiva. Talvez as iniciativas do Mobral na década de 70, do fegart na de 80 tenham sido de boa fé, porém descambaram pro fantasioso e jogo de politicagem entre alguns poucos "compadres" que decidem os rumos e ditames da nossa cultura(??) Nos concursos de prendas e peões chego a me sentir um estrangeiro, pois morreu aquela ingenuidade natural das prendas, agora ferrenhas "concorrentes", e também o peão autentico, homem ou guri de lida, com a singela intenção de se divertir ao dançar cantar ou dizer versos crioulos. Não estou dizendo que não existam exceções, assim como eu que fui peão regional, e sei do q estou falando, que "concorri", e depois quando me dei conta, a decepção veio a galope, sobre quais eram os interesses pessoais por traz de vários companheiros e companheiras de "faixa" e "crachá", status social nada mais. Nada, guardadas as devidas exceções, nada de projetos realmente sociais, de amparo dignatório ao nosso homem gaúcho e seus filhos pobres ansiosos por terem um legado de inclusão no século que se inicia, inclusão social e cultural. Mas com o órgão que deveria dar o exemplo esta dificil...

No hay comentarios.: